Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/03/2017 às 08h22min - Atualizada em 21/03/2017 às 08h22min

Alunos fazem orientação profissional gratuita

Programa de Aprimoramento Profissional

Letícia Petruccelli
Da Redação
Orientações acontecem em até 12 sessões. Não há limite de vagas.

Praticamente todo adolescente, ao chegar ao ensino médio, se encontra com um dilema: o que fazer depois que concluir o estudo? Muitos buscam a ajuda dos pais para decidirem se já vão ingressar no ensino superior, se vão se preparar melhor ou até mesmo se vão entrar no mercado de trabalho. Para auxiliar esses jovens a decidiram o que fazer, a Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), oferece o serviço de Orientação Profissional. O atendimento é feito por três estagiários do curso de psicologia, orientados por professores.

O objetivo é fazer com que os adolescentes se conheçam melhor, e identifiquem em que área têm mais satisfação. “Fazemos no máximo 12 sessões em grupos com informações sobre o mercado de trabalho, falamos sobre o que o jovem pode esperar deste novo mundo. São feitas atividades específicas que ajudam no autoconhecimento, estimula o jovem a reconhecer o que é melhor para ele”, conta uma das estagiárias responsáveis, Monique Arantes.

Este tipo de orientação evita que adolescentes fiquem frustrados ao escolher um curso, ou área de trabalho. “É um serviço que deveria ser oferecido nas escolas, pois, ajuda o aluno a escolher com clareza o que deve escolher. Ele fica consciente do que vai enfrentar no ensino superior. Ajuda o jovem nesse marco inicial de sua carreira. Essa época é sempre marcada por angústia, dúvidas. Com o psicólogo, ele aprende a vivenciar isso de forma mais tranquila”, alega Monique.

Os pais e os estudantes não devem pensar que vão sair dessas orientações com a certeza de qual caminho trilhar. Esse serviço apenas faz o adolescente enxergar melhor o novo universo. “Muitos pais inscrevem os filhos, sem nem ao menos conversar com eles sobre o que se trata. Não opinamos sobre o que cada um vai deve fazer. Mas quando alguém se conhece, identifica as preferências, ela acaba conseguindo visualizar em que lugar quer chegar. E nós mostramos como será o caminho, mas sem interferir na escolha final”, conclui Monique.

As inscrições são gratuitas vão até sexta-feira e não há limite de vagas. É direcionado a alunos de ensino médio e de cursos pré-vestibulares e devem ser feitas pelo e-mail [email protected], com o nome, telefone, idade, série e escola do interessado.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90