Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2019 às 08h53min - Atualizada em 07/01/2019 às 08h53min

E as promessas de ano novo? Dá tempo!

KELLY BASTOS (DUDI)
Já estamos em 6  de janeiro. Semana passada  foi dia 31, não é mesmo? Brinde pra cá, brinde pra lá!  Aí, você pode pensar: e as minhas promessas que fiz para 2017? 2018?  O ano acabou e ...?

Conselhinho ...

Deletar  todas as suas promessas dos anos anteriores e tentar fazer uma lista totalmente nova (se você ainda não fez, está em tempo) ou prometer apenas uma coisa e se dedicar a ela podem ser boas opções. Porque, entra ano e sai ano e as promessas parecem ser sempre as mesmas, não é verdade? Já reparou nisso? Uma das formas de mudar um pouco esse padrão e tentar realmente seguir e levar adiante essas promessas ou decisões de mudança de vida é procurando ideias que realmente tenham um significado pessoal e que não sejam baseadas em expectativas da sociedade ou do seu círculo social. Por exemplo, muita gente promete emagrecer, mas será que essa é uma decisão pessoal ou somente uma promessa para agradar os outros ou seguir um padrão? Será que isso é realmente o que você quer? Por que será que tem falhado em cumprir com essa promessa? É muito mais difícil cumprir decisões que não são coisas que nosso coração realmente quer. Mas quando tomamos decisões por conta própria e nos dedicamos de verdade, tudo se torna possível. Por isso, que tal mudar um pouquinho as suas promessas? Vamos lá? Bora fazer a lista?

1. Escolha algo para parar de fazer nesse novo ano - Em vez de adicionar mais uma atividade para fazer agora em 2019, que tal retirar uma e focar com mais qualidade nas outras? Talvez isso seja exatamente o que você precisa deslanchar nas suas atividades.

2. Dê uma trégua para as pessoas -  Muitas vezes a gente quer ajudar e acabamos sendo muito “duros” com as pessoas com quem nos preocupamos, mas às vezes é bom dar uma trégua, criticar menos e deixar a pessoa fazer o que acha melhor. Isso também vale para inimizades e rancores. É hora de deixar isso de lado e focar em coisas boas.

3. Reconheça as coisas que as pessoas fazem no seu dia a dia - Agradeça pelo almoço que sua mãe fez, pela carona que seu irmão te deu, por aquele favor enorme que sua amiga fez e não pediu nada em troca, agradeça ao caixa do mercado pelo atendimento, agradeça a quem te der passagem no trânsito. Essas pequenas atitudes vão dar ainda mais energia para o seu Ano Novo.

4. Aprimorar-se em algo que você já sabe fazer - Se você já sabe tocar um instrumento, por exemplo, que tal investir em elevar seu nível de conhecimento nele? Praticar mais, estudar mais? A ideia vale para qualquer atividade. Natação, automaquiagem, um idioma, enfim, invista em algo que você já conhece, mas tem a possibilidade de melhorar ainda mais.
 
5. Não ser “espertão” e passar por cima de leis e pessoas -  Essa é uma promessa muito importante e que pode mudar a vida de muita gente. Muitas vezes parece que a única forma de conseguir as coisas é sendo o esperto, aquela pessoa cheia de truques para chegar primeiro em qualquer coisa, mas isso é uma atitude realmente nobre? Não seria melhor ser verdadeiro, honesto e seguir as leis e regras como todo mundo? Por exemplo, não usar o caixa preferencial se você realmente não faz parte do grupo que tem direito a usá-lo. Reflita sobre isso.

6. Ouvir para entender e não apenas responder  -  Geralmente a gente ouve o que o outro tem a dizer apenas para poder respondê-lo, já até mesmo tendo a resposta até antes de ouvir o que a pessoa vai dizer. Mas, e se em vez disso, a gente realmente ouvisse o que a pessoa está dizendo e tentasse entender e não só reagir?

7. Não ser irresponsável com seus gastos -  Quer começar esse ano bem? Ainda dá tempo. Então já comece sendo mais responsável com a forma com que gasta o seu dinheiro. Não gaste mais do que tem, poupe pelo menos uma parte do que ganha e evite fazer compras parceladas – principalmente itens que não são de grande necessidade, como roupas da moda do momento.

8. Parar de se importar tanto com aparência e bens materiais - E se você se deixar se soltar um pouco do status e curtir a vida sem se preocupar tanto com aparência, carros, roupas, etc? Quando você foca nisso, nada parece ser suficiente. Sempre haverá alguém que tem mais, que mostra mais. Não vale a pena investir apenas em status. Curta sua vida e se deixe levar.

9. Prometer menos, fazer  mais - Apesar de ser uma ideia um pouco irônica para uma lista de sugestões de promessas, ela realmente faz sentido e é importante. Em vez de dizer “vou fazer isso”, que é uma frase que gera muita ansiedade e expectativas, apenas vá e faça. Não fale para ninguém, não precisa prometer nem pra si mesmo. Apenas faça.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90