13/12/2016 às 09h26min - Atualizada em 13/12/2016 às 09h26min

CR7 bate números de Messi, Neymar, Griezmann, Suárez e Bale juntos

Craque fez 745 pontos na premiação da revista France Football, enquanto os rivais, somados, têm 733. Com o quarto troféu, português supera Cruyff, Platini e Van Basten

Globo Esporte

Em 2016, o mundo do futebol se rendeu pela quarta vez ao talento de Cristiano Ronaldo. Na última segunda-feira, o português foi eleito o vencedor da "Bola de Ouro", prêmio dado aos melhores jogadores do mundo pela renomada revista France Football. A vitória, porém, veio acrescida de uma dose cavalar de vantagem: o português, sozinho, fez 745 pontos, número este que é maior que o dos cinco rivais que vieram a seguir na lista - Lionel Messi (316), Antoine Griezmann (198), Luis Suárez (91), Neymar (68) e Gareth Bale(60), respectivamente. 

Na soma dos pontos, o quinteto perdedor tem 733 pontos, 12 a menos que o total obtido pelo português do Real Madrid. A revista francesa coloca como critérios à premiação cinco pontos para o primeiro colocado, três para o segundo e um para o terceiro. A votação é feita por jornalistas esportivos do mundo da bola a partir de uma lista de 30 pré-selecionados pela publicação, divulgados no fim de outubro. 

Cléber Machado, da TV Globo, foi o representante brasileiro na votação. Ele optou por não colocar Neymar entre os três, elegendo Cristiano Ronaldo, Griezmann e Messi entre os três melhores, respectivamente.

CR7 BATE CRUYFF, PLATINI E VAN BASTEN

Barcelona Cruyff (Foto: Barcelona)

Barcelona Cruyff (Foto: Barcelona)

Cruyff levou três Bolas de Ouro pela revista francesa(Foto: Barcelona)

Com o quarto troféu conquistado, Cristiano Ronaldo deixou para trás um trio de imenso respeito: Johan Cruyff (1971/Ajax,1973/Barcelona e 1974/Barcelona), Michel Platini (1983/Juventus, 1984/Juventus, 1985/Juventus) e Marco Van Basten (1988/Milan, 1989/Milan e 1992/Milan), que têm três Bolas de Ouro cada. Ao português, só resta agora o recorde de Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), que é dono de cinco títulos, sendo quatro consecutivos. 

- É um novo sonho que vira realidade. Nunca teria imaginado conquistar quatro vezes a Bola de Ouro. Quando é a primeira vez, a emoção é especial, mas não poderia dizer que o sentimento é o mesmo. Uma primeira vez é sempre uma primeira vez em todos os planos. O que sinto hoje é parecido com 2008, trabalho sempre para ser o melhor, ao preço de grandes sacrifícios - disse Cristiano Ronaldo.

A "France Football" lançou a Bola de Ouro em 1956 com o objetivo de escolher o melhor jogador europeu do ano. A partir de 1995, atletas que nasceram em outro continente passaram a concorrer. 

Cristiano Ronaldo - Bola de Ouro (Foto: Reprodução/Twitter)

Cristiano Ronaldo - Bola de Ouro (Foto: Reprodução/Twitter)

Cristiano Ronaldo posa com a sua quarta Bola de Ouro (Foto: Reprodução/Twitter)

 

INDICADOR DO FIFA THE BEST

Em 2010, a "Bola de Ouro" foi unificada ao prêmio de melhor do mundo da Fifa. Em 2016, entretanto, não houve acordo para a manutenção da parceria, e a revista voltou a organizar sua eleição separadamente. Em janeiro de 2017, a entidade máxima do futebol vai entregar o seu prêmio, agora batizado de "Fifa The Best", com votos de treinadores e capitães de seleções, além de jornalistas e enquete na internet. Os três finalistas foram divulgados no início de dezembro. Cristiano Ronaldo disputa com Messi e Griezmann.

Cristiano ronaldo melhor do mundo 2008 (Foto: Agência Getty Images)

Cristiano ronaldo melhor do mundo 2008 (Foto: Agência Getty Images)

Cristiano Ronaldo foi eleito melhor do mundo pela Fifa, em 2008, pela primeira vez (Foto: Agência Getty Images)

 

Esse trio foi o mesmo da premiação da France Football e revela semelhança na visão dos eleitores de ambas as votações. A expectativa, portanto, é a de que Cristiano Ronaldo adicione mais um troféu à sua coleção no dia 9 de janeiro, dada de entrega da premiação da Fifa. Caso vença, será a sua quarta vez como melhor do mundo, de acordo com entidade. 

NEYMAR É QUINTO, MAS...

Único brasileiro na lista final da revista, Neymar ficou com a quinta colocação. No ano passado, quando ambas as premiações eram unificadas, ele ficou em terceiro, atrás de Messi, vencedor, e Cristiano Ronaldo, vice. Porém há três países neste ano, representados por seus jornalistas, que colocaram o craque do Barcelona em primeiro na France Football:

República Centro Africana - Albert Stanilas Koumbobacko
Jamaica - Ian Burnett
Ilhas Turcas e Caicos - Faizool Deo

E em segundo são nove:

Albânia - Besnik Dizdari
Angola - MAteus Gonçalves
Bahrein - Abdullah Ashoor
Burkina Faso - Victorien Marie Hien
Egito - Inas Mazhar
Emirados Árabes Unidos - Dafrallah Mouadhen
Macedônia - Boro Timkovski
Madagascar - Clement Rabary
Uganda - Frederick Musisi Kiyingi

Neymar é o quinto colocado na Bola de Ouro da France Football (Foto: Reprodução)

Neymar é o quinto colocado na Bola de Ouro da France Football (Foto: Reprodução)

Notícias Relacionadas »
Comentários »