Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/04/2020 às 08h00min - Atualizada em 07/04/2020 às 08h00min

Profesp adia retorno das atividades

ALBERTO GOMIDE
Por conta da pandemia da Covid-19, o retorno das atividades do Programa Força no Esporte (Profesp), antes previsto para ontem, dia 6 de abril, foi alterado. A nova data ainda não foi definida, mas será divulgada assim que a situação for normalizada. O programa, também conhecido como Segundo Tempo, é uma iniciativa do 36º BIMec, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

O Profesp tem capacidade para atender até 300 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, nas modalidades de atletismo, vôlei, basquete, futsal e futebol de campo, com aulas realizadas duas vezes por semana, na sede do 36º BIMec.

A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte, contribuindo para o desenvolvimento, formação cidadã e melhoria da qualidade de vida dos integrantes. Os alunos ainda recebem uniformes e lanche gratuitos.

“Infelizmente, por conta desse momento que atravessamos, as atividades não poderão retornar no prazo previsto. Contudo, a expectativa é que elas possam reiniciar assim que possível, oferecendo novamente qualidade de vida a crianças e adolescentes, por meio da prática esportiva”, destacou o coordenador de atletismo da Futel, Robson da Silva Medeiros. Na foto, atletas do Profesp.

BOCHA PARALÍMPICA PERDE DIRCEU PINHO
A notícia da morte de Dirceu Pinto, paratleta brasileiro na modalidade bocha, abalou o esporte e surpreendeu pessoas ligadas ao segmento de Pessoas com Deficiência. Aos 39 anos, Dirceu faleceu na tarde de quarta-feira, 1º/4, após ser internado em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, sentindo fortes dores no peito.

Ganhador de cinco medalhas em grandes eventos esportivos – sendo quatro de ouro – o atleta, que sofria de distrofia muscular, estava em casa quando se sentiu mal durante a madrugada de quarta-feira. Encaminhado ao Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, Dirceu acabou morrendo no fim da tarde vítima de insuficiência cardíaca.

Ao saber da morte do atleta, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Especial do Esporte, que faz parte do Ministério da Cidadania, emitiram nota lamentando a notícia e prestando solidariedade à família de Dirceu. Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), postou um texto em homenagem ao Dirceu: “Hoje perdemos um dos maiores atletas da bocha de todos os tempos. Tão jovem… lembro quando ele ganhou suas duas medalhas de ouro em Pequim 2008, e, junto com seu parceiro Eliseu Santos, fez o Brasil se apaixonar pela modalidade. Foi a primeira vez que a bocha foi transmitida pela TV no País. Dirceu foi um monstro do esporte e um amigo. Vai campeão, descanse em paz. O Movimento Paralímpico jamais te esquecerá.”

Medalhista e campeão de bocha em Paralimpíadas, Dirceu Pinto sagrou-se na modalidade bocha em grandes competições. Nos Jogos de Pequim, em 2008, conquistou duas medalhas de ouro. Nos Jogos de Londres, em 2012, garantiu mais duas de ouro na competição por duplas e simples. À carreira de atleta, Dirceu também adicionou uma medalha de prata paralímpica nos Jogos do Rio em 2016, jogando por equipe. Atualmente, era coordenador do paradesporto de Mogi das Cruzes e se preparava para voltar às competições em 2020, já que estava afastado das disputas esportivas.

Uberlândia também sentiu muito a morte de Dirceu Pinho, já que a cidade possui atletas na modalidade e em várias outras, com destaque nacional e internacional e tinham em Dirceu Pinho, um parceiro e companheiro nas principais competições nacionais e internacionais.


*Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.








 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90