Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/05/2019 às 09h30min - Atualizada em 19/05/2019 às 09h30min

E-commerce fatura r$ 2,2 bilhões no dia das mães

TANIA MALAMUD
Ana Szasz, head da Ebit|Nielsen | Foto: Divulgação
O e-commerce faturou R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães em 2019, alta nominal de 5% na comparação ante ao mesmo período do ano anterior, aponta a Ebit|Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

O número de pedidos aumentou 20%, para 5,5 milhões, enquanto o tíquete médio registrou retração de 12%, para R$ 402. O levantamento compreende as compras realizadas entre os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019. "Podemos observar com os resultados que, apesar de maior participação online, os brasileiros estão mais cautelosos nos gastos. Eles procuram manter o orçamento livre de dívidas, deixando para desembolsar mais nas vésperas da data, após pagamento das contas. Não podemos dizer que esse é um comportamento definitivo, mas um indicador, que será confirmado ou não no decorrer do ano. A dica para os varejistas é se preparar para atender de forma criativa essa demanda de última hora no mundo online-conectado”, diz Ana Szasz, head da Ebit|Nielsen.

De acordo com estimativas da Ebit|Nielsen, o período do Dia das Mães pode corresponder a 3,6% dos R$ 61,2 bilhões previstos em faturamento pelo e-commerce em 2019, sendo a segunda data comemorativa mais importante para o calendário do varejo nacional (perde apenas para Natal, que compreende Black Friday).

Moda e Acessórios, Perfumaria e Cosméticos e Casa & Decoração foram as categorias mais compradas com a intenção de presentear. O ranking do faturamento, por sua vez, foi liderado por Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares e Casa & Decoração.

VISITA ON THE ROCKS
Para os brasileiros apaixonados por whiskey, uma ótima notícia: a Jack Daniel´s traz ao Brasil seu Master Distiller Jeff Arnett, que vem supervisionando desde 2008 o processo de elaboração do icônico whiskey, que é feito há mais 150 anos na mesma destilaria. Jeff está vindo diretamente de Lynchburg, Tennessee, onde cada gota de Jack Daniel’s Tennessee Whiskey é produzida. Arnett é o nome por trás do rigoroso controle de qualidade do portfólio da marca. Ele desembarca no país hoje para uma estadia de três dias que conta com uma agenda intensa de atividades junto a influenciadores, parceiros e colaboradores.

O crescimento do mercado de destilados premium no Brasil foi um dos fatores que motivaram a Jack Daniel´s a concretizar a visita de Arnett. O Brasil é o 8º maior mercado para a Jack Daniel´s globalmente e o país onde a marca vem crescendo consistentemente nos últimos 05/10 anos. Para a Brown-Forman Brasil, proprietária da famosa marca de whiskey, o aumento acelerado do consumo da bebida também é motivo de celebração, favorecendo o destaque do Brasil no cenário mundial.


Foto: Divulgação

Jeff Arnett chega para ver de perto todo esse potencial. A programação do expert inclui encontros e degustações guiadas exclusivas, reforçando, claro, a história centenária do autêntico whiskey e seu processo de elaboração. Responsável por todo o portfólio da marca - o qual contempla os sofisticados Gentleman Jack e Single Barrel e as versões Jack Daniel’s Honey e Jack Daniel’s Fire, além do tradicional Old No.7 –, Arnett também fez parte do processo criativo de Honey, Fire e Rye (este último ainda sem venda no Brasil).

Desde que assumiu o cargo, em 2008, Jeff vem aprimorando os trabalhos na destilaria, que acumula um histórico de mais de 150 anos de processo artesanal. A inédita visita do Master Distiller promete desvendar, em solo brasileiro, estes e outros segredos de sucesso da mais icônica marca de whiskey do mundo.
 
LANÇAMENTO DE LUXO

Foto: Divulgação


A Altti e a Áquila Participações, construtora de Belo Horizonte, lançará o Edifício Innovatti Center, no Granja Marileusa. O empreendimento corporativo contará com 18 andares, 196 salas corporativas, estacionamento, bicicletário, auditório e salas de reuniões de uso comum. O investimento previsto é de R$ 45 milhões e a previsão para o início das obras é o primeiro trimestre de 2020 e o término, no primeiro trimestre de 2023.
 
AZEITADA

Foto: Divulgação


A marca de azeite português Andorinha, que é líder do mercado brasileiro, pretende fazer fortes investimentos nas áreas de marketing e comercial, além de apoio a vendas, onde a empresa conta hoje com vinte pessoas.

Em 2018, o crescimento da empresa foi de 45%, acima do mercado brasileiro, que avançou em torno de 34%. No primeiro quadrimestre de 2019, que incluiu a Páscoa, data de alta do consumo do azeite de oliva, a marca cresceu 20% e a meta é crescer 20% ao ano em 2019 e 2020. “Ainda existe um grande potencial de consumo de azeite de oliva no Brasil e os brasileiros valorizam as marcas portuguesas”, afirma Jorge de Melo, CEO da Sovena, dona do Azeite Andorinha.

