Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/03/2017 às 08h39min - Atualizada em 10/03/2017 às 08h39min

COMO CONSERVAR ERVAS FRESCAS

Você planeja suas compras e chega na terça-feira aquelas ervas que estavam tão lindas e iriam temperar sua vida vão parar no lixo.

Ter ervas frescas em casa direto da horta é privilégio para poucos. Às vezes até tem um espacinho para ter um vasinho ou outro, mas nem sempre conseguimos cuidar devido a correria do dia a dia. E aí acabamos por adquirir ervas desidratas no mercado o que não tem aquele aroma que aguça o nosso paladar.

Então hoje vamos aprender quatro técnicas de como conservar essas maravilhas que dão sabor a nossa vida.

 Conservar na água sem lavar: ervas como alecrim, tomilho, sálvia, orégano e hortelã se dão bem com a água e podem durar por até 15 dias. O manjericão é um pouco mais sensível, se conservando bem por em torno de sete dias. Uma dica importante é que não adianta chegar da feira e já colocar no vaso com água. O certo é cortar os galhos dos temperos em diagonal, pois eles podem estar desidratados e isso vai dificultar a absorção da água. É importante conservá-los em um copo com água longe do sol, envolvendo em um plástico para manter a umidade e ir trocando a água todos os dias.

   

Frescos e higienizados na geladeira: dependendo do tempero pode ser guardado em potes de vidro ou em sacos plásticos. A hortelã e o manjericão se conservam melhor nos potes de vidro herméticos. Após a higienização, retire o excesso de água e guarde em um pote de vidro bem fechado. Já as outras ervas como salsinha, alecrim e cebolinha é melhor armazenar em sacos plásticos com uma folga para que as folhas não amassem, deixando longe da parede da geladeira para não queimar com o ar frio. Tanto no vidro como no plástico eles se mantém na sua aparência fresca por até 1 semana na geladeira.

 

3ª- Congelamento: funciona bem com qualquer tempero, inclusive com pimentas. Há muitas técnicas para congelar, mas a que preserva melhor o sabor dos temperos é armazenar no azeite de oliva. Porém, o azeite deve ser extra-virgem, pois depois iremos aquecer. E quanto menor for o refinamento deste produto mais estável ao aquecimento ele é.  Após higienizar e secar muito bem, é necessário picar, colocar em forminhas de gelo, cobrir com azeite e levar ao freezer para congelar. Uma dica é picar o tempero bem fininho, porque depois de congelado é impossível picar novamente. Então é importante picar do tamanho que será utilizando nas receitas. Depois de congelado é só retirar os cubinhos e armazenar em sacos plásticos no freezer por até 3 meses.

Uma outra opção seria substituir o azeite pelo óleo de coco, que mantém suas propriedades após aquecido. Ou algo bem mais light é congelar as ervas na água. Super prático e barato.

 

 

 

4ª – Sal de Ervas ou Sal Verde: uma forma de conservar os temperos frescos na forma de sal. É um ótimo substituto do sal marinho puro, pois pela presença dos temperos, necessita adicionar uma menor quantidade.

Ingredientes:

1 cebola

½ maço de salsinha

½ maço de cebolinha

½ maço de manjericão

4 dentes de alho

4 col de sopa de azeite de oliva

01 colher de sopa de sal marinho moído

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificar, transferir para um pote de vidro e acrescentar o sal. Misturar bem e está pronto. O sal de ervas se conserva bem na geladeira por até 3 meses.

 

 

Adriana Karimi Manish – Gestora de Qualidade


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90