Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/02/2017 às 08h54min - Atualizada em 24/02/2017 às 08h54min

Resenha Esportiva

Truco tem Campeonato Nacional

Mesmo não sendo uma modalidade esportiva reconhecida como tal, a prática do truco, como atividade esportiva de lazer, tem muita força e organização, principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte de Goiás. Na região, existe a Liga Nacional de Truco, que tem como sede a cidade onde reside o seu presidente. No ano passado, a sede foi a cidade de Araguari, onde reside o então presidente Leandro Carvalho. Este ano, a sede é Uberlândia, com a eleição de José Evaldo Vieira de Mendonça, o Prozinha. O vice-presidente é Claiton Pereira de Mendonça; o presidente da Comissão Disciplinar é Denilson Antônio da Silva, e o tesoureiro é Nelcides Martins, também todos de Uberlândia. O Campeonato Nacional já começou e tem 21 equipes, e cada equipe pode ter até 30 jogadores. Por aí, dá para sentir o tamanho da competição e o número de participantes. Conclui-se então a importância do evento. E mais: participam casais, filhos, duplas só de mulheres, enfim, o truco não é o que muitos pensam (jogo de azar). A cidade com maior número de participantes é Uberlândia, com seis equipes: Independente, Paineira, Rei de Ouro, Luizote, Ypiranga e Três de Ouro. Uberaba tem o Independente, Juventude e São Benedito; Araguari – Internacional, Ferroviário e Minas; Catalão – Pio Gomes, JK e Coringão; Itumbiara – Kipasso e Itumbiara; Ituiutaba – Rei de Ouro; Tupaciguara – Az de Ouro; Monte Carmelo – Carta Branca; Campina Verde – Campina Verde. As equipes estão distribuídas em duas chaves, uma com 11 e outra com 10 clubes. Jogam entre si nas chaves e classificam-se 8 de cada para a etapa seguinte (oitavas de final – 1º x 8º, 2º x 7º e assim sucessivamente), que será disputada no sistema mata-mata (ida e volta). Daí os vencedores vão para as quartas de final, seguindo-se semifinais e finais, sempre em dois jogos. A Chave A já teve três rodadas e o Juventude (UBE) venceu todos os jogos, somando 9 pontos. O Independente (UDI) fez dois jogos e tem 6 pontos, enquanto o Az de Ouro (Tupaciguara) também tem 6, mas fez três jogos, venceu dois e perdeu um. Com uma equipe a menos, a Chave B teve apenas duas rodadas. Internacional, Carta Branca e São Benedito lideram o grupo com 6 pontos. Na foto: o presidente da Liga, José Evaldo “Prozinha”, recebendo troféu do ex-presidente Leandro Carvalho.

 

Canastra já tem inscrições abertas

 

Estão abertas as inscrições para o Campeonato de Canastra que o Praia Clube promove ao longo do ano. A competição acontece em etapas, e a coordenação faz as divisões necessárias por faixa etária e categorias. O número de adeptos é crescente na competição, que exige, principalmente, concentração. Só na segunda etapa do ano passado, foram 16 duplas, proporcionando uma final muito disputada. As finalistas foram as duplas Geralda e Antônio; Viggo e José; Rombem e Antônio; Keline, Manoel e Helen. Os vencedores foram Geraldo Barbosa e Antônio Severino, após vencerem os adversários Viggo Wilker e José Cândido.

 

Atletismo também tem sua meta

 

O Praia Clube possui dois representantes em uma modalidade de atletismo, a corrida. Atualmente, os atletas Flávio Soares e Ariadenes de Souza representam o clube em diferentes competições regionais e nacionais. A modalidade existe há 5 anos na agremiação e vem conquistando resultados positivos. Para este ano a meta é mais trabalho e mais conquistas. Além de corridas diversas, maratonas também são metas. A maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja em estrada. A maratona é uma prova que envolve grande resistência física.

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90