Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2020 às 10h00min - Atualizada em 26/01/2020 às 10h00min

Surgiram os cabelos brancos? Pode ser o ESTRESSE.

ANGELA SENA PRIULI

Normalmente os fios brancos começam a aparecer aos 50 anos, mas tem gente que percebe o aparecimento deles bem mais cedo... e ninguém gosta! Você já reparou que depois de um período desafiador ou de um ano turbulento, parece brotar ainda mais esses branquinhos? A culpa é do estresse, diz a ciência.

O estresse físico pode atuar sobre células produtoras de melanina nos folículos capilares, chamados melanócitos, e sinalizar para pararem de produzir cor - tornando o cabelo branco ou cinza, de acordo com pesquisadores de Harvard e do Centro de Pesquisa de Doenças Inflamatórias (CRID) de São Paulo, Brasil. O estudo compartilhado com pesquisadores brasileiros foi publicado há uns dias na renomada revista Nature.

 

Os pesquisadores usaram ratos pretos para entender melhor a manifestação física do estresse, especificamente a dor, e o mecanismo por trás do clareamento prematuro dos cabelos. Uma série de testes levou os cientistas a descobrir que a perda das células-tronco de melanócitos , induzida pelo estresse, depende da "ativação das fibras nervosas simpáticas" que controla a reação dos animais ao estresse ou ao perigo, e a resposta de "luta ou fuga" .

 

Segundo Cunha, as células-tronco naturalmente param de produzir melanócitos à medida que a pessoa envelhece, levando à perda de pigmento capilar. Mas seu estudo mostra que a atividade "intensa" do sistema nervoso simpático pode acelerar esse processo: "Em nosso modelo, portanto, a dor acelerou o envelhecimento das células-tronco dos melanócitos". Dra Hsu, cuja equipe estudava o mesmo processo antes de fazer parceria com o laboratório brasileiro disse que "esperava que o estresse fosse ruim para o corpo - mas o impacto negativo do estresse que descobrimos estava além do que eu imaginava. O dano às células regeneradoras de pigmentos é "permanente".

 

Eles acreditam que o mesmo mecanismo que torna os melanócitos lesados pode estar afetando negativamente outras células do corpo. Investigar isso pode ser um próximo passo para a ciência.

 

Felizmente, para os estressados ​​como nós, os cabelos grisalhos estão especialmente na moda - alguns podem até dizer ser sexy. Os famosos de Hollywood adotaram o visual, como Steve Carell, que está melhor do que nunca, tal qual uma raposa prateada. Aqui no Brasil, temos vários outros exemplos, como a apresentadora Tata Werneck, a jornalista Gloria Maria, entre outras.

Fonte: 

Bing Zhang, Sai Ma, Inbal Rachmin, Megan He, Pankaj Baral, Sekyu Choi, William A. Gonçalves, Yulia Shwartz, Eva M. Fast, Yiqun Su, Leonard I. Zon, Aviv Regev, Jason D. Buenrostro, Thiago M. Cunha, Isaac M. Chiu, David E. Fisher, Ya-Chieh Hsu. Hyperactivation of sympathetic nerves drives depletion of melanocyte stem cells. Nature, 2020; DOI: 10.1038/s41586-020-1935-3.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.












 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90