Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2019 às 09h13min - Atualizada em 17/01/2019 às 09h13min

Muito prazer, sou autista. Meus movimentos te incomodam?

CERNE - CENTRO DE EXCELÊNCIA EM RECUPERAÇÃO NEUROLÓGICA
A campanha #Esefosseseufilho corre nas redes sociais com relatos de pais de autistas que sofrem preconceito, especialmente nos dias em que o filho não está tão bem e se manifesta com gritos e movimentos agitados. A campanha inclui a interpretação por parte de atrizes de alguns desses relatos, como a da mãe que estava no elevador quando o filho começou a balançar o corpo e mexer as mãos. Outra criança que estava no local perguntou o que ele tinha, ao que sua mãe respondeu: “Não sei, filha, ele deve ter algum problema. Não chega perto, não.” A mãe até desceu no andar errado, de tão chateada, e pergunta: “E se fosse seu filho, como você se sentiria?”

Além de sofrer preconceito, a pessoa que apresenta movimentos repetitivos muitas vezes é contida, reprimida. Mas esses hábitos podem ser benéficos para momentos de ansiedade, ajudando o paciente a liberar tensão, organizar informações do ambiente e sentir-se mais calmo.

As estereotipias, como são chamados esses movimentos, se apresentam normalmente nos Transtornos do Espectro Autista (TEA) e síndromes como a de Tourette, manifestando balanço do corpo, da mão, movimentos da boca, entre outros.

“O movimento repetitivo chama muito a atenção, mas também são classificados como estereotipias falas e tipos de linguagem muito excêntricos para a idade e contexto ou até mesmo rotinas muito rígidas”, exemplifica a psicóloga Giulianna Kume, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE).
As estereotipias voltadas à linguagem são denominadas ecolalias, e se referem às palavras ou frases repetidas e, muitas vezes, desconectadas da situação. Essas repetições podem ser imediatas, logo após o paciente ter ouvido aquela informação, ou tardia, quando se refere a situações ouvidas anteriormente. “O autista geralmente fala ou canta coisas que ouviu, mas fora do contexto”, explica a psicóloga.

Em muitos casos, esses são movimentos autorregulatórios, ou seja, uma forma pela qual a pessoa se organiza. E é preciso ter cuidado ao avaliar a necessidade de conter esse hábito. “Muitas vezes não é legal interromper, pois a pessoa irá sentir isso como uma punição. Por exemplo, segurar a mão que ela está balançando”, alerta Giulianna.

E quando esses movimentos repetitivos precisam ser tratados? Quando eles atrapalham a vida da pessoa, trazendo prejuízo ou quando sua vida está sendo colocada em risco. Muitas vezes, basta dar um direcionamento a esse hábito, já que costuma ocorrer quando a pessoa está ociosa ou ansiosa, e desaparecer num momento de engajamento em atividades. “É preciso identificar a função desse movimento, em que contexto ele mais acontece e tentar interferir em sua motivação, ou mesmo redirecionar o ato para algo mais funcional”, explica Giulianna.

Esses comportamentos, além de repetitivos, tendem a ser rígidos e invariáveis, ocorrendo em situações inapropriadas. “A Análise do Comportamento Aplicada atua ampliando os repertórios de comportamento e intervindo em variáveis que o tornam mais provável de ocorrer”, complementa a psicóloga.
Por exemplo, gritos altos podem ser trocados por falas mais aceitáveis socialmente. Em alguns casos, a criança com movimentos dessa natureza perde oportunidades de aprendizado. Nesses casos, é possível buscar a redução da ocorrência. Vale destacar que é a partir dos dois anos que surgem essas manifestações.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90