Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/05/2021 às 09h25min - Atualizada em 21/05/2021 às 09h25min

Medalhas para Lara no Mundial

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
A paratleta Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima (categoria 41kg), do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – conquistou no dia de ontem, duas medalhas na Copa do Mundo de Halterofilismo: uma de ouro na categoria “Até 41 kg – Júnior” e uma de bronze na categoria “Até 41 kg – Adulto”. A competição, realizada na cidade de Tbilisi, na Geórgia, começou nesta quinta-feira (20), vai até domingo (23) e é a penúltima disputa valendo vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A última será em junho, em Dubai.

Além da medalha de ouro, Lara Lima (na foto com medalha) bateu o recorde das Américas na categoria “Júnior”, ao levantar 90 kg. “Esse resultado é consequência de um trabalho muito bem planejado, com treinamento intenso, focado, principalmente, no desenvolvimento técnico. Estou muito feliz e me sinto ainda mais determinada para buscar uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio”, disse a paratleta.

Segundo o profissional de educação física da Futel, Weverton Lima dos Santos, treinador da equipe CDDU/Futel e da Seleção Brasileira de Halterofilismo, o excelente desempenho aumentou as chances de conquista de uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. “Em junho vamos para Dubai com mais confiança ainda, pois o resultado alcançando na Geórgia deixou Lara muito mais próxima da tão sonhada vaga”, afirmou.

Neste fim de semana, será a vez de outro paratleta da CDDU/Futel competir na Copa do Mundo de Halterofilismo. Mateus de Assis Silva compete na categoria “Até 107 kg”, neste sábado (22), a partir das 10h35 (3h35 no horário de Brasília), e por “Equipe mista” no domingo (23), a partir das 14h30 (7h30 no horário de Brasília).

OS DOIS MINEIROS NA LIGA NACIONAL

A mais importante competição do futsal brasileiro é o campeonato da Liga Nacional. Nesta temporada estão dois novos nomes, que se juntaram aos 21 do ano passado, na busca pelo título: da região centro-oeste do país, o Juventude, de Dourados (MS), e o Marechal, de Marechal Cândido Rondon, interior do Paraná, estado que agora soma sete equipes participantes no certame. Os outros paranaenses são o Campo Mourão, cidade localizada na região centro-oeste do estado, Cascavel, Foz Cataratas, Marreco, de Francisco Beltrão, Pato Futsal, de Pato Branco, e Umuarama. Outro estado com várias equipes (5) é Santa Catarina, que tem Tubarão, da cidade do mesmo nome, município localizado no sul do estado, cujo nome deve-se ao Rio Tubarão. 

As demais equipes catarinenses são o Blumenau, Jaraguá do Sul, Joaçaba e o Joinville. Por outro lado, a equipe do Santo André (SP) anunciou parceria para disputar a LNF com a Intelli, que passou por Orlândia e Dracena em anos anteriores.

Minas Gerais se mantém no campeonato com o Minas Tênis Clube (BH) e o Praia Clube, de Uberlândia, fortes rivais no esporte mineiro, principalmente no futsal e no vôlei feminino. E os dois fizeram o clássico pela Liga na semana passada, na capital, quando o Praia Clube levou a melhor, vencendo por 2 a 0. O Minas é a única equipe a disputar todas as edições da LNF. O Praia, com uma equipe reformulada, em relação à temporada passada, tem como meta superar a campanha do ano passado, que já foi considerada como muito boa, chegando à segunda etapa – oitavas de final.

O time de Uberlândia faz, hoje, às 17h, no Ginásio do Sesc Ceilândia, em Brasília (DF), sua segunda partida no torneio, enfrentando o Brasília Futsal. Será uma espécie de tira-teima, uma vez que os times fizeram dois amistosos preparatórios para a Liga, empatando em 1x1 e 2x2, na Arena Praia. Na sequência, o Praia vai jogar contra o Pato Branco, dia 28, em casa, e vai a Foz do Iguaçú, dia 2 de junho, enfrentar o Foz Cataratas. Restarão ainda jogar contra o Campo Mourão e o Marechal Rondon, para fechar o turno da fase inicial.


Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90