Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/02/2017 às 08h51min - Atualizada em 20/02/2017 às 08h51min

SEGURANÇA PÚBLICA PM de Uberlândia terá bases móveis

ANÚNCIO FOI FEITO PELO GOVERNADOR DURANTE SOLENIDADE DE ENTREGA DE NOVAS VIATURAS PARA A CORPORAÇÃO

Walace Torres - editor
Da Redação

Uberlândia será a primeira cidade do interior de Minas Gerais a receber o programa de Bases Comunitárias Móveis da Polícia Militar, que está em fase de implantação em Belo Horizonte. O anúncio foi feito ontem pelo governador Fernando Pimentel, durante a solenidade de entrega de 81 novas viaturas para a 9ª Região da Polícia Militar (RPM), em Uberlândia. Desse total, 72 viaturas ficarão na cidade e outras nove irão para Araguari.

As Bases Comunitárias Móveis consistem em Vans equipadas com rádio comunicador e duas bicicletas que vão ajudar no policiamento preventivo. Cada base ficará em territórios de segurança nas regiões periféricas e central. “Vamos trazer para cá um modelo que adotamos em Belo Horizonte, e que começou quando eu ainda era prefeito da cidade, e agora estamos expandindo para toda a região metropolitana. São equipamentos de alta qualidade, vans equipadas com unidades pequenas, posicionadas nos territórios de segurança. No caso de BH serão quase 90 territórios. Em Uberlândia, serão cerca de 16”, disse o governador durante pronunciamento. “Já estamos providenciando as compras das vans para a região metropolitana e Uberlândia e, aos poucos, vamos estender esse modelo para todo o Estado”, completou o governador.

Segundo o comandante da 9ª RPM, coronel Cláudio Vitor, que participou do planejamento do projeto na capital mineira, as bases móveis se diferenciam dos antigos Postos de Policiamento Comunitário em dois aspectos. “Primeiro porque vai conseguir atender mais pessoas na cidade. As pessoas gostam que tenham posto policial próximo das suas casas, mas ele cria uma demanda muito grande para a Polícia Militar com relação a efetivo e custo com manutenção desses locais. Já a base não, além da mobilidade, ela vai atender da mesma forma nos horários em que a população mais precisa de policiamento, que é das 7 da manhã até 1 da madrugada”, disse, ressaltando que elas serão um ponto de referência dentro do bairro para a comunidade local. “Dependendo do contesto, a base pode se deslocar para outra área próxima”, ressaltou o comandante da 9ª RPM. A expectativa é que as bases em Uberlândia comecem a ser implantadas no segundo semestre.

O anúncio foi bastante comemorado pelas autoridades presentes. “A extensão desse programa para Uberlândia é o reconhecimento do governador com a maior cidade do interior de Minas. Esses territórios vão melhorar a sensação de segurança para toda a população”, disse o deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB), que foi um dos articuladores com o Estado no trabalho de renovação da frota da Polícia Militar para Uberlândia e região.

 

LOCAÇÃO

Governo investe R$ 400 milhões na renovação da frota

 

A entrega de viaturas para a Polícia Militar em Uberlândia e Araguari faz parte de um projeto de locação de veículos, implantado em 2016 pelo Governo do Estado e que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da Polícia Militar em 247 municípios. O investimento total é de R$ 400 milhões.

“A gente verificou que a locação de frota seria mais econômico sob o ponto de vista de manutenção e de produtividade. As viaturas ficam disponível mais tempo para patrulhamento”, disse o comandante da 9ª RPM, coronel Cláudio Vitor.

Segundo informou, a renovação da frota de Uberlândia e Araguari vai permitir que os outros 16 municípios do Triângulo Norte atendidos pela 9ª RPM sejam contemplados com os veículos em bom estado de conservação.

Todas as novas viaturas são de última geração, equipadas com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED (luminoso mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão e que não permite interferência de sinal.

 

Novos policiais

 

Além da frota renovada, as cidades que integram a 9ª Região de Polícia Militar vão receber um novo efetivo no fim de abril, com a formação de 168 policiais militares. Esse contingente já será empregado no patrulhamento preventivo durante o período de carnaval tanto em Uberlândia como nas cidades onde haverá programação festiva.

 

DIREITOS ADQUIRIDOS

Discurso reforça posição de Minas diante do governo federal

 

Sem dar entrevistas à imprensa, o governador Fernando Pimentel se limitou ao discurso durante a solenidade de entrega das viaturas para anunciar o projeto das Bases Comunitárias Móveis, ressaltar o apoio do governo estadual à Polícia Militar e reforçar sua posição contrária a algumas medidas que o Governo Federal pretende colocar em prática.

O governador mineiro foi um dos que mais confrontou o governo do presidente Michel Temer na discussão do plano de recuperação fiscal dos Estados, que tinha como uma das propostas mexer em direitos adquiridos do funcionalismo público, especialmente na área da segurança.

Assim como tem feito nos eventos de entrega de viaturas em outras regiões do Estado, Fernando Pimentel voltou a defendeu as vantagens conquistadas pelos agentes de segurança para o fortalecimento da carreira. “As vantagens são legítimas. Sempre defendi a ideia de que as carreiras do policial militar, do policial civil e do agente penitenciário têm que ser diferenciadas”, disse. “Minas disse não. Não aderiu ao plano, continua enfrentando dificuldades, mas fez valer aquilo que está na nossa Constituição e que significa apoio e respeito à segurança pública”, completou o governador, acompanhado do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, que, pouco antes, havia elogiado a postura do governador diante do tema.

“Reafirmo nosso agradecimento pelo fato de o governador ter sido e estar sendo a voz política de maior peso deste país em defesa das nossas prerrogativas estatutárias, defesa da situação do nosso plano de carreira, que a gente vê ameaçadas pela postura reformista que percorrem as casas legislativas”, afirmou o comandante geral.

Também participaram da cerimônia de entrega os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo Lima, o prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho, e o vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, representando o prefeito Odelmo Leão.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90