11/08/2019 às 08h00min - Atualizada em 11/08/2019 às 08h00min

Lata que vale ouro

TANIA MALAMUD

A Cervejaria Ambev anunciou, na última semana, o início das obras para construção de sua primeira fábrica de latas e a primeira da indústria de bebidas no Brasil. Localizada em Sete Lagoas, ao lado da cervejaria que leva o nome da cidade, a obra será concluída em 2020 e irá abastecer, inicialmente, a demanda das cervejarias de Sete Lagoas e Juatuba, em Minas Gerais, e parte das operações da região Sudeste. Com uma área construída de 45 mil metros quadrados, a nova fábrica abrigará duas linhas de produção de latas, uma linha de produção de tampas e funcionará com energia 100% renovável. O novo investimento vem somar a um histórico de aportes feitos em Minas Gerais. Nos últimos cinco anos, a Cervejaria Ambev destinou R$ 2,2 bilhões ao estado, nas operações que possui em Uberlândia, Juatuba, e Sete Lagoas, além de centros de distribuição em solo mineiro. E, nos próximos três anos, mais de R$ 700 milhões serão dedicados à construção da fábrica de latas e tampas, que permitirá à Cervejaria Ambev levar aos mineiros uma bebida produzida desde a receita até a embalagem 100% em Minas Gerais. “Estamos muito felizes em anunciar o início da construção da primeira fábrica de latas de uma empresa de bebidas do Brasil, que irá abastecer inicialmente as nossas operações do Sudeste. Essa iniciativa vai nos ajudar a entregar o volume crescente no Brasil”, comenta Bernardo Paiva, Presidente da Cervejaria Ambev. A Cervejaria Ambev gera atualmente 98 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em Minas Gerais. No pico do período de obras da nova fábrica, serão criados 600 empregos temporários na região. E, no momento de sua operação, outros 350 empregos entre diretos e indiretos serão gerados.


Bernardo Paiva, Presidente da Cervejaria Ambev
 
...em tempo
No final do ano passado, a Ambev também anunciou a construção de uma usina solar em Uberlândia que vai deve ser inaugurada ainda neste ano. O objetivo é abastecer 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém em Minas Gerais. A usina é o primeiro passo para que, até 2025, todas as operações da Ambev no país utilizem energia de fontes renováveis. A usina solar, composta por 5.340 painéis solares, está sendo instalada no solo da cervejaria, em uma área que compreende 20 mil metros quadrados. A instalação em Uberlândia deve gerar 2 MWp de energia, o suficiente para abastecer 2 mil residências. A energia elétrica gerada será utilizada nos 13 centros de distribuição da Ambev em Minas Gerais, garantindo uma economia de 30% para a companhia. O empreendimento é fruto de uma parceria com a Alexandria, empresa curitibana que investiu R$ 7 milhões no projeto.
 
Novas operações
O BH Shopping está cheio de novidades para os clientes. A gastronomia recebeu reforço internacional, começando por um dos restaurantes mais aguardados em Minas Gerais: Pobre Juan. Inspirado nas típicas casas argentinas, o Pobre Juan é uma das mais conceituadas casas de carnes no país e ficou famoso por sua parrilla premium, cortes de carnes nobres especialmente selecionados, excelência na carta de vinhos e seu ofurô de cervejas. O espaço tem 450 m² e tem capacidade para 130 pessoas. Para os apaixonados por doces portugueses, o Mall trouxe as delícias da padaria B.lem. No cardápio, destaque para o tradicional pastel de nata, cestinho de amêndoas, ovos moles de aveiro. A Jorge Bischoff, uma das marcas mais desejadas e respeitadas no universo de sapatos e bolsas, e a Capodarte, reconhecida pelas bolsas, sapatos e acessórios que combinam toque artesanal único com matérias nobres, retornam ao shopping. A Richards chega com as linhas feminina e masculina. Já a Calvin Klein apresenta as peças que a transformaram em umas das marcas de moda mais importantes e influentes do mercado. Se a busca é exclusividade, estilo e sofisticação em decoração e soluções para a casa, a Tramontina oferece aos clientes solução com propósitos e especificações distintas. Segundo o superintendente do BH Shopping, Felix Diez, o empreendimento, que comemora 40 anos em 2019, está sempre inovando as opções e os atrativos para os clientes. “Investimos em soluções completas para os nossos clientes. Queremos que eles encontrem o que desejam e possam passar bons momentos conosco”, afirma. 


