Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/03/2017 às 08h40min - Atualizada em 14/03/2017 às 08h40min

Ônibus passam por vistorias para segurança dos usuários

Fiscalização é feita pela Settran e começou no início de março e deve se estender até o fim do mês

A vistoria dos veículos do transporte público é realizada duas vezes no ano, quando são checados estado do carro e documentação

UBERLÂNDIA

 

Para garantir a qualidade dos veículos do transporte público e a segurança dos passageiros, aos ônibus passam por vistorias semestralmente. A frota em operação é de 422 ônibus e todos eles, além dos carros reservas, começaram a ser examinados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) no início de março. A previsão é que o trabalho, feito nas próprias garagens das empresas concessionárias, seja concluído até o fim do mês.

Ao inspecionar os carros, os fiscais verificam documentação, condições mecânicas, elétricas, carroceria, funilaria, estofamento, sistema de segurança das portas, dentre outros elementos. O veículo aprovado recebe um selo que é colado no parabrisa de modo que o usuário possa visualizar.

“Todos os anos fazemos essa vistoria. Nós olhamos todos os detalhes, como por exemplo: se há vazamento de óleo, estado dos pneus, fixação dos bancos, situação das chapas do assoalho, limpeza interior e exterior, funcionamento dos elevadores, comunicação visual do itinerário, iluminação e painéis. Verificamos também o laudo do teste que mede o nível de emissão de poluentes. Caso algum problema seja detectado, notificamos a empresa para fazer o conserto ou a troca”, destacou Ubiratan Floriano, diretor de Fiscalização de Transportes.

As empresas, além de receberem a vistoria, devem fazer periodicamente a manutenção preventiva dos ônibus.  Nesse ritmo, cada carro é revisado pelo menos uma vez ao mês, sempre de acordo com a política de cada empresa (revisão por quilometragem de rodagem do veículo ou por vida útil das peças). Algumas adotam um sistema informatizado que apresenta toda a informação do ônibus, como peças trocadas, quais necessitam de reparo e quando deve ser feita a próxima manutenção.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90