Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/05/2019 às 16h00min - Atualizada em 11/05/2019 às 16h00min

A arte de ser enfermeiro

CONRADO AUGUSTO | ENFERMEIRO
Nesse dia 12 de Maio, dia internacional da Enfermagem, presto uma homenagem a aqueles que assim como eu, fazem da arte do cuidar um ofício diário!
 
A Arte de Ser Enfermeiro
 
“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”
 
Dessa forma temos uma das mais completas e famosas definições da profissão que escolhemos, escrita por Florence Nightingale. Florence definiu a Enfermagem como uma arte... a arte e a ciência milenar de cuidar do outro. Muitos de nós nos perguntamos durante nossa caminhada, do que faz essa arte ser tão especial? Para entender, comparemos esta, com outra arte talvez tão antiga quanto a da Enfermagem... A Arte do Circo!
 
Maquiagem, roupa adequada, sapato confortável no pé e concentração na cabeça... A Bailarina se prepara para mais uma apresentação, o Enfermeiro para mais um dia de trabalho.

O Mágico prepara sua cartola, seu baralho, e seus truques, enquanto o Enfermeiro prepara seu jaleco, seu estetoscópio e seu conhecimento...  É preciso estar muito bem treinado e ciente da responsabilidade, pois ambos profissionais sabem que apenas um pequeno deslize e toda a magia e encanto do seu trabalho pode ser perdida... 

Bolas, arcos e garrafas... O malabarista corre de um lado, corre de outro, se estica todo... A técnica deve ser perfeita e nenhum objeto lançado pode cair no chão... E quem disse que o Enfermeiro também não é malabarista? É um malabarista herói! Suas preocupações e correrias são para garantir o bem mais precioso que temos... A Vida!
 
Por fim, a principal estrela, o chefe do picadeiro... O Palhaço! Roupa colorida, cabelo bagunçado e tinta no rosto... com o seu nariz vermelho e o sorriso sempre presente ele se transforma para transformar! Sempre com um truque escondido, ele faz a plateia vibrar, devolve o sorriso ao menino e a alegria ao seu lar.



Enfermeiro anda sorrindo, cheio de truques para resolver os problemas de saúde do cotidiano... É mais ou menos assim, surge um problema ou uma situação delicada, o enfermeiro junta seu conhecimento com sua agilidade, resolve... e sorri! Quanta semelhança não?!
 
Enfermeiro, Mágico, Enfermeiro, Bailarino, Enfermeiro, Malabarista, Enfermeiro, Palhaço, Enfermeiro, Músico, Enfermeiro, Pintor, Enfermeiro, Escultor, Enfermeiro, Enfermeiro Enfermeiro...
 
Quantas outras artes? Quantos outros Enfermeiros disfarçados de artistas existem por aí? Ou seriam artistas disfarçados de Enfermeiros? Inúmeros, incontáveis.
 
Que me desculpe os demais artistas e suas artes... Mas sabe o que faz da Enfermagem ser a mais bela de todas as artes? É simples... A ciência da nossa arte estuda e cuida daquilo que é mais nobre e mais precioso... Da alegria do nascimento ao cuidado do último momento, nós, Enfermeiros, somos responsáveis pelo espetáculo mais perfeito que existe... O Espetáculo da Vida!!!
 
Prof. Me. Conrado Augusto
Enfermeiro
COREN MG 304.718



Todo conteúdo publicado nesta página é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do jornal.
 
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90