Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/06/2019 às 08h00min - Atualizada em 30/06/2019 às 08h00min

Radar Diário

TANIA MALAMUD
CARGA PESADA
Com investimento de R$ 16 milhões, a primeira filial da RTE Rodonaves no Brasil, transportadora de cargas com sede em Ribeirão Preto (SP), já está funcionando no novo espaço em Uberlândia, cerca de quatro vezes maior do que o que existia no bairro Tibery. O novo endereço é às margens da BR-050, em frente ao campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em um novo condomínio logístico desenvolvido pela loteadora ITV Urbanismo. 

O espaço de 20.891 m², com 5 mil m² de área construída, 12 mil m² de pátio, 42 docas e 180 funcionários, permite movimentar 600 toneladas de cargas por dia. Para o presidente da Rodonaves, João Naves, o espaço, agora de mais fácil acesso às rodovias, centro da cidade e aeroporto, é um sonho realizado, depois de 39 anos de história. “Aqui em Uberlândia é a primeira filial que abri, depois da sede em Ribeirão Preto, e era uma promessa devolver toda a confiança que o cliente daqui depositou em mim, desde que eu vinha a pé, fazer visita. É um local muito bacana, tudo que eu sonhava. Espero, em breve, ter mais vizinhos", afirmou João Naves. 

De acordo com o presidente da ITV Urbanismo, Mauro de Freitas Pereira, as obras de urbanização dos terrenos empresariais começaram há exatamente um ano, com a abertura de uma nova marginal às margens da BR-050, rede pluvial enterrada e um bolsão de contenção para receber a água da chuva. “É uma obra nova, mas a ITV começou a atuar aqui desde 1978, quando doou toda a área para a construção da Ceasa, aqui do lado, que foi o primeiro empreendimento aberto nessa região. Depois construímos os bairros Jardim Sucupira, Novo Mundo, os loteamentos Vida Nova, Bem Viver, Reserva dos Ipês e agora essa área empresarial, com mais cinco terrenos à venda”, disse.
 
COM FORÇA TOTAL
A Água de Cheiro, franquia de beleza e perfumaria, tem atingido bons resultados em sua trajetória de retomada do crescimento. No ano passado, a rede inaugurou 32 novas operações e conquistou crescimento de 35% em sua receita. Para este ano, a expectativa é dobrar o faturamento em relação ao ano anterior.

Há, ainda, um trabalho constante para a abertura de 70 novas lojas ao longo de 2019, fazendo a marca ultrapassar o número de 200 pontos de venda em território nacional. Atualmente, a Água de Cheiro conta com mais de 140 unidades, posicionando-se entre as três maiores redes de perfumes e beleza do país.

De acordo com Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro, o principal objetivo da marca é chegar nas grandes capitais e cidades do Brasil através de um crescimento sustentável. “Nosso time de expansão tem trabalhado com foco em multifranqueados, que se interessem em abrir ao menos duas operações. Entendemos que se trata de um perfil estratégico para a rede crescer de forma acelerada e, ao mesmo tempo, segura”, comenta. Em 2016, a marca Água de Cheiro passou a ser propriedade da Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana, e desde então, há um esforço constante para a rede retomar seu crescimento de maneira estratégica. “Nosso trabalho de expansão traz uma forte e importante missão por trás, que guia a Água de Cheiro: transformar a vida do consumidor através do acesso a produtos de qualidade e da valorização da beleza real de cada indivíduo”, finaliza o diretor.



SELO EMPRESA CIDADÃ 2019
Até o dia 15 de julho, empresas com projetos sociais com cunho em áreas que abrangem a qualidade de vida, desenvolvimento humano da comunidade, bem como a preservação do meio ambiente, poderão se inscrever na 13ª edição do Selo Empresa Cidadã 2019. Para orientar os que têm boas ações, mas não tem o projeto e que querem participar, a CDL Uberlândia oferecerá no dia 4 de julho, um workshop técnico gratuito com o tema: ‘Como Elaborar Projetos’. Quem ministrará o curso será a jornalista, que também é membro da comissão julgadora, Adriana Sousa.



