Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/06/2019 às 08h54min - Atualizada em 07/06/2019 às 08h54min

Empreendedorismo e inovação

MARIANA SEGALA
Um centro para inovar
Nos próximos meses, Uberlândia vai ganhar um novo centro de inovação. Batizado MTI – sigla para Minas Tecnologia e Inovação – ele será acomodado no prédio da antiga Construtora Centro Oeste (CCO), na esquina da Avenida Floriano Peixoto com a Rua Tupaciguara. O objetivo do empreendimento é fomentar o ecossistema de inovação da cidade, colocando em contato profissionais de tecnologia, startups, empresas estabelecidas, entidades e possíveis investidores. No prédio, de três andares, haverá espaço para empresas de portes variados se instalarem. No primeiro pavimento, um coworking gratuito abrigará equipes com ideias em estágio inicial de desenvolvimento. No segundo, até 12 startups já estruturadas poderão se instalar. O terceiro será reservado para três âncoras – e pelo menos uma empresa de tecnologia local já está com a mudança acertada para o novo endereço.
 
Investimento novo...
À frente da empreitada estão Robson Xavier, sócio da Zillion Tecnologia, e Fábio Raffael Felice, professor dos cursos de engenharia da UNA. Eles foram convidados pela Maika Empreendimentos, responsável pelo investimento, para desenvolver o projeto. O centro, aliás, terá a conformação jurídica de um instituto de ciência e tecnologia (ICT) privado. A estrutura é a mesma escolhida pela Algar Telecom, por exemplo, para criar o Brain, seu centro de inovação na Granja Marileusa.
 
...no legado do setor
Para colocar a ideia de pé, a I9 – associação de empresas de tecnologia de Uberlândia – foi resgatada. A entidade estava inoperante desde o fim do ano passado. Em uma assembleia no dia 28 de maio, os membros concordaram em reabri-la, mas com um novo formato de atuação. Segundo ficou acordado, o objeto social da I9 – e possivelmente até a sua marca – serão alterados para que ela possa abrigar o MTI. No lugar do modelo associativista, em que a manutenção das atividades depende das contribuições dos associados, entrará em cena outro tipo de entidade sem fins lucrativos. “É uma maneira de preservar o legado da I9 e de prestigiar o ecossistema de inovação de Uberlândia”, diz Xavier.
 
Procura-se gente...
As empresas de tecnologia de Uberlândia tinham mais de 200 vagas de trabalho abertas na última semana. O levantamento é da Comunidade TI Uberlândia, que compila oportunidades de emprego no setor na cidade.
 
...e às vezes, encontra-se
Analistas de sistema estiveram entre as dez funções com maior saldo de contratações (admissões menos demissões) em Uberlândia no primeiro quadrimestre do ano. O salário médio dos profissionais contratados no período, segundo os dados compilados pelo Ministério do Trabalho, é de cerca de R$ 3.500.

Férias produtivas
Falando em vagas, o Brain abriu um programa de estágio de férias não remunerado. Podem participar universitários de qualquer área, a partir do quarto período do curso. É preciso ter disponibilidade de 30 horas semanais entre julho e agosto. Nove universitários serão selecionados. No primeiro mês, participarão de workshop sobre metodologias ágeis e outros temas. No segundo, desenvolverão uma solução com base no que aprenderam – as melhores serão premiadas. As inscrições (
https://brain.gupy.io/) encerram hoje.
 
Bichinhos bem tratados
A Zenpet, empresa de Uberlândia focada no mercado pet, foi listada em um levantamento do portal Contxto sobre startups brasileiras dedicadas ao segmento de hardware – ou seja, de equipamentos. Fundada por Jefferson Magalhães, a Zenpet desenvolve tecnologias para controle de alimentação e gestão nutricional de animais de estimação. Entre seus produtos que devem ir a mercado em breve está o Zenpet Feeder, um alimentador que permite aos donos dosar a liberação de ração e água para os bichinhos por meio de um aplicativo de smartphone. O Contxto é um portal de notícias sobre tecnologia e empreendedorismo baseado no México.



*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90