Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/04/2022 às 08h00min - Atualizada em 30/04/2022 às 08h00min

O aumento do risco de Diabetes pela obesidade

JOÃO LUCAS O'CONNELL
Como já discutimos por aqui na semana passada, a Diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, geralmente associada a uma inflamação tecidual crônica causada pela glicose. Ela pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratada adequadamente. Os casos de diabetes aumentaram no Brasil e no mundo nos dois últimos anos de pandemia, e, mundialmente, quase 7 milhões de pessoas morrem por causas associadas ao diabetes a cada ano. 

A Diabetes tipo 2, que é o tipo mais comum, está muito relacionado à obesidade. Quanto mais obeso o indivíduo, maior o risco da evolução para Diabetes ao longo dos anos. Devido ao excesso de tecido adiposo, o organismo gera uma resistência contra a ação da Insulina. Diabetes tipo 2 está, portanto, intimamente relacionado a maus hábitos de vida, como a má alimentação, o sedentarismo, a obesidade e a inflamação crônica. 

Um novo estudo científico, conduzido em vários países e publicado no último mês, revelou que uma alimentação saudável reduz em 30% a chance de um indivíduo obeso evoluir para o diagnóstico de Diabetes. Pelo estudo, a combinação de uma dieta desequilibrada, incluindo grandes quantidades de açúcares e gorduras, em indivíduos com predisposição genética eleva o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 119%.

Por outro lado, mesmo em pessoas com risco genético elevado para desenvolver diabetes, uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e vegetais crus e baixo consumo de ultraprocessados, reduz em 30% o risco da doença. Os resultados são do maior estudo para avaliação de fatores genéticos em conjunto com ambientais para determinação de diabetes já feito até hoje. Os dados completos da pesquisa, conduzida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e por outras instituições da Suécia e da China foram publicados na revista especializada PLoS Medicine na última terça-feira (26/04). 

A pesquisa analisou dados de 35.759 adultos nos EUA, de 1986 a 2017. No caso do estudo americano, os cientistas fizeram um trabalho extenso de mapear todos os genes envolvidos no risco de ter diabetes a partir da grande base de dados do Reino Unido (UK Biobank). Com uma amostra de mais de 391 mil indivíduos, dos quais 17.403 tinham diabetes, os pesquisadores identificaram mais de 850 mil variantes de genes, das quais cerca de 893 estavam associadas à presença de diabetes tipo 2. Já para avaliação da dieta foi calculado o índice de alimentação saudável alternada (AHEI, na sigla em inglês), que consiste em uma dieta equilibrada com a base da pirâmide alimentar formada por frutas, verduras e legumes crus, grãos integrais, castanhas e outras oleaginosas, e um baixo consumo de produtos ultraprocessados (ricos em gorduras saturadas e baixos em nutrientes). 

Assim, os participantes do estudo foram divididos em risco genético baixo (quando havia baixa frequência das variantes associadas ao desenvolvimento de diabetes), intermediário e alto. Em relação aos fatores genéticos sozinhos, o risco de desenvolver diabetes foi para essas pessoas 29% maior do que para os não portadores das variantes. Para quem tinha risco baixo genético, a associação de uma dieta de baixa qualidade elevou em 31% o risco de desenvolver diabetes; nos pacientes com risco genético intermediário, esse valor foi de 53%; já em quem tinha risco elevado, ele atingiu a média de 119%. Ou seja, este estudo revela, de maneira bem clara, que o risco de uma dieta inadequada é muito prejudicial para qualquer pessoa, em especial, para aquelas que já têm uma predisposição genética para o Diabetes. Ela demonstrou ainda que, mesmo para pacientes com risco genético elevado, uma dieta saudável pode reduzir em até 30% esse risco. Esses achados podem direcionar políticas públicas em como melhorar o consumo de dietas mais saudáveis e promover informação sobre melhores escolhas na alimentação.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90