Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/07/2020 às 15h02min - Atualizada em 25/07/2020 às 15h02min

A dependência nos limita

KELLY BASTOS (DUDI)
Abandonar a dependência é termos a liberdade de construir a própria vida e sermos felizes com nós mesmos. É amar-nos e cuidar de nós acima de tudo!
 
Bom dia!
 
A dependência é um dos fatores mais preocupantes em qualquer tipo de relacionamento, mas, infelizmente, é muito comum.

Muitas pessoas se apegam de maneira não saudável a seus amigos, pares românticos e até a alguns membros da família, e dessa forma limitam a própria liberdade e felicidade.

Para essas pessoas, seus relacionamentos são a base de sua vida, o que há de mais importante, e deixam a si mesmas e os próprios planos de lado sempre que encontram alguém legal e que lhes ofereça o mínimo de carinho e atenção.

Elas não descobriram como viver felizes sozinhas, por isso sempre dependem de outras. Além disso, criam muitas expectativas e, na maioria dos casos, acabam frustradas e tornando tudo muito mais difícil.

Isso é preocupante, porque a maioria das pessoas estão apenas de passagem em nossa vida e, quanto mais dependentes nos tornamos delas, mas impedimos a evolução de ambos.

É necessário compreendermos que a dependência é algo ruim e, se quisermos viver realmente bem, precisamos valorizar o relacionamento com  nós  mesmos.

Quanto mais nos desapegamos das outras pessoas e nos concentramos na nossa vida, menos expectativas criamos em relação a elas e mais liberdade desenvolvemos, porque percebemos que só precisamos de nós mesmos para sermos felizes.

A dependência nos limita, mas o desapego nos liberta e nos mostra que somos suficientes para nós mesmos e que, antes de sentirmos algo verdadeiro e forte por alguém, precisamos nos amar para entender que uma relação deve ser um complemento e não o foco de nossa vida.

Segundo a psicóloga Eliana Alves Pereira, “Nem sempre é fácil abandonar a dependência, até porque ela costuma ser fruto de experiências que vivem dentro de nós, mas eliminá-la é um dos melhores autoinvestimentos que podemos fazer, porque nos renova e apresenta um novo mundo, onde podemos ser felizes e realizados, sem a necessidade de uma pessoa ao nosso lado”.

De acordo com as suas explicações, “O fim da dependência marca o começo da liberdade emocional, em que vivemos um dia de cada vez, colocando a nossa felicidade acima de tudo e tratando os relacionamentos com melhor consciência, sabendo que o vínculo mais importante que temos sempre será com nós mesmos”.

“Quando nos libertamos da dependência, damos início à melhor fase de nossa vida, vivendo com autenticidade e sem expectativas e restrições. E isso é algo que todos nós merecemos!”



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.



 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90