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28/07/2019 às 08h00min - Atualizada em 28/07/2019 às 08h00min

Radar Diário

TANIA MALAMUD

A locadora de carros Rentcars.com revelou um aumento de 67% nas reservas durante as férias de julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados levam em conta os primeiros dez dias do mês. O número de diárias, por sua vez, registrou um aumento em 68%. Em média, o locatário passa cinco dias em posse do veículo. “Com menos opções e preços mais altos, a migração do avião para as opções de transporte terrestre é inevitável. A locação de veículos já se consolidou como uma opção mais acessível, sobretudo durante as férias de julho, que é um período onde tradicionalmente muitas pessoas costumam programar viagens”, explica Francisco Millarch, CEO da Rentcars.com.

Ainda segundo a empresa, o brasileiro tem optado por fazer mais viagens domésticas. Prova disso é que o número de pessoas que alugam veículos para viagens dentro do país teve um aumento de 89% em relação ao ano passado. Já o número de brasileiros que alugam carros fora do país também apresentou crescimento – 50% – razoavelmente abaixo da demanda doméstica.

Em termos de categoria, o consumidor tem optado pela econômica como preferida. Mas as SUVs também são bem procuradas no período ao lado dos intermediários, standards e compactos. Os modelos que registram o maior número de reservas são Fiat Mobi, seguido por HB20, Jeep Renegade, Ford Ka e Chevrolet Onix. Modelos como Renault Kwid, Gol, Fiat Argo que estavam na lista de mais procurados dos locatários no ano passado, não figuram mais como os preferidos.
 
ROUPA SUJA SE LAVA EM LAVANDERIA
Dados do Sindilav, Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo, estima que cada lavanderia doméstica atende em média 13.500 clientes/ano. Nesse panorama, estão as redes de franquias de lavanderias, em formatos tradicionais ou modelos self service, que oferecem serviços de limpeza que vão desde as roupas do dia a dia a itens de casa, como cortinas e tapetes, e também artigos de bebês, como os carrinhos. O comportamento dos clientes mudou, e os valores dos serviços diante da atual demanda também mudou, há mais promoções e planos por tipo de consumo, o que tornou tudo mais prático e acessível no universo das lavanderias profissionais. Na rede Quality Lavanderia, por exemplo, a quantidade de peças que os clientes lavaram no primeiro trimestre de 2019 cresceu 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E o faturamento neste mesmo período cresceu cerca de 9%.

“Economia de tempo, recursos e de dinheiro é algo fundamental, por isso lavar a roupa em uma lavanderia profissional está se tornando um sinônimo de melhor custo-benefício, desmistificando a ideia de ‘custo extra’ e facilitando a vida de muita gente. Quem antes não via claramente o porquê de lavar roupas em lavanderia, hoje já compreende os benefícios que isso gera”, comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas da rede Quality Lavanderia.

STARTUPS GASTRONÔMICAS


Por meio da Belotur, o Sebrae Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte lançaram desafio para startups interessadas em desenvolver soluções inovadoras para o segmento de gastronomia. As inscrições para a segunda edição do Hackatur, como é conhecida a competição de programação voltada para o setor de turismo, já começaram e vão até hoje, 28 de julho. Podem se inscrever no Hackatur, startups que estejam em fase de operação ou tração, e que sejam formalizadas. O desafio das equipes será o de desenvolver um sistema de tecnologia para web, mobile e hardware direcionado para o segmento gastronômico. As soluções devem atender algumas especificações como: entender os anseios do público-alvo, criar estratégias de relacionamento e de prospecção de novos clientes, promover a sustentabilidade como diferencial dos restaurantes, e ainda, conectar profissionais especializados e qualificados com o setor de alimentação, com o objetivo de reter grandes talentos.

