Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/07/2020 às 14h18min - Atualizada em 18/07/2020 às 14h18min

Valquiria - Tia Valquiria

ADRIANO SANTOS
A tia Valquiria é conhecida no meio do esporte. O nome dela mesmo é Valquiria Coelho da Costa Machado. Natural de Buriti Alegre, mãe de 4 filhos, casada com advogado Eduardo Machado, a tia Val fez externato São José, famoso primário, depois da 5ª série no Colégio Museu, formada em Educação Física a sua vida dedicada ao Esporte não teve fim.

Técnica e voluntária de esportes lá no Doutor Duarte, entre 1981 e 1986, o famoso Doutor Duarte da Tia Nilcéia, técnica de futsal e futebol de grama no Praia Clube de 1986 a 1990, também técnica do Butelao, 1984 a 1985, professora do Sesc em 1991, professora do Cajubá em 1991 a 1997.

Conhecida no meu esportivo, Valquiria foi conselheira e parceira do projeto de integração entre Praia Clube e bairro Patrimônio, idealizado Dr. Antônio Severino Muniz, grande personalidade da época e também no Morada do Sol, em parceria com seu Hélio Carlos Caetano.

No Praia Clube foram anos em ação. Líder de esportes, coordenadora de competições, professora, inúmeras histórias e competições.

Aposentada e ainda em atividade, a tia Valquiria foi desligada do Praia Clube. Foram mais de 40 anos de história entre crianças e adolescentes, torneios e gols, alegrias e muitos amigos.

A missão de um professor de Educação Física não é fácil, ele é o mediador entre atleta/aluno e o processo de aprendizagem.
Tia Valquiria foi muito importante em vários segmentos na vida de tantos alunos. O desenvolvimento integral dessa geração lá estava ela, a vida saudável, propor tantas alegrias, o espírito de equipe, a socialização, o incentivo esportivo foi e é uma marca da sua biografia.

Nessa época, brincar não era artigo de luxo, jogar futebol não era mercado imobiliário, era lúdico, era saudável, era verdadeiramente futebol.

Já parou pra pensar em quantos alunos, medalhas, derrotas, vitórias, títulos, choro, saudade, noites mal dormidas, ansiedades, momentos, inserção, gritos, tudo, tudo, tudo nesses anos todos de profissão e paixão?

Valquiria é avó, é mãe, professora, treinadora, personalidade, referência. A história do futebol e da iniciação esportiva em Uberlândia tem sua marca. Reconhecemos você e sua história. Parabéns Tia Valquiria.
 
Paixão Futebol.




Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.



 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90