O mercado de azeite de oliva no Brasil, não considerando o composto, é de 75 milhões de litros, o equivalente a US$ 380 milhões ao ano.
 
LUZ, CÂMERA, AÇÃO 
A Gravaton Produtora acaba de comemorar um ano de mercado. Com uma nova proposta de atuação para captação de imagens, som, edição e finalização, executando produções comerciais, institucionais, documentários, vídeos corporativos, gravações de clip, DVDs, dentre outros, chega em seu primeiro ano com muitos trabalhos realizados para todo o Brasil. A Gravaton, que investiu pesado em uma estrutura diferenciada, tem levado o nome da cidade para os grandes centros do País, surpreendendo clientes com o investimento feito no espaço de 5 mil m². 


Foto: Divulgação

Localizada na região Oeste de Uberlândia, a produtora, idealizada pelo diretor de cena, Heberton Alves, disponibiliza estúdios externo e interno com tratamento termo acústico, sistema de ar condicionado com baixo nível de ruídos, fundo infinito em formato de “U” e uma potência de 60.000 W. Conjugado ao estúdio, um camarim climatizado de nível profissional fica à disposição dos clientes. A estrutura técnica conta com câmeras de captação em 4.6K com ótico de cinema, conjuntos de luzes e áudios profissionais, ilhas de edições, ilhas de áudio e áreas externas para captação. 
 
INVESTIMENTO
O grupo Bahamas oficializou a abertura de três novas unidades da rede no município. Apenas nos processos de aquisições, obras e implantação, serão injetados R$ 33 milhões na economia municipal.

CARTEIRA ASSINADA
De acordo com a Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a indústria paulista gerou 9,5 mil vagas de emprego no mês de abril. Isso se traduz em 21,5 mil novas vagas criadas no ano.

PETRÓPOLIS DÁ O PONTAPÉ
Em Uberaba, o alvará de construção e licença ambiental para a cervejaria Petrópolis foi liberado. O Sine Municipal informou que estão abertas 255 vagas para trabalhadores na construção das obras da cervejaria.

A previsão é de que as operações da fábrica comecem no primeiro semestre de 2020.
 
RECORDE
Nesta semana inaugurou oficialmente, no Planalto Center, a academia Biotech.

Das cinco unidades da marca, duas em Uberlândia e três em Uberaba, esta é a que bateu recorde de matrícula no primeiro mês de abertura: já são mil alunos frequentando o espaço de 1.000 m².
 
HAMBÚRGUER E PIZZA
Ainda no Planalto Center, inaugurou também nesta semana a Don, primeira lanchonete da cidade que oferece hambúrguer e pizza em um só lugar.
 
MAIS SEGURANÇA
A 99, aplicativo de transporte urbano, lançou, para 100% dos motoristas, uma ferramenta de reconhecimento facial para aumentar ainda mais a segurança das corridas da plataforma. O sistema identifica automaticamente o rosto dos condutores antes de eles se conectarem ao app.

A 99 realiza o procedimento através de uma parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), validando automaticamente a imagem coletada durante o reconhecimento facial com a foto armazenada no banco de dados do órgão.
 
CRÉDITO RURAL
A Caixa tem disponível, para o ano safra 2018/2019, R$ 1 bilhão para linha de crédito rural do PRONAMP, destinada ao médio produtor rural. O financiamento tem limite de até R$ 1,5 milhão por ano safra, taxa de juros de 6% a.a. e prazo de até 12 meses. As condições são válidas até o encerramento do ano safra vigente, que ocorre no mês de junho de 2019, em todas as mais de 1.700 agências da Caixa habilitadas a atuar com o crédito rural.
 
POUSO FORÇADO
Informações do SNA, Sindicato Nacional dos Aeronautas, apontaram que as demissões na Avianca devem chegar a 900 pilotos e comissários de bordo só nesta semana.
 
FRANQUIA POSITIVA
Segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias teve faturamento de R$ 41,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um avanço de 7% ante o mesmo período do ano passado.
 
AGENDA
No dia 29 de maio, às 7h45, a CDL Uberlândia realiza mais uma edição do Café Empreendedor. A diretora da Rota Acessível, Glayce Mara de Almeida, ministrará palestra sobre Regularização de Imóveis – Acessibilidade. O objetivo é orientar empresários sobre reformas e/ou novas construções, que visam atender a adaptação de espaços públicos ou privados, tornando-os acessíveis, conforme as normas e leis de acessibilidade vigentes no país. As inscrições para a palestra gratuita podem ser feitas no endereço www.sympla.com.br/cafe-empreendedor---rota-acessivel__519275.
 
E no dia 30 de maio, a partir das 17h, a CDL Uberlândia também realizará a Feira de Oportunidades, voltada para associados de vários segmentos que terão a chance de trocar ideias, conhecer produtos e serviços e divulgar suas marcas. Na CDL Convenções e Eventos.
 
*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90