Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2021 às 09h00min - Atualizada em 27/02/2021 às 09h00min

A internet 5G está chegando, mas ainda não nos conectamos ao 4G

Por Felipe Byrro, cofundador do Melhor Plano
Nos últimos meses, não se falou de outro assunto no setor de telecomunicações que não fosse a chegada do 5G ao nosso país. Isso porque, agora, observamos o Brasil dar os primeiros passos rumo à sua implantação — já que a Anatel acaba de finalizar as propostas do leilão da tecnologia, o chamado 5G DSS vem sendo testado em algumas regiões e as declarações do ministro da Ciência adiantam: o projeto piloto deve acontecer entre o fim de 2021 e o início de 2022. Mas, afinal, levando em conta a nossa experiência com a internet 4G, será que estamos prontos para a chegada do 5G? O tema é complexo, mas alguns dados parecem nos ajudar a esclarecê-lo.

Nessas horas, vale pensarmos em como a relação dos brasileiros com a quarta geração de internet é algo que ainda engatinha. Aliás, um relatório recente da empresa de análise de rede móvel OpenSignal revelou que, mesmo com o 4G disponível para 88,6% da população, uma parcela significativa dos cidadãos ainda depende das redes legadas, tornando difícil para as operadoras nacionais implantarem tecnologias mais novas e eficientes, como o 5G. Para se ter uma ideia, boa parte dos brasileiros sequer já se conectaram ao 4G, disponível há mais de dez anos por aqui.

Segundo o estudo, publicado no final de 2020, o público que não acessa o 4G se divide em três tipos de pessoas. 86,6% até possuem aparelhos compatíveis com o 4G, mas permanecem com planos de celular 3G porque não atualizaram para uma assinatura 4G ou desativaram conexões 4G em seus telefones. Já 7,2% dos usuários costumam passar mais tempo em locais sem cobertura 4G por parte de suas operadoras. Por sua vez, 5,9% realmente não contam com um smartphone que aceite conexões do tipo. Qual será a relação desses usuários com a nova tecnologia? Como líder de um site comparador de serviços de telefonia e internet, tenho dúvidas se sua adesão virá tão rápido quanto esperamos.

Importante destacar que, atualmente, a dificuldade de expansão da internet móvel de quarta geração também aponta para um desafio à chegada do 5G. Isso porque, como indicou a Anatel no último ano, somente 11,1% do nosso território recebe cobertura 4G, que não chega ao interior do país. Mesmo as conexões 3G se restringem a 13,12% da área total do Brasil, o que o próprio órgão reconhece como um problema. Lembrando que o mesmo fenômeno também se estende à internet banda larga. Poderemos falar na digitalização nacional quando ainda há locais sem uma boa infraestrutura de telecom? Em outras palavras, conseguirá o 5G atenuar essa diferença?

Hoje, estima-se que a quinta geração de internet móvel esteja presente em mais de 34 países. Por aqui, no entanto, ainda há um longo processo pela frente, que se iniciará com o leilão da Anatel, previsto para o primeiro semestre deste ano. Não dá para negar: são muitas as dúvidas em relação ao que vem por aí. Enquanto aguardamos, resta admitir que teremos muitos desafios, mas seguimos torcendo para que a população usufrua dessa tecnologia melhor para todos.



Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90