Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/03/2022 às 08h00min - Atualizada em 25/03/2022 às 08h00min

Basquete do Praia liderou o 1º turno

ALBERTO GOMIDE
O Praia Clube/Gabarito/Unimed (foto) está disputando o Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete (masculino adulto) em 2022. O clube uberlandense é o único time mineiro na disputa e uma das 14 equipes que buscam o título e uma vaga para o Novo Basquete Brasil, a elite do basquete nacional. O Campeonato Brasileiro de Basquete corresponde à Segunda Divisão da modalidade no país e garante ao campeão o direito de disputar o NBB do ano seguinte. 

A Confederação Brasileira de Basketball realiza a competição nos mesmos moldes de 2021, com duas Conferências, turno e returno dentro das próprias chaves, e em formato de sedes, quartas de final e Final Four. O Praia está na Conferência Amaury Passos, com sedes em Osasco (SP) e São José dos Campos (SP). O primeiro turno foi realizado de 5 a 14 de março, e o returno será de 2 a 9 de abril. Já a Conferência Jatyr Schall, com as outras 7 equipes, que aconteceu em Brusque e Blumenau (Santa Catarina), teve o AZ Basquete Araraquara como líder invicto do turno. 

O Praia encerrou o turno com a liderança da Conferência Amaury Passos. Com um time recheado de jovens e treinado por Daniel Wattfy, o clube mineiro venceu cinco dos seis jogos que realizou e surpreendeu, encerrando a primeira "perna" do torneio à frente dos outros seis rivais. O time de Uberlândia fechou o turno com 11 pontos, seguido pelo São José dos Campos Basketball com 10, Vila Nova/AEGB, Memorial/Fupes/Santos e Basket Osasco com 9, Sodiê Salgados/Mesquita/LSB com 8, e Botafogo com 7 pontos. 

Com o fim dos turnos, a corrida pelos prêmios individuais também mostra seus primeiros concorrentes. Dimitri Sousa, do São José, lidera com 105 pontos e média de 17,5 por partida. Ele é seguido de perto por Gabi, do Flamengo/Blumenau, com 104 pontos e 17,3 de média. Raffa Menca, do Praia Clube/Gabarito/Unimed, vem logo atrás com 102 pontos e 17,3 de média também. 

Pelo formato de disputa, após o returno das conferências, as quatro melhores equipes de cada chave avançam para as quartas de final, em melhor de três jogos, a partir de 15 de abril. O Final Four com os quatro melhores times acontece de 4 a 8 de maio, com as duas semifinais e a decisão, todas em jogo único. 

Para Luiz Carlos Ferreira Arantes, coordenador de basquete no Praia e supervisor da equipe, a campanha do turno chegou a surpreender, principalmente por ser um grupo jovem, só com três adultos e o restante da categoria sub-21. “A contratação do técnico Daniel Wattfy já mostra resultados positivos logo na etapa inicial dos trabalhos, e a expectativa para o returno é muito boa, o que não falta no grupo é motivação, até porque, o time a ser batido agora é o Praia, que só perdeu um jogo no turno, ganhando cinco”, disse Luizão. 

CINASCA PROMOVE 
TORNEIOS DE SINUCA 


A cidade de Araguari vai viver alguns dias como capital da sinuca regional. É que no período de 6 a 10 de abril, o Cinasca – Circuito Nacional de Sinuca, vai promover no salão de jogos do Pica Pau Country Club dois importantes eventos na modalidade. São torneios festivos que vão marcar a posse da nova diretoria do clube, e está dando sequência à parceria com o Cinasca, ao longo  do novo período administrativo. De 6 a 10 será realizado o torneio com 7 bolas sempre na regra inglesa com handcap, e de 8 a 10 o tradicional torneio com 15 bolas na regra brasileira. Na oportunidade estarão em disputa troféus em nome do Dr. Américo Canassa Damião e Paulo Sérgio Giolo, como reconhecimento ao trabalho que realizam em favor da sinuca na cidade e região. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90