Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2020 às 14h44min - Atualizada em 22/08/2020 às 14h44min

“Msg” aos adolescentes em momento de escolha profissional

Elisa Aires Rodrigues de Freitas e Karollyne Kerol de Sousa, psicólogas
A escolha profissional é uma tarefa importante a ser realizada por você, em um momento de sua vida em que tantas outras questões estão acontecendo: amizades, namoros, festas, perdas, desejos, medos. Muitas vezes, a vontade é de adiar ou transferir para que alguém faça essa escolha por você. Por isso, escrevemos esta mensagem para te contar que é possível cuidar dessa tarefa com o zelo que sua vida e seu futuro merecem.

Um primeiro ponto: não se apresse. Um processo de escolha leva tempo. Não se toma decisões tão importantes de um dia para o outro. Não se iluda que existem respostas certas e prontas. E acredite, você entenderá muito melhor sobre você e suas escolhas se participar de todo o desenvolvimento do projeto, neste caso, do seu projeto profissional.

Segundo ponto: qualquer escolha necessitará que você seja um bom investigador, um Sherlock Holmes, com a lupa voltada para dentro de si mesmo. Valorize todos os detalhes, todas as pistas para buscar conhecer o autor de sua própria história. Você verá que esse trabalho te fornecerá elementos muito importantes para ir desvendando questões que tanto te intrigam.

Último ponto: um olhar atento para seu cotidiano contribuirá para que você possa ver as pessoas em suas atuações profissionais e as inúmeras possibilidades que te cercam. Um bom exemplo de observação do cotidiano e da realidade em que você vive é a própria pandemia do novo coronavírus. Observe e conheça diversas áreas, que se mobilizaram para compreender, combater e pensar em alternativas para a proteção física e psíquica das pessoas. Vamos exemplificar:

Nos jornais e nas redes sociais, praticamente todos os dias, você vê cursos como os de Enfermagem, Medicina, Biologia, Química, Biotecnologia, Farmácia, dentre tantos outros da área da saúde, com força total de ação no combate à Covid-19. Detalhes de suas rotinas, formas de trabalho, esforços para o desenvolvimento de tratamentos e vacinas, destacam-se neste momento tão delicado em que vivemos.

Outros, ficam mais na retaguarda, nem tão noticiados, mas igualmente essenciais em todo o processo. O curso de Matemática, por exemplo, possui um trabalho importantíssimo de fazer estimativas sobre a disseminação da doença. Os cursos de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação cuidam dos serviços essenciais de internet e tecnologia, como as aulas online, acesso a bancos, lojas, empresas, possibilitando os trabalhos em home office. Não sei o que seria de nós sem eles.

O curso de Jornalismo também trabalha com muita efetividade, mantendo-nos informados com uma rapidez incrível, possibilitando acessarmos notícias que colaboram para mantermo-nos atentos aos cuidados necessários, para evitar o contágio da doença. Publicidade e Propaganda revolucionam as formas de trabalho, através de seu potencial de criatividade, reinvenção e inovação, colaborando com as atividades comerciais e econômicas, que correm sérios riscos. Os Filósofos, também, presenteiam-nos com contribuições riquíssimas, escritas e faladas, acerca das transformações políticas, econômicas e sociais, frente a pandemia.

Uau! Quantas possibilidades! São algumas de muitas que existem. Basta olhar ao seu redor, colocar seu investigador em ação e sua bússola interna para te guiar. Pode ser uma aventura muito interessante se você organizar sua bagagem e decidir embarcar nela, com suprimentos necessários para te manter “vivo” na jornada, coragem para encarar o desconhecido, e energia para buscar o seu caminho! Partiu?




Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90