Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/12/2020 às 08h23min - Atualizada em 04/12/2020 às 08h23min

​Novatos na divisão especial do Mineiro

Alberto Gomide
A Federação Mineira de Futebol encerrou no último final de semana o Campeonato Mineiro do Módulo II. Das 12 equipes da fase inicial, quatro disputaram o quadrangular final, definindo campeão e vice, estes com acesso à Divisão de Elite do futebol mineiro do próximo ano. O quadrangular foi realizado em dois turnos, e, ao final, Pouso Alegre e Athletic Club de São João del Rei foram, respectivamente, campeão e vice, passando a integrar a Primeira Divisão em 2021. Para ser campeão o Pouso Alegre disputou 17 partidas, venceu 9, empatou 4 e perdeu 4, ganhou 31 pontos.

A cidade de Pouso Alegre fica no Sul de Minas e tem população estimada em julho deste ano em 152 mil habitantes. A equipe manda seus jogos no Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, com capacidade para 26 mil pessoas, apelidado de “Manduzão”.  

O Athletic Club, de São João del-Rei, na condição de vice-campeão sobe também para a Divisão Especial. Após 50 anos sem disputar a principal divisão do futebol de Minas Gerais, o “Esquadrão de Aço” contou com o melhor ataque da competição para alcançar o acesso. O Athletic manda seus jogos no Estádio Municipal Joaquim Portugal, que tem capacidade para apenas 3.500 pessoas. 

O quadrangular final foi disputado por Pouso Alegre, campeão com 10 pontos, Athletic 9, Betim 8 e Nacional de Muriaé 5 pontos. Participaram ainda Democrata-GV, Democrata-SL, Tupi-JF, Guarani de Divinópolis, Serranense de Nova Serrana, Ipatinga, e os rebaixados Clube Atlético Portal (CAP) de Uberlândia e o Mamoré de Patos de Minas.

Encerrado o Módulo II, o Campeonato Mineiro da Divisão Especial em 2021 terá participação de Cruzeiro, Atlético, América, Tombense, Caldense, Uberlândia Esporte, Boa de Varginha, Patrocinense, URT, Coimbra, e os novatos Pouso Alegre e Athletic Club de São João del Rei. Este ano foram rebaixados Vila Nova e Tupynambás.

A Federação Mineira de Futebol convocou, na tarde de terça-feira, 1º de dezembro, os clubes participantes do Campeonato Mineiro do Módulo I 2021 para o Conselho Técnico que definirá os detalhes da disputa, marcado para o dia 14 de dezembro, em conferência via web.

Segunda divisão vai ser rápida
Encerrado o Módulo II, a Federação Mineira de Futebol deu início ao Campeonato da Segunda Divisão, que está acontecendo com uma forma de disputa mais rápida. As 10 equipes foram distribuídas em dois grupos e jogam entre si nas respectivas chaves, em turno único, para classificar três de cada para a etapa seguinte, que já será também a final, igualmente em turno único.

No Grupo A estão América de Teófilo Otoni, União Luziense de Santa Luzia, Bétis de Ouro Branco, Contagem da cidade do mesmo nome, e Aymorés de Ubá, que não disputa a competição desde 1995. No Grupo B estão Atlético de Três Corações, Passense de Passos, Poços de Caldas, Santaritense de Santa Rita e Uberaba Sport Club. A única equipe da região no campeonato é o Uberaba Sport Club que tem como meta retornar ao Módulo II.

O regulamento prevê que as três melhores equipes de cada grupo se classificam para um hexagonal final sem ida e volta (os melhores colocados na primeira fase fazem três jogos em casa) para decidir campeão e vice que garantirão a promoção ao Módulo II do Campeonato Mineiro. A primeira fase acontece entre 21 de novembro e 20 de dezembro. O hexagonal entre 10 e 31 de janeiro de 2021.

Com duas rodadas já realizadas, a classificação está assim: Chave A – Uberaba Sport com 4 pontos, uma vitória e um empate, seguido por Santarriense e Poços de Caldas com 3, Atlético-TC com 1 e o Passense ainda não pontuou; Chave B – Aymorés com 6 pontos, venceu nas duas rodadas, vindo à sequência Contagem com 3, América-TO e União Luziense com 1, o Bétis que ainda não pontuou.

Na rodada deste final de semana jogam Passense x Atlético-TC e o Uberaba Sport recebe o Poços de Caldas (Chave A); o Aymorés enfrenta o América-TO, enquanto Bétis e Ynião Luiziense se enfrentam em Contagem.

O Clube Atlético Portal (CAP) de Uberlândia, que foi rebaixado este ano no Módulo II, vai disputar no próximo ano a Segunda Divisão, que na verdade é o Módulo III ou 3ª Divisão, mudando apenas nomenclaturas.



 


Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90