De acordo com Adriana, que tem mais de 25 anos de experiência em comunicação organizacional, o objetivo do workshop é contribuir com os que querem participar. “Há três anos avalio projetos do Selo e o que reparo é que existem cases muito bons  e projetos  relevantes para a sociedade que são inscritos inadequadamente. Por isso, o foco é explicar cada campo que tem que ser preenchido e como deve ser preenchido. Minha proposta é ir além, eu vou tratar de como escrever, como expressar com mais clareza e objetividade, ensinar a contar história que tenha cadência para permitir que o avaliador seja mais assertivo ao selecionar os projetos”, disse.

A premiação é concedida pela CDL Uberlândia em parceria com a Fundação CDL e Câmara Municipal de Uberlândia a cada dois anos. 

Empesas ou instituições do terceiro setor poderão inscrever mais de um projeto desde que preencham um roteiro para cada iniciativa e atendam aos requisitos básicos, que estão descritos no site do Selo. Todas as empresas concorrerão ao Selo Empresa Cidadã e as entidades do terceiro Setor ao Selo Excelência Cidadã.  

Os projetos serão avaliados em julho e os vencedores receberão o reconhecimento em evento solene  em outubro de 2019 em três categorias: Empresa Cidadã, Excelência Cidadã e Cidadão Benemérito. Para participar do workshop ou inscrever um projeto acesso o site: 
www.cdludi.org.br.
 
ACIUB MULHER REALIZA 14º ALMOÇO
O ‘Futuro Econômico de Uberlândia’ na visão de empresários, poder público e entidades, tendo como referência aprendizados, reflexões e expectativas. Este será o tema de mais uma edição do Almoço Empresarial promovido pelo Aciub Mulher no dia 4 de julho, às 11h30, no restaurante Famiglia Crosara, no Uberlândia Shopping.

A 14ª edição do almoço faz parte das atividades do Aciub Mulher, com o objetivo de busca novos conhecimentos, compartilhar experiências, networking e possibilidade de novos caminhos, parcerias e negócios. Para esta edição, estão confirmadas as participações da empresária Marielle Vilela, da Lela Acessórios, Luiz Alberto Garcia, presidente do conselho de administração do Grupo Algar, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo, Raphael Leles, que farão uma análise dos cenários econômicos do passado, presente e tendências para o futuro.

A presidente do Aciub Mulher, Tomaídes Rosa, salienta como é importante conhecer as tendências econômicas para o município e como isso influencia nos negócios. “Estamos em um momento de transformações e o futuro será reflexo de nossas escolhas e decisões. Para tentar compreender o antes, o hoje e o amanhã, reuniremos representantes do empresariado, Coden Uberlândia 2100 e Poder Público neste encontro e bate-papo que antecede o almoço. Nosso propósito é contribuir para conhecimentos e geração de relacionamentos que podem gerar bons negócios e perspectivas”, explica.



Os convites para o evento podem ser adquiridos diretamente com as conselheiras do Aciub Mulher, ou na sede da Aciub, das 14h às 18h. As vagas são limitadas.

O investimento para participar do Almoço Empresarial do Aciub Mulher é de R$ 80,00. Para mais informações sobre o evento e o Conselho basta entrar em contato com a Aciub pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail 
[email protected].
 
EM ALTA VELOCIDADE
Nesta semana, a Movida ultrapassou 100 mil veículos em sua frota.
Desde 2013, o número de carros da frota da locadora cresceu 4.167% e se diversificou bastante, somando mais de 100 modelos atualmente.
 
INOVA UBERLÂNDIA
Foi sancionada a lei que atualiza a legislação municipal que instituiu em 2017 o programa “Inova Uberlândia” e criou o Polo Tecnológico Sul. Com as adequações, aprovadas pela Câmara Municipal, a Prefeitura de Uberlândia avança nas políticas voltadas para empresas de base tecnológica.


