Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/09/2021 às 08h00min - Atualizada em 07/09/2021 às 08h00min

UBERLANDENSE NA COPA DO MUNDO

ALBERTO GOMIDE
Divlgação
A Copa do Mundo de Futsal, em sua 9ª edição, será disputada entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro, na Lituânia. Detentora de cinco títulos na competição, a Seleção Brasileira já conhece os adversários da fase de grupos. Em sorteio realizado na sede da FIFA, em Zurique (SUI), o Brasil caiu no Grupo D, ao lado de República Tcheca, Panamá e Vietnã. Para ir em busca do hexacampeonato, o técnico Marquinhos Xavier aposta em uma mescla – oito dos 16 atletas convocados atuam no Brasil, enquanto a outra metade compete nas principais ligas europeias de futsal.

“Temos que ser humildes, sabemos que os países evoluem. Por outro lado, temos uma hegemonia a defender, que é a história do nosso futsal. Temos uma equipe extremamente capacitada para buscar esse título. Nós estamos indo com esse desejo de trazer esse título para o Brasil. Mas sempre respeitando o crescimento dos outros países, temos fortes concorrentes. A nossa missão é nos concentrarmos naquilo que temos que fazer, na nossa capacidade de desenvolver um grande futsal e trazer, mais uma vez, essa importante conquista”, destacou o técnico da Seleção.

Confira a lista de convocados: Goleiros: Guitta – Sporting (Portugal), Djony – Magnus e Willian – Joinville; Fixos: Rodrigo – Magnus, Marlon – Palma (Espanha) e Lé – Corinthians; Alas: o uberlandense Arthur – Benfica (Portugal), Leonardo – Magnus, Dyego – Barcelona (Espanha), Leandro Lino – Sorocaba, Bruno – Ukhta (Rússia) e Gadeia – Elpozo (Espanha); Pivôs: Ferrão – Barcelona (Espanha), Pito – Barcelona (Espanha), Rocha – Carlos Barbosa e Dieguinho – Joinville.

Na lista dos convocados está o ala canhoto Arthur Guilherme de Sousa Fortunato, que nasceu em Uberlândia, em 16 de maio de 1994, portanto, com 27 anos.  Começou no futsal de base do Praia Clube, se destacou e foi para o Corinthians Paulista, passou pelo Magnus Sorocaba, transferindo-se para o futsal internacional. Hoje está no Benfica de Portugal, e, pela primeira vez, chega à Seleção Brasileira para uma Copa do Mundo.

Arthur Guilherme já defendeu a seleção canarinha em outras oportunidades. Foi campeão da Copa América em 2017 e em 2020 disputou as eliminatórias para este Mundial 2021, quando vestiu a camisa 12 da Seleção Brasileira, número que pertenceu à lenda do futsal brasileiro (Falcão) por muitos anos.

"Sou um jogador competitivo, gosto de ganhar e espero poder estar sempre à disposição do treinador para ajudar em tudo o que puder", salientou.

“É um sonho que tenho desde criança, e realizar esse sonho de jogar uma Copa do Mundo é muito gratificante. Olho para trás na minha carreira, vejo tudo que passei e hoje poder desfrutar deste momento, me sinto muito orgulhoso, estou muito feliz. Agradeço a todas as pessoas que fizeram parte da minha carreira para eu chegar até aqui. Quando recebi a notícia, pulei de alegria e abracei minha família”, disse o uberlandense.

No seu currículo, Arthur Guilherme conta com passagens por alguns dos melhores clubes da história do futsal. Antes de ingressar no Barcelona e de atuar na Liga Espanhola, uma das mais competitivas do mundo, o ala representou três clubes brasileiros: Praia Clube (2011 a 2013), Corinthians (2014 a 2016) e Magnus Sorocaba (2017 a 2018). No futsal brasileiro conquistou um Campeonato (2016, pelo Corinthians) e uma “Supercopa Magnus” (2018, pelo Magnus Sorocaba).

Confira as 24 seleções participantes do Mundial: Grupo 1 – Lituânia, Brasil, Espanha, Argentina, Rússia e Portugal; Grupo 2 – Irâ, Paraguai, Egito, Costa Rica, Tailândia e República Tcheca; Grupo 3 – Ilhas Salomão, Japão, Guatemala, Cazaquistão, Sérvia e Panamá; Grupo 4 – Marrocos, Vietnã, EUA, Uzbequistão, Angola e Venezuela.
 
 Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90