Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/11/2019 às 08h21min - Atualizada em 26/11/2019 às 08h21min

Depois de “Malhação”, Globo poderá recorrer a outros textos de fora

FLÁVIO RICCO | COLABORAÇÃO: JOSÉ CARLOS NERY

Entre 7 de março de 2018 e 15 de abril de 2019, a Globo exibiu “Malhação: Vidas Brasileiras”, escrita por Patrícia Moretzsohn e protagonizada por Camila Morgado, no papel de Gabriela, uma professora que também procurava ajudar seus alunos em diversos problemas pessoais. A temporada em questão apostou na adaptação do roteiro de uma série canadense, “30 Vies” (30 Vidas), de Fabienne Larouche, e pela primeira vez recorreu a um formato não-inédito. A experiência foi bem avaliada, internamente. Dito isto, já há alguns dias corre a informação nos bastidores do Grupo Globo sobre o interesse da casa em, futuramente, avaliar outros roteiros de fora, para transformá-los em novelas tradicionais ou de duração reduzida (50 ou 60 capítulos), nesse caso, sob encomenda para a plataforma de streaming Globoplay. Um claro sinal de alerta aos nossos autores, cujos trabalhos já não empolgam como antes e são alvos de constantes críticas. Essa possibilidade de se abrir ainda mais para o mercado internacional também pode estar ligada ao novo modelo de negócio do Grupo Globo, que inclui parcerias na dramaturgia com gigantes como a Sony Pictures Television. A “aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e ‘entretenimento’”, foi destacada em recente comunicado sobre a nova estrutura. A Globo ainda não se posiciona oficialmente sobre o assunto.

TV Tudo

Terra arrasada 1
Na sexta-feira, 22, chegou ao fim mais uma edição da “Mip Cancún” no México. E com dezenas de produtoras brasileiras por lá, o assunto não poderia ser outro: a situação caótica da Ancine, a agência nacional do cinema, com os tantos projetos absolutamente parados.

Terra arrasada 2
O bloqueio da liberação de recursos tem levado, cada vez mais, produtoras a demitir profissionais. Segundo apuração dessas empresas, há R$ 1,5 bilhão em caixa esperando para entrar na economia brasileira. Complicado ver um mercado que gera mais de 300 mil empregos nessa situação.

A Presepada
A Globo exibe dia 17 de dezembro, como parte de sua programação de fim de ano, o especial “A Presepada”. Segundo a emissora, o elenco e a equipe de produção são compostos por pernambucanos, e conta uma história leve e divertida ambientada na fictícia cidade Belém de Nazaré. No programa, um jovem que, acusado de golpismo e estelionato, teve a sua vida transformada ao fugir da polícia e se passar por um frei em outra cidade.

Troca de esposas
O casal Rafael Ilha e Aline Kezh se prepara para mais um reality show na Record. Depois do “Power Couple”, chegou a vez da nova temporada de “Troca de Esposas”, já em tempo de gravações.

Concluído
O humorista e apresentador Gustavo Mendes fechou mais uma temporada de gravações do programa “Xilindró”, do Multishow. Interpretando nova personagem, a diretora do presídio, Lázara Camburão, ele garantiu muitas risadas nos bastidores dos estúdios, no Rio.

Fininho
A propósito de Gustavo Mendes, ele já eliminou 60 quilos com a cirurgia bariátrica que realizou em agosto do ano passado. “Ficar magro também ajuda na formação de personagens”, comenta o ator, que continua viajando pelo país com o espetáculo “Di Uma Vez Por Todas”.

Esperando

Foto: Divulgação

No SBT, oficialmente, nada se fala sobre segunda temporada do programa “Famílias Frente a Frente”. Agora, se o fator comercial for colocado na balança, e mantidos os atuais patrocinadores, Tiago Abravanel e Endemol Shine já estão garantidos em 2020.

Animal em extinção
Os agentes de atores estão encontrando sérias dificuldades para fechar contratos longos (3 ou 4 anos) com TVs como Globo e Record. São raros os casos de sucesso porque o vínculo a perder de vista deixou de ser interessante para as emissoras. Daí o interesse em manter apenas um número “estratégico” de talentos sob contrato.

Além disso
No campo da dramaturgia, por exemplo, a Globo simplesmente não tem concorrentes no país – e isso não é de hoje. O artista pode ir e voltar, que vai dar na mesma. Um desfalque não irá abalar o seu domínio, uma vez que sua estrutura sempre irá falar mais alto. Veja o caso de Rodrigo Santoro, considerado uma estrela internacional. Quando quer fazer novela ele procura...a Globo. De qualquer forma, é sempre importante também elogiar os esforços de Record e SBT.

Contramão
Olha só que interessante. Enquanto muitos apontam demissões em um ou outro setor da Globo, a equipe do “Se Joga” recebeu reforços recentemente. Existe o claro desejo em colocar o programa no trilho.

Lançamento


Foto: Victor Pollak/TV Globo/Divulgação


Lavínia Vlasak nos bastidores da novela “Bom Sucesso”, da Globo. Nos próximos dias, Natasha, sua personagem, lança livro sobre moda pela editora Prado Monteiro.

Bate – Rebate
A repórter Eleonora Paschoal, experiente e com história em muitas coberturas, mais uma vez foi precisa no acompanhamento do triste caso de Gugu Liberato. Alguém que, sempre que acionada, sabe dignificar a prática do bom jornalismo. Orgulho de você. Ao contrário de outros que, mesmo em ocasiões tão lamentáveis como esta, tentam tirar proveito pessoal da situação. Vergonha. Sobre a Eleonora, já há alguns anos morando nos Estados Unidos, o filho dela, Adriano Santiago, é o seu cinegrafista. No primeiro dia da cobertura, falando com Datena no “Brasil Urgente”, ela se emocionou no ar. Na sua entrada, veio à cabeça que, pelo bem da educação dos filhos, ela largou tudo aqui e foi morar nos Estados Unidos. Na hora, lembrou que, também em relação aos filhos, Gugu deve ter feito o mesmo.

C´est fini
Em relação aos trabalhos de “Amor Sem Igual”, a Record encerrou a primeira etapa de gravações em São Paulo. E detalhe: antes, a ideia era fazer apenas essa “visita”. Agora, existe a possibilidade de o elenco gravar uma vez por mês em São Paulo. Tudo vai depender do orçamento. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.








 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90