Superintendente do BH Shopping, Felix Diez
 
Inovação que gera prêmio
No último dia 30, a Callink apresentou o case de sucesso ‘Aspect - Workforce Management’ durante o Ace 2019 - Aspect Customer Experience, em Las Vegas. Este evento internacional reúne os principais executivos e parceiros que têm negócios com a Aspect, promovendo discussões sobre a importância da tecnologia para proporcionar uma experiência de sucesso para o cliente. A Callink foi representada pelo diretor comercial, Luciano Silva, e o diretor de Operações, Marcelo Dutra, que fez a apresentação do case. O diretor da iLink, Ricardo Gorski, empresa que é parceira da Callink no desenvolvimento e comercialização de produtos, também participou do evento. A implementação da solução Workforce Management (WFM), foi o objeto do estudo de caso apresentado pela Callink, como explica o diretor de operação. “Implementamos o Workforce Management em março, em substituição à outra ferramenta que usávamos há 13 anos, e já notamos bons resultados. O WFM possui maior aderência, flexibilidade e usabilidade, melhorando as funcionalidades do planejamento e aumentando a produtividade das operações. Os resultados de todo este processo, que tornam o case um sucesso, foram o aumento da produtividade com crescimento de 5% no tempo de conexão por atendente, de 15% no volume de chamadas diárias por PA, 28% na efetividade dos contatos por PA e 26% no RPC”, destaca Marcelo Dutra. O WFM é uma ferramenta utilizada pela equipe de planejamento para fazer o dimensionamento otimizado de operadores de call center.


Ricardo Gorski, Marcelo Dutra e Luciano Silva

Bom trabalho 
O Outback Steakhouse foi selecionado como uma das melhores empresas para se trabalhar na segunda edição do Best Place do Work, ranking do Infojobs que classifica as empresas com base nas avaliações dos usuários na plataforma. Nesta edição foram mais de 4 milhões de comentários analisados no período de janeiro a dezembro de 2018. “Estamos muito felizes com o reconhecimento, nós sempre nos preocupamos em tornar a experiência de trabalho dentro de nossos restaurantes a mais agradável possível. O Outback é uma marca gerida por profissionais que são apaixonados por momentos especiais, por servir bem e encantar cada vez mais seus clientes. O reconhecimento de um ranking que leva em consideração a opinião dos nossos funcionários reafirma que estamos no caminho certo, nossas pessoas são a nossa prioridade”, relata Tatiana Tafuri, diretora de Recursos Humanos da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse. Inspirado na Austrália, o Outback está presente em mais de 22 países entre América, Ásia e Oceania. No Brasil são 99 restaurantes, em 39 cidades e com mais de 10 mil funcionários. Desde que chegou ao Brasil em 1997, a marca é conhecida pelo atendimento descontraído e próximo dos clientes, pelos sabores únicos de cada um de seus pratos e drinks, pela inovação ou pelo ambiente aconchegante.


Tatiana Tafuri, diretora de Recursos Humanos da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse
 
Passa o pano
No dia 21 de setembro, mais de 150 países participarão do World Cleanup Day  (WCD) - Dia Mundial da Limpeza, e neste ano Uberlândia também estará na lista das mais de 600 cidades brasileiras que serão parte desta maratona da limpeza em todo planeta. A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), a Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) se juntaram ao projeto Limpa Brasil - que é o responsável por organizar e coordenar as ações do WCD em todo território nacional, para iniciar a mobilização e criar uma programação para este dia, com o envolvimento de toda a sociedade
 
Mais cuidado
As futuras mamães, e aqueles que estão com bebês de até 24 meses, passam a ter mais uma comodidade no Center Shopping, que a partir deste mês disponibiliza a eles vagas exclusivas de estacionamento nos pisos E1 e E2. As vagas serão sinalizadas com uma figura que simboliza a gestante e uma mãe segurando um bebê, facilitando a identificação dos usuários.

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

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