Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/03/2022 às 08h00min - Atualizada em 11/03/2022 às 08h00min

Com uberlandenses, Minas ganha título

ALBERTO GOMIDE
Foi realizado semana passada, em Saquarema, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Seleções da Divisão Especial, na categoria sub-18 masculino, com participação de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul. 

Na fase preliminar os clubes foram divididos em dois grupos, jogando entre si nas respectivas chaves, classificando-se os dois melhores colocados para as semifinais. A Seleção de Minas (foto), comandada pelo técnico uberlandense Fernando Alves Gomes, do Uberlândia Vôlei/Praia Clube, venceu as quatro partidas, fazendo 2 a 1 sobre São Paulo e 3 a 0 sobre Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Paraná. Na semifinal, derrotou Santa Catarina por 3 a 1. A decisão foi contra o Rio de Janeiro, quando os mineiros ratificaram a melhor performance, vencendo por 3 a 1, sagrando-se campeões brasileiros, com uma jornada irretocável. Além do técnico Fernando Alves, a Seleção de Minas contou também com o atleta da equipe do Uberlândia Vôlei/Praia Clube, Matheus Gonçalves, que teve participação positiva na conquista do título. A conquista de forma invicta; foram 6 jogos, 6 vitórias, 18 sets ganhos e apenas 4 sets perdidos.

“Foi uma conquista que valorizou muito os meus cinco anos de trabalho na Seleção Mineira, a primeira como técnico principal”, disse Fernando Alves, ressaltando a determinação do grupo em busca do objetivo, que era chegar na ponta ao final da competição, vitória que premiou a todos que formaram a Seleção de Minas. 

“Foi uma competição equilibrada, com cinco equipes com chances de título. Este equilíbrio reflete o bom trabalho desenvolvido por federações, clubes e técnicos, e também pela nova geração que está chegando. O CBS é uma vitrine para atletas de todo o Brasil, uma competição que todos querem disputar, representando seus estados. O campeonato proporciona uma experiência voltada para o alto rendimento, e os atletas têm consciência que estão sendo observados o tempo todo, o que gera responsabilidade e maturidade para eles”, disse o técnico da Seleção Mineira, Fernando Alves. 

A gerente de vôlei de quadra da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Júlia Silva, disse que os campeonatos brasileiros de seleções são muito importantes no planejamento de avaliação, mapeamento e acompanhamento de potenciais atletas da seleção brasileira. Em cada etapa, integrantes das comissões técnicas acompanham os jogos e avaliam esses jovens atletas. Além disso, são uma oportunidade de nossos avaliadores se aproximarem dos técnicos estaduais. Aproveitamos para dividir com eles o planejamento das seleções de base e um pouco do nosso trabalho. A seleção é a ponta da pirâmide e a base é composta por esses profissionais formadores de atletas em seus estados, explicou a diretora. 

FUTSAL FEMININO 
BUSCA TALENTOS 


A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promoveu no último sábado uma seletiva de futsal feminino voltada a crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. A ação gratuita aconteceu no Ginásio Homero Santos, no UTC, com o objetivo de selecionar atletas para integrar as equipes de alto rendimento da Futel em competições regionais, estaduais e nacionais. 

“É uma excelente oportunidade para todas que desejam fazer parte de uma equipe de alto rendimento e ter a chance de se destacar no esporte. A proposta é que a Futel inicie 2022 com equipes ainda mais fortes no futsal feminino”, ressaltou o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro.

Os treinos das equipes de alto rendimento do futsal feminino serão realizados três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h45 às 21h, no UTC. Segundo a coordenadora do futsal feminino na Futel, Juscelina Maria Batista Domingues, os trabalhos já começaram e as equipes de competição estão participando de torneios na região, inclusive com algumas atletas jogando em torneios nacionais, como é o caso de Goiás, para onde viajam hoje. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90