“O Hackatur estimula a criação de novos modelos de negócios e soluções inovadoras que melhoram a interação do setor de alimentação com o consumidor, contribuindo para aumentar a competitividade da cadeia produtiva do turismo na capital mineira”, justifica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.
Mais informações:  https://bit.ly/2LnzoZT
 
GAGA NO MUNDO DA BELEZA


Lady Gaga está lançando sua nova linha de cosméticos, a Haus Laboratories, que será vendida na 
Amazon a partir de setembro. A primeira leva de makes da pop star virá para os lábios, olhos e bochechas e o kit custará em torno de US$ 49 (cerca de R$ 185).

Em entrevista à Business of Fashion, a cantora deixou claro que o objetivo da Haus Laboratories é incentivar a expressão da beleza própria de cada pessoa, sem restrições ou regras. Os produtos são veganos, ou seja, livres de testes em animais e também livres de ingredientes de origem animal.
 
EXPANSÃO DE VISÃO
As Óticas Diniz vêm expandindo em Minas Gerais. A partir deste mês, a rede recebe a primeira loja em Guaxupé, no interior do estado. Atualmente, são mais de 1.000 unidades em todo o país.
 
DIVERSIDADE
O GPA, grupo varejista e de distribuição do país, se uniu a Danone para se tornar o mais novo parceiro da Ser Especial, entidade sem fins lucrativos que atua pela inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade e no mundo do trabalho. A união de forças leva mais de 150 currículos de PCDs à plataforma digital gratuita desenvolvida pela Danone. A plataforma também conta com conteúdos exclusivos informativos que apoiam a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
 
ARAXÁ ABRIGARÁ FÁBRICA CANADENSE
A primeira fábrica de batatas fritas da McCain em solo brasileiro será construída na cidade de Araxá, em Minas Gerais. Com investimento de US$ 100 milhões, a unidade deve entrar em operação em 2021 e promete fortalecer a marca também com exportações para a América Latina.
 
ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
A Rede de Farmácias Pague Menos está investindo em convênios e parcerias com empresas para levar descontos para os clientes e contribuir com a expansão dos negócios. Com essa iniciativa, somente no último ano a Rede aumentou 660% sua base de clientes. São mais de 600 empresas cadastradas e juntos, eles somam mais de 10 milhões de pessoas.
 
SICOOB INAUGURA
A Cooperativa de Crédito de Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo – Sicoob Creditril inaugurou mais um ponto de atendimento em Uberlândia. A nova unidade está localizada no Pátio Sabiá, na Avenida Anselmo Alves dos Santos, no bairro Tibery. Essa é a sexta unidade da Cooperativa em Uberlândia.
 
CANAL EXCLUSIVO
A Callink criou um canal exclusivo denominado ‘Portal de Acompanhamento de Solicitações’. O objetivo é facilitar o acompanhamento às solicitações dos clientes de cartões de crédito de um dos principais bancos do país, realizadas por meio do atendimento via call center.
 
ZARA SUSTENTÁVEL
Até 2025 a Zara quer se tornar totalmente sustentável, desde os materiais até a sua infraestrutura. O objetivo da empresa de fast fashion é usar apenas tecidos reciclados ou orgânicos de algodão, poliéster e linho.
 
LAVA JATO RECUPERA
R$ 67 milhões, este é o valor desviado da Petrobras que estava em contas na Suíça e que a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba recuperou na última semana.
Ao longo de cinco anos de investigações, R$ 13 bilhões desviados já foram recuperados.
 
PERNAMBUCANAS VENDERÁ BELEZA
Na onda das concorrentes Renner e Riachuelo, a varejista Pernambucanas iniciará a venda de produtos de cosméticos Avon em suas lojas, a partir do mês que vem.
A meta é disponibilizar cerca de 400 itens, entre perfumes, produtos para a pele e maquiagem.
 
AMIL VIRTUAL
A operadora de planos de saúde Amil começou a oferecer consulta médica virtual. O atendimento por teleconferência está disponível 24 horas, todos os dias da semana, e terá como foco pacientes com queixas comuns, como gripe, tosse, dor de garganta, dor de barriga, diarreia, náusea, cólica menstrual, alergia, dor de cabeça e costas e ardor nos olhos.


*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

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