Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/12/2021 às 08h00min - Atualizada em 07/12/2021 às 08h00min

Praia Futsal faz balanço positivo

ALBERTO GOMIDE
O Praia Clube Futsal fechou a temporada 2021 com os títulos invictos do Mineiro Interior e Estadual (foto). A conquista do Campeonato Mineiro sobre o Minas, por 2 a 0, em casa, no último domingo (5), foi a quarta do time de Uberlândia na história. Antes, o Praia levantou o caneco nas edições 1993, 2003 e 2018. Além do Mineiro, o Praia Clube Futsal disputou neste ano a Liga Nacional de Futsal, a elite da modalidade, e avançou até às oitavas de final. O clube também jogou a primeira fase da Copa do Brasil. 

O coordenador de futsal do Praia, Adeodato Rosa da Silva Júnior, o Déo, fez um balanço positivo da temporada: “Esse ano teve times mais fortes na Liga, um nível mais igual entre as equipes também. Saímos nas oitavas de final, mas em jogos muito equilibrados contra o Sorocaba. Tivemos troca de comando também. No geral, saímos muito satisfeitos pelo título invicto do Interior e do Estadual, que nos dá essa vaga à Taça Brasil. Então, sensação de dever cumprido e feliz pelos resultados”, disse o coordenador do Praia Clube. 

O treinador Alemão (Wesley Lima Ezabo) chegou ao Praia Clube em julho deste ano, com a Liga Nacional de Futsal em andamento. Com o contrato até o fim de 2022, o comandante seguirá no comando do time de Uberlândia na próxima temporada. 

Essa é a mesma situação do fixo Neto (Dovenir Domingues Neto). Eleito o melhor do mundo em 2012, o capitão do time e criador da base do Praia Clube segue no elenco. Após passagem na Itália, o jogador retornou ao time da cidade natal em agosto e tem contrato até o fim do próximo ano. 

“Foi muito importante esse contrato longo para dar tranquilidade de trabalho aos dois. O Neto nós já conhecemos, por tudo o que ele representou no mundo do futsal. Ele foi o líder da equipe na última temporada (2020) e foi assim também no retorno (2021). É um líder nato, que nos auxilia demais. O Alemão (treinador), a gente já vinha acompanhando o trabalho dele nos últimos anos, é muito estudioso. Então, tenho certeza que são duas situações favoráveis para nós”, pontuou Adeodato. 

As demais renovações e novas contratações serão anunciadas em breve. De acordo com a diretoria, cerca de 80% do time já está definido. A intenção é fechar o grupo da próxima temporada até a segunda semana de dezembro. Em 2022, o Praia Clube Futsal terá mais um ano movimentado de competições. Além de disputar a Liga Nacional, a Copa do Brasil e o Mineiro do Interior e Estadual, a equipe conquistou a vaga para a Taça Brasil. 

“A tendência é que a Liga Nacional volte a ter uma chave com maior número de partidas na primeira fase. Vamos aguardar a reunião que vai definir isso. Com o título estadual, temos a vaga na Taça Brasil e vamos disputar também a Copa do Brasil. Além do Mineiro do Interior e Estadual, estamos aguardando por parte da Federação Mineira de Futsal outras competições, como a volta da Liga Sudeste, com times de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, finalizou o coordenador do futsal. O Praia Clube Futsal 2021 é patrocinado pelo Café Cajubá, Unimed Uberlândia, C&A Construtora, PneuBarato.com.br e Velox Pneus. 

Em 1996, a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) criou a Liga Futsal com um modelo de franquias semelhante às ligas norte-americanas. Em 2014, as vinte franquias se uniram e formaram a LNF (Liga Nacional de Futsal), independente da CBFS. Atualmente, a competição possui equipes de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A LNF é considerada a mais importante competição das Américas e uma das mais disputadas do mundo.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90