07/05/2021 às 18h02min - Atualizada em 07/05/2021 às 18h02min

COMO PARAR DE PERDER TEMPO

KELLY BASTOS (DUDI)
Bom dia!

Perguntinhas:
 
Você está sempre olhando pela janela por incontáveis minutos, mesmo quando tem trabalho a fazer? Você faz pesquisas inúteis ou joga na internet sabendo que tem tarefas mais importantes e urgentes? Sim? Então, pode ser a hora de admitir que você tem uma tendência à procrastinação. O segredo para administrar seu tempo de maneira mais eficaz é minimizar as distrações, focar nas tarefas mais importantes que precisam ser concluídas e encontrar uma maneira confiável de medir sua produtividade.

Tem algumas dicas, que você pode colocar em prática, segundo orientações da nossa colaboradora, Eliana Alves Pereira, psicóloga. Vejamos:

1  - Fique longe da internet -  Com a internet quase sempre a um clique ou toque de distância, não é surpresa nenhuma estarmos sempre lutando contra o impulso de checar nossas páginas favoritas. Quando você sabe que precisa parar de perder tempo e começar a trabalhar em algo, evitar a internet é uma maneira fácil de escapar da procrastinação.

Se só a sua força de vontade não é suficiente para mantê-la (o) longe da internet – ou pior, se o trabalho a ser feito envolve o uso dela –, você pode instalar ferramentas para bloquear algumas páginas em vários navegadores. É só ligar o aplicativo quando precisar se manter focado e permitir que ele seja sua força de vontade.

2 - Feche a sua caixa de e-mails - Uma enquete entre empregados da Microsoft mostrou que eles passam uma média de dez minutos respondendo a um e-mail e os próximos quinze tentando voltar a se concentrar no que estavam fazendo. Se você realmente precisa se concentrar em uma tarefa específica, configure uma resposta automática para seus e-mails e evite checar a caixa de entrada até terminar seu trabalho.

O mesmo princípio básico se aplica a mensagens de celular, mensagens de texto em outros aplicativos, notificações, alarmes, etc. Essas distrações estimulam a procrastinação, porque parecem mais produtivas do que outras interrupções, mas não costumam ser. Desligue completamente seu celular quando puder (se a ansiedade ao fazer isso não se tornar mais uma distração).
 
3 - Faça todo o seu trabalho em um aparelho só - Ficar trocando entre uma planilha no laptop, os e-mails no celular e uma apresentação no tablet é a receita para um desastre. Cada vez que você troca de aparelho, é provável que caia em uma ou duas tentações e depois tenha que reencontrar seu foco. Sempre que possível, tente juntar tudo que precisa em um só aparelho durante a preparação antes de começar as tarefas; assim, não precisa trocar no meio delas.

4 - Faça um cronograma. Muitas pessoas odeiam a ideia de manter uma agenda completa, mas a programação não precisa ser tão detalhada assim. Antes de começar uma tarefa específica, tire cinco minutos para fazer uma lista ou tabela com o tempo estimado para cada parte. Definindo um prazo razoável, você tem mais chances de focar no trabalho presente.

Usar períodos fixos de tempo para cada tarefa também ajuda a dividi-las em pedaços mais simples de se lidar, tornando o seu dia de trabalho mais fácil de enfrentar. Essa prática pode funcionar com tudo, de tarefas escolares a prazos no trabalho e consertos na casa.

5 - Vá com calma -  Parece muito contraproducente para a administração do tempo, mas tentar trabalhar depressa demais, fazer várias coisas de uma vez ou realizar tarefas que o esgotem pode acabar desperdiçando seu tempo. Estudos mostram que apenas 2% das pessoas conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo de maneira eficaz e que economize tempo.

Não se apressar também permite que você não tenha que refazer uma tarefa e acabe demorando mais por tal motivo.
 
6 - Foque na tarefa presente - Não é segredo nenhum que os apartamentos de vários universitários ficam brilhando nas semanas anteriores às provas finais. Costumamos procrastinar escolhendo outras tarefas importantes (porém, não urgentes) em vez da que realmente precisamos terminar. Gastar seu tempo em atividades menos importantes também é um passo atrás e um desperdício de tempo quando você tem prazos à espreita. Reconheça quando a tarefa à qual você está se dedicando não é uma prioridade no momento.

7 - Estabeleça um horário para parar -  Trabalhar sem ter horário de saída em mente é uma maneira garantida de se esgotar e ficar frustrada (o). Pode ser no final do dia de trabalho, com um jantar marcado, ou algo totalmente diferente: o importante é ter um horário específico em mente para não trabalhar demais (o que com certeza vai levar a uma queda na qualidade do trabalho).

Mesmo que esteja correndo, com um trabalho para ser entregue no dia seguinte, marque horários para pausas que permitam que você respire um pouco antes de voltar à atividade.

Finalizando:
Crie uma forma de administrar seu tempo durante o dia. Analise o uso de cada hora. No momento da avaliação, observe o que você fez durante a última hora. Vale para tudo: estudar para uma prova, passar uma hora em frente à televisão, praticar exercícios físicos, etc. Seja honesta (o) consigo mesma (o) sobre o que tiver feito neste tempo.

Pergunte a si mesma (o) se repetiria esta hora.  Depois de analisar a última hora, simplesmente se pergunte se a repetiria. A ideia essencial é perceber se a última hora foi produtiva. É menos provável que você se repita caso a resposta seja não.

Resuma a hora e escreva sua avaliação. Manter um registro escrito do dia para ver quantas horas você repetiria e quantas não também é uma ferramenta motivacional.

Dica: faça uma análise honesta da sua produtividade durante períodos longos de trabalho. Às vezes, a melhor coisa a fazer é parar e ir dar uma volta, comer alguma coisa ou falar com uma (um) amiga (o) por alguns minutos quando precisar recarregar as energias depois de muito trabalho.
Bom fim e boa semana!
 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
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