Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/06/2017 às 05h56min - Atualizada em 10/06/2017 às 05h56min

Festa Junina

“Eita que esse trem é baum demais sô!!!”

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Chegou o mês das Festas Juninas, muito tradicionais no Brasil. Conhecida também como festa de São João, teve origem na Europa como uma festa pagã, em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas.

Na Idade Média, a festa se tornou parte do calendário cristão e uma festa da Igreja Católica em homenagem aos três santos: Santo Antônio (13 de junho, mas as comemorações já acontecem no dia 12), conhecido pelo santo do casamento, São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), com simpatias e pedidos feitos aos santos para realizarem seus sonhos.

No Brasil, as comemorações foram trazidas pelos portugueses durante o período colonial. Foi dessa tradição religiosa que surgiram os principais símbolos da festa junina, provenientes de várias culturas (europeia, indígena e africana) e a valorização da vida no campo, fato que prevaleceu devido à organização da sociedade até o século 20.

As festas com barraquinhas, chamadas de quermesses, se tornaram populares em alguns locais com alimentos vendidos e consumidos nas festas para arrecadar fundos para a igreja. Além das barraquinhas, brincadeiras diversas são realizadas, tais como leilões, pescaria, argolas, tiro ao alvo, pau-de-sebo, catar amendoim, etc. Além da quadrilha, dos trajes típicos vem a melhor parte... comida. São pratos típicos de dar água na boca.

 

Pamonha

A famosa pamonha pode ser consumida em qualquer período do ano, mas são nos dias de festa junina que ela faz muito sucesso. Doce ou salgada, com temperos diversos como pimenta, queijo ou linguiça calabresa é só escolher.

 

Arroz Doce

O arroz doce é uma receita criada com arroz e leite, muito tradicional, e pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.

 

Canjica

A canjica, também chamada de mingau de milho branco ou curau, é um prato popular feito com leite comum ou leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar.

 

Pé de Moleque

O pé de moleque é um doce feito com amendoim, leite e calda de açúcar. Ele surgiu no século XVI.

 

Bebidas de Festa Junina

As principais receitas de bebidas são o quentão e o vinho quente. O quentão é uma bebida feita, geralmente com açúcar, gengibre, canela, cravos da índia, cascas de laranja, água e pinga. De acordo com as regiões, a receita poderá sofrer modificações específicas dos costumes dos estados. Com a disseminação da cachaça pelo interior do país, essa bebida quente tornou-se ideal para o inverno. Há estados que consomem o quentão com a canela em pó, outros com canela em pau e limão. Já o vinho quente pode ser feito com frutas picadas (como maçã), açúcar, canela, cravo, vinho e água.

“Eita nós. Intaum pega seu chapéu, faça suas tranças, calce as butinas e simbora aproveitar essa festa típica e deliciosa do ano. Pula fugueira e chega junto no balancê!”

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90