Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 07/06/2022 às 08h00min

Os trinta filhos do Coronel

ANTÔNIO PEREIRA
Manoel Fernandes Martins
Manoel Fernandes Martins, um dos primeiros moradores de Uberabinha, nasceu em Formiga, em 1841. Era filho de João Fernandes Martins e Maria Eufrásia de Jesus. Faleceu aqui, em 15 de dezembro de 1923.

No início da década de 1861, chegou com a família, escravaria e pertences. Fixaram-se na região conhecida como “Terra Branca”, posteriormente adquiriram extensas propriedades em várias localidades do município.

Coronel da Guarda Nacional, ao tempo do Segundo Império, Martins casou-se por duas vezes formando uma família com trinta filhos legítimos. Seu primeiro casamento foi com Maria Dionísia Rodrigues, com quem teve os seguintes filhos, num total de dezesseis:  Maria Eufrásia (casada com Peixotinho),Virgilina (casada com José Moraes), Cândida (casada com Francisco Carrijo), Vitalina (casada com Pedro Mendonça), Ponciana (casada com Domiciano Fostino), Maria Luíza (casada com José |Peixoto), Idalina, conhecida como Inhora, casou-se três vezes (Joaquim Peixoto, João Peixoto e Manoel Moraes), João Fernandes teve dois casamentos (perdeu-se o nome da primeira esposa e Fiota,  a segunda), José Fernandes (casado com Diolinda), Francisco Fernandes (casado com Mariana), Maria Madalena (casada com José Custódio).

O segundo casamento foi com Joana Carolina de Jesus Moraes, com quem teve mais quatorze filhos, um dos quais faleceu em tenra idade. Martins tinha 45 anos e Joana, 17. Os outros filhos foram: Carolina (casada com Rafael Peixoto), Virgínia (casada com Virgíneo Jacinto), Maria Moraes (casada com José Moraes), Domiciano Fernandes Moraes (casado com Virgínia), Aristides Fernandes Moraes que se casou duas vezes (com Maria Pereira e com Duartina), Rosalinda Moraes, conhecida por Senhorinha (casada com Eráclito Silva), Damartina Moraes (casada com Osório Peixoto), Ramiro Fernandes de Moraes (casado com Maria de Lourdes Barbosa), Virgilina, conhecida por Santa teve dois casamentos (com Joaquim Peixoto, conhecido por Quinquim Peixoto e Abílio Barbosa), João Fernandes de Moraes (casado com Dorecília, conhecida por Cila), Lamartine Fernandes de Moraes (casado com Alice), Virgilino Fernandes de Moraes, (casado com Doralice), Alzira Fernandes de Moraes, casada quatro vezes (com Dorcelino, Geraldino, Manoel e João Fernandes).

Em 14 de março de 1891, Martins foi um dos signatários da Ata de Instalação do Governo Municipal (Intendência) de Uberabinha. Nesta data assumiram a Intendência Municipal os senhores Manoel Alves dos Santos, José Alves de Amorim Brito e Antônio Pacheco dos Santos.

Quando faleceu, aos 82 anos de idade, Martins deixou duas fazendas para cada herdeiro sobrevivente (eram vinte e cinco). Tinha chão o homem.
 
Fontes: Dirce Fernandes Barbosa Spirandelli, Ramiro Fernandes de Moraes, Iron Peixoto.
 
*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90