Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/07/2020 às 10h57min - Atualizada em 10/07/2020 às 10h57min

GINASTAS DO UTC TREINAM NA CBG

ALBERTO GOMIDE
Uma modalidade esportiva que vem se sobressaindo em Uberlândia já há algum tempo é a Ginástica Artistica. A Prefeitura, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), mantém uma escolinha com professores especializados no gênero, que trabalham com 230 alunos, de 4 a 16 anos, no ginásio Dr. Eugênio Pimentel Arantes, no UTC. Como resultado do trabalho que acontece nos últimos anos, alguns alunos desse grupo vêm participando de maneira positiva de vários eventos da modalidade, inclusive a nivel nacional.

Na semana passada, Letícia Rodrigues de Oliveira e Maria Clara de Paula Porfírio, ambas de 11 anos, conquistaram medalhas de ouro no 1° Prêmio de Ginástica Artística Online, promovido pelo CT Amigos do Esporte, de Belo Horizonte. Letícia na categoria geral e Maria Clara na categoria postura. O evento foi realizado por meio do Instagram e envolveu crianças e adolescentes de todo o país. As participantes gravaram suas apresentações, postaram na rede social e foram avaliadas por uma comissão formada por treinadores do CT Amigos do Esporte e convidados.

Com o desempenho delas e de outras alunas/atletas, a Futel ganhou o direito de indicar três ginastas para participar de treinos online oferecidos pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) a partir deste mês de julho. As vagas foram disponibilizadas para atletas nascidas em 2008 e 2010, e que já participaram de torneios brasileiros, caso de Leticia Rodrigues, Maria Clara e também Ana Laura Moreira Carvalho.
 
COB ENVIARÁ ATLETAS À EUROPA
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) enviará uma delegação com cerca de 200 atletas, divididos em grupos de julho a dezembro, para treinamentos na Europa. A medida faz parte do Programa Emergencial de Apoio ao Sistema Olímpico, após dois meses do isolamento social provocado pelo combate à pandemia do novo coronavírus. Portugal é o primeiro país já confirmado, tendo sido escolhido por estar em um estágio avançado no enfrentamento à Covid-19, além do relacionamento existente com o Comitê Olímpico daquele país, que já havia sido escolhido como base principal de aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A missão deve incluir atletas e oficiais de diversas modalidades, sendo o COB responsável por arcar com as passagens aéreas, hospedagem e alimentação da delegação. O investimento será coberto por parte dos R$ 15 milhões previstos no orçamento deste ano da entidade, dentro do Programa de Preparação Olímpica, oriundos da Lei das Loterias. A opção por Portugal respeitou as condições de segurança de saúde, o protocolo de treinamento e as medidas de isolamento impostas pelas autoridades locais.

“Para o COB, é preocupante ver seus atletas sem condições de treinamento em virtude da necessidade real de mantermos o isolamento para controle da pandemia no país. Sabemos o quão importante é vencermos a batalha contra o coronavírus, ao mesmo tempo que trabalhamos para que o Time Brasil esteja em pé de igualdade com seus principais adversários”, afirma o Chefe de Missão nos Jogos Olímpicos e vice-presidente do COB, Marco Antônio La Porta Jr.

Paralelamente à Missão Portugal, o COB está finalizando seu protocolo de retomada aos treinos. A Missão Portugal dá continuidade ao pacote das primeiras 15 medidas desenvolvidas pelo COB desde março, e apresentadas em maio, para apoio ao sistema olímpico em tempos de pandemia.
 
FMF VAI RECOMEÇAR O ESTADUAL

Depois da definição sobre a data de retorno do Campeonato Mineiro, que será no próximo dia 26, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Guilherme de Aro Ferreira, detalhou o projeto apresentado aos clubes em reunião virtual na última terça-feira. Só dois das 12 equipes do Módulo I – Villa Nova e Tupynambás – não votaram a favor da retomada do Estadual em meio à pandemia do novo coronavírus.

O dirigente ressaltou que o governo de Minas aprovou o projeto da FMF e que só faltava a votação dos clubes para oficializar as datas até a conclusão do Mineiro, o que ocorreu na terça-feira.

O presidente da FMF, no entanto, assegurou que o retorno do futebol a Minas para o encerramento do Estadual dentro de campo ocorrerá da forma mais segura possível, como prevê o protocolo de saúde criado para a retomada. A FMF apresentou opções de datas e os clubes, por maioria, decidiram pelo retorno em 26 de julho.

Ficou definido que o campeonato será disputado em 26, 29 de julho, 2 e 5 de agosto, e ficarão dependentes duas datas para as finais. Nos dias 26 e 29 de julho, acontecerão a 10ª e 11ª rodadas, e nos dias 2 e 5 de agosto, as etapas de semifinal. Paralelamente, entre 2 e 5 de agosto será disputado o Troféu Inconfidência, em jogo único, explicou o mandatário da Federação.



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90