Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2017 às 17h59min - Atualizada em 11/09/2017 às 17h59min

Nova regulamentação da Ancine para vídeos impulsionados em redes sociais

APP | UBERLÂNDIA

No final de agosto, Daniel Labanca, diretor da APP, organizou uma reunião com produtoras de vídeo de Uberlândia para apresentar uma série de mudanças que a Ancine (Agência Nacional do Cinema) está anunciando para o próximo mês de outubro.

A principal (e mais polêmica delas) é a obrigatoriedade de registro e a cobrança de uma taxa sobre vídeos publicitários impulsionados em redes sociais na internet (YouTube, Facebook, Instagram, etc). As regras estão descritas na Instrução Normativa 134, publicada em maio desse ano.

O registro e o pagamento da taxa já é adotado para comerciais veiculados em TV e cinema. A Ancine entendeu que a veiculação impulsionada em redes sociais também configura compra de mídia. Isso torna a veiculação na web similar à que acontece na televisão e no cinema, o que justifica a taxação.

O prazo divulgado pela Ancine para que a medida entre em vigor é 18 de outubro de 2017 e já foi prorrogado anteriormente. Está em andamento uma consulta pública, em que entidades de classe ligadas à produção audiovisual estão buscando contribuir para melhorar a regulamentação.

Há divergências sobre a abrangência da instrução normativa da Ancine. Ainda não está claro se toda produção audiovisual para internet deverá seguir as novas regras ou se a lei se restringe apenas a conteúdos comerciais e publicitários. De toda forma, a APP vai continuar acompanhando o assunto e compartilhando informações com seus associados. Participaram da reunião representantes das produtoras Sanfona Filmes, Imaginare, Nonsense, Cromaleão e Close.

 

SEGURANÇA NO SET DE FILMAGENS

Durante a reunião com as produtoras de vídeo, também foram abordados temas relacionados à segurança nos sets de gravações. Devido a problemas registrados em algumas produções, órgãos reguladores municipais têm sido mais rigorosos com as condições de segurança dos locais de filmagem.

Em algumas cidades já é obrigatória a contratação de seguros específicos. A lei também tem imposto restrições para filmagens com crianças e adolescentes. Dependendo da localidade, é obrigatório conseguir um alvará de autorização junto ao Fórum local.

Para Daniel Labanca, essas mudanças tornam ainda mais importante o processo de planejamento da produção audiovisual. Os custos podem aumentar e os cronogramas precisam ser bem desenhados, para que seja garantido o cumprimento de todas as regulamentações. "O papel da APP é orientar o mercado. Fizemos uma primeira reunião e podemos organizar outras, a fim de que todos conheçam as mudanças e seus impactos para que possamos fazer nosso trabalho de acordo com o que determina a lei", finaliza.

 

DE OLHO NO FUTURO

Acontece hoje mais uma edição do programa de formação Insight de Negócios. No encontro de hoje, o português Luís Rasquilha vai falar sobre "Tendências: Como a transformação digital pode impactar seus negócios".

Com 20 anos no mercado de consultoria, Luís tem ampla bagagem na área de inovações e tendências. É CEO da AYR Consulting Worldwide e da Inova Business School. Possui formação em Comunicação, Marketing, Administração, Empreendedorismo e Gestão da Inovação, Criatividade e Design Thinking. Atua também como professor convidado em universidades de negócios do mundo todo. É autor e coautor de mais de 20 livros sobre inovação e tendências.

Para mais informações, entrar em contato com 3237-4470. Quem tiver interesse, poderá se inscrever apenas para essa palestra.

 

PARCERIA DE SUCESSO

A Quanta Propaganda, em parceria com a Star Joias, desenvolveu uma campanha que rendeu resultados positivos para a loja. A equipe da Quanta apostou na divulgação pelas redes sociais, captando diversos clientes com uma comunicação despojada. A Star Joias foi a loja que mais vendeu na promoção Liquida Ponto Mix, e como reconhecimento, foi premiada pelo marketing do Center Shopping com diversos prêmios.

 

PARCERIA ENTRE MAIS COMUNICAÇÃO E MARTINS SISTEMA INTEGRADO

No dia 30 de agosto, aconteceu no bairro Granja Marileusa o evento de lançamento do Flix do Varejo, uma plataforma online desenvolvida pela UMV - Universidade Martins do Varejo, que traz conteúdos, séries, entrevistas, consultoria online e soluções para os varejistas de todo o Brasil.

A Mais Comunicação foi a responsável pela comunicação visual da plataforma e do lançamento não só em Uberlândia, mas também em outros lugares.

A abordagem e criatividade atraíram a atenção de todos os presentes e fizeram do evento um grande sucesso.

 

BOAS-VINDAS

Damos as boas-vindas à nova empresa associada da APP Uberlândia, EXCELLENT GLOBAL, que atua no segmento de ensino de idiomas e consultoria.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90