TENDÊNCIA
A carne vegetal e a produção de alimentos em laboratório são as principais tendências de mercado. De acordo com levantamento de uma empresa brasileira, existem cerca de 80 startups voltadas para a pecuária no país e a maioria delas se dedica a resolver problemas de gestão e monitoramento animal, sendo que a inovação é a principal aposta quando se trata de formas de produção de alimentos, como carnes e leite.
 
PARTAGE NA ABF 2019
A Partage Shopping participará da ABF 2019, que será realizada de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com 9 empreendimentos no portfólio, a empresa investe na abertura e expansão de franquias de diversos segmentos.
 
POBRE GAROTO RICO 
Neymar é o 3º atleta mais bem pago do mundo no ranking geral da Forbes dos 
Atletas Mais Bem Pagos do Mundo em 2019, com salário/bônus estimado em US$ 75 milhões e patrocínio de US$ 30 milhões (total de US$105 milhões), atrás de Cristiano Ronaldo, na segunda posição (US$ 109 milhões), e Lionel Messi, na primeira (US$ 127 milhões).
 
PÉ FRIO
O Grupo calçadista Paquetá, das marcas Ortopé, Capodarte e Dumont, entrou com pedido de recuperação judicial. O valor da dívida é R$ 638,5 milhões.
 
GIRAFFAS VEGANO
O Giraffas acaba de lançar em seu cardápio cinco novas opções voltadas às pessoas que não comem carne.
 
PESSIMISMO
A Volkswagen e a GM não andam nada otimistas com suas exportações. Em evento recente, executivos das montadoras sinalizaram que as vendas ao exterior devem somar menos de 500 mil unidades neste ano, abaixo das 555 mil unidades projetadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Isso significa uma queda de 6,8% em relação ao volume de 2018. O principal motivo do pessimismo é a crise da Argentina, maior destino das exportações brasileiras. A piora econômica no país vizinho tem se prolongado por mais tempo do que o setor imaginava.
 
MARCA COMUM
Depois de tentar provar que o uso das três faixas paralelas havia recebido um caráter distintivo na Europa, fazendo com que os consumidores associassem o padrão à marca, e assim também seriam capazes de diferenciar os produtos Adidas em meio a outros, a marca acabou perdendo o direito à exclusividade no uso do logotipo listrado na Europa. A decisão veio do Tribunal Geral da União Europeia que considerou as listras paralelas como "uma marca comum".
 
BRINCADEIRA DE GENTE GRANDE
O filme Toy Story 4 rendeu US$ 238 milhões mundialmente, tornando-se a maior estreia para uma animação da história.
 
ALTA
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, os shopping centers brasileiros registraram alta de 8,2% nas vendas durante a semana que antecede o Dia dos Namorados, entre 6 e 12 de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é maior do que a expectativa anunciada pelo setor, de 6%.
 
DEPOIS DO ACONTECIMENTO...
Até 2023, a Vale vai investir R$ 1,8 bilhão para garantir a segurança de estruturas remanescentes da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
 
DESTINO
O Ministério do Turismo lançou uma pesquisa inédita que aponta as dez cidades mais buscadas pelos brasileiros para viagens nacionais nos meses de junho e julho desse ano. Na lista, encabeçada por Fortaleza (CE), despontam Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP). Participaram da pesquisa mais de 2 mil agências de viagem do país.
A pesquisa do MTur também mostra quem são os públicos que mais procuram por esses destinos. Em primeiro lugar estão os casais com filhos, que correspondem a 37% dos entrevistados. Em seguida estão os casais, com 22%, e em terceiro viagens em família, com 21%.


AS MAIS CONSUMIDAS
De acordo com o ranking Brand Footprint, levantamento elaborado pela empresa de pesquisa Kantar, as três marcas preferidas pelos brasileiros de todas as classes sociais são: Colgate, Ypê e Coca-Cola. As três figuram na lista das cinco marcas mais consumidas das classes AB, C e DE em 2018.


*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90