Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/12/2019 às 08h30min - Atualizada em 01/12/2019 às 08h30min

Podcasts – uma mídia incrível

PAULO SANT'ANNA

Há mais ou menos uns 10 anos eu tive acesso a um arquivo de áudio onde várias pessoas conversavam sobre tecnologia e debatiam sobre temas referentes à minha atividade. Na época eu achei fantástica a possibilidade de poder ouvir esse áudio sempre que eu quisesse, no local e na forma que eu bem entendesse, seja no celular, no mp3 player (sim, na época esse aparelho ainda era comum), no carro ou até mesmo, por que não, no computador ou notebook.

Pouco tempo depois eu descubro que aquele arquivo de áudio que eu ouvia no trajeto de cerca de uma hora ou uma hora e meia para o trabalho na verdade era um Podcast! Mas o que seria um podcast então?  Nada mais que do que uma forma de distribuição de conteúdo em áudio, que pode ser distribuído via arquivo como eu citei acima ou transmitido via internet através de um site ou aplicativos como iTUNES, Deezer, Spotify, entre outros. Muitos compartilham seus podcasts via Youtube.

De 2010 para cá ocorreu um boom na internet com o surgimento de inúmeros podcasts na internet brasileira e dos mais diversos assuntos e o que começou como um hobby acabou se tornando uma mídia incrível, pelo fato de ser atemporal, segmentada e sob demanda, onde o ouvinte escolhe quando, onde e como consumir aquele conteúdo específico. Atualmente é possível viver de produção de podcasts, pois por ser uma mídia que alcança pessoas que têm predileção por um tema específico, faz com que o podcast seja canal propício para divulgação e propaganda, tornando os programas rentáveis.

Os grandes grupos de comunicação acabaram acompanhando este movimento, as TVs, Rádios e principais portais disponibilizam gratuitamente seus podcasts. Então eu compartilho com vocês os 5 podcasts que eu mais gosto, ouço e recomendo.

NerdCast (
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/)  – Podcast oriundo do portal Jovem Nerd, O NerdCast se trata de uma referência no Brasil. Criado em 2002, por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal), já foi amplamente premiado e sem dúvida alguma se trata do podcast mais bem-sucedido e longínquo. São abordados assuntos com temática nerd, como games, filmes ou quadrinhos, bem como ciência, política, finanças, tecnologia, entre outros, tudo isso com um humor peculiar dos participantes.

99Vidas (
http://99vidas.com.br/) – Como não podia faltar na minha lista, um podcast sobre Games. O 99Vidas foi criado em 2010 com a intenção de relembrar os tempos dos videogames clássicos dos 8 e 16 bits e compartilhar as memórias dessa época fantástica dos anos 80/90 que somente quem viveu sabe. Com o passar do tempo, começaram a abordar também os games das plataformas atuais de gerações mais novas. Para quem gosta de games é um podcast imperdível.

RapaduraCast (
https://cinemacomrapadura.com.br/cat/rapaduracast-podcast/) – Oriundo do portal Cinema com rapadura, uma referência em cultura pop, aborda, como o próprio nome já diz, conteúdo sobre cinema, onde seus integrantes falam sobre filmes e tudo o que envolve a sétima arte.

Tecnocast (
https://tecnoblog.net/categoria/podcast/) – Podcast do portal Tecnoblog, aborda temas referentes a tecnologia, produtos e serviços relacionados.

Radiofobia (
https://radiofobia.com.br/podcast/) – Este é o que podemos chamar de um verdadeiro programa de rádio. Criado por Leo Lopes, radialista e sem dúvida o mais reconhecido editor de podcasts do Brasil, o Radiofobia nada mais é do que um programa de humor onde os convidados normalmente também atuam nesta área. O programa está completando 10 anos e sem dúvida também é uma referência entre os podcasts no Brasil.

Até o próximo domingo!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.










 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90