24/09/2018 às 09h51min - Atualizada em 24/09/2018 às 09h51min

Radar diário

TANIA MALAMUD
WI-FI INTELIGENTE | FOTO 01
 
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, acaba de lançar o SmartFi Pro, gestão de tecnologia moderna de conexão sem fio de rede Wi-Fi, que permite conhecer seus usuários apenas por meio dos dados públicos disponibilizados nas mídias sociais. A solução é o primeiro produto desenvolvido pelo Brain – Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom - e será o novo item do portfólio da empresa.  “Queremos proporcionar ao mercado ofertas cada vez mais assertivas e inovadoras, e o SmartFi Pro é um exemplo disso. Esse lançamento, além de impactar positivamente nos resultados de negócios dos nossos clientes com a rentabilização do Wi-Fi, ajuda a melhorar a experiência de seus consumidores, que cada vez mais demandam por produtos e serviços personalizados”, declara o diretor vice-presidente de Negócios da Algar Telecom, Márcio Estefan.


Márcio Estefan, diretor vice-presidente de negócios da Algar Telecom.
 
PRIMEIRA TURMA
 
A Uniube acaba de abrir a primeira turma de especialização em Engenharia Clínica. O curso é voltado para profissionais de qualquer campo da engenharia, que atuam ou tenham interesse na área. No novo curso de especialização da Uniube, o aluno terá disciplinas sobre instalações hospitalares, anatomia e fisiologia humana, instrumentação biomédica, equipamentos de imagem e de diagnóstico, gestão de resíduos hospitalares, gases medicinais e refrigeração.
De acordo com a professora Mariana Cardoso, coordenadora do curso em Uberlândia, a especialização do engenheiro para trabalhar no âmbito da saúde é essencial para a melhor utilização dos recursos hospitalares, para a otimização dos serviços de manutenção e das tecnologias aplicadas e, consequentemente, pode levar à melhoria da qualidade dos serviços de saúde. “O hospital envolve conhecimentos de todas as áreas da engenharia e, muitas vezes, outros profissionais sem a qualificação adequada atuam no setor de engenharia clínica, impedindo o melhor desenvolvimento dos processos tecnológicos hospitalares. Não só os profissionais da saúde, mas também os engenheiros, são fundamentais para a melhoria dos serviços de saúde no país", declara Mariana.


Mariana Cardoso
 
PEIXE DO ALASCA EM ASCENSÃO
 
Responsável pela promoção da indústria pesqueira do estado norte-americano do Alasca, a agência governamental Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI Brasil), comemora o crescimento no consumo e representatividade dos peixes do Alasca no mercado brasileiro. Houve registros de aumento de 30% no consumo de pescado nas edições da Semana do Peixes. As cinco espécies de Salmão Selvagem do Alasca (Real, Vermelho, Prateado, Keta e Rosa), o Cod do Alasca (espécie Gadusmacrocephalus), a Polaca do Alasca, o Halibut (em português, Alabote do Alasca), as diversas espécies de peixes Solha e o Black Cod ou Guindara do Alasca, fazem parte de um seleto grupo de frutos do mar e peixes selvagens de muito prestígio no mercado gastronomico. “Estamos confiantes, afinal é um trabalho de pouco menos de cinco anos e ficamos felizes com o que já conquistamos, porém sabemos que temos um longo caminho pela frente. Nosso objetivo é o de aumentar cada vez mais o consumo dos peixes do Alasca e atender a demandas específicas do mercado brasileiro, dos restaurantes e do consumidor, apresentando opções de peixes selvagens, naturais e sustentáveis para o consumo local”, diz Carolina Nascimento, da ASMI.
 
AEROESPACIAL EM UBERLÂNDIA
 
No ano que vem, Uberlândia sediará fábrica da aeroespacial que desenvolve balões, a Altave.
O investimento para as novas instalações será de R$ 16 milhões.
 
BMG COMPRA
 
Para reforçar sua atuação no mercado de meios eletrônicos de pagamento, o Banco BMG comprou 65% de uma subadquirente, a Pago Cartões, empresa brasileira de tecnologia, especializada no segmento. A operação de compra e venda encontra-se sob a aprovação do Banco Central do Brasil.
 
VLI PREMIADA
 
A empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, a VLI, foi eleita campeã na categoria “Serviços de Transporte” em ranking desenvolvido pela revista IstoÉ Dinheiro. A cerimônia de premiação está em sua décima-quinta edição e aconteceu na semana passada, em São Paulo. No ano passado, a empresa movimentou 57 milhões de TU, um salto de 19%, na comparação com o ano anterior.
 
NOVOS MICROEMPREENDEDORES
 
O número de novos Microempreendedores Individuais (MEI) registrados de janeiro a agosto deste ano, já é 15% maior que o número de novos formalizados cadastrados no mesmo período de 2017. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae Minas com dados da Receita Federal, cabelereiro, manicure e pedicure foram as atividades com o maior número de novos formalizados no estado com nove mil MEI.
 
UBERLÂNDIA E OS DESAFIOS GLOBAIS
 
Entre os dias 21 e 23 de outubro, Uberlândia participará do Global Parliament of Mayors, Parlamento Global de Prefeitos que, neste ano, será sediada em Bristol, na Inglaterra. Para o encontro de governantes deste ano, foram convidados 100 prefeitos de vários municípios do mundo considerados globais, dos quais nove deles são do Brasil. O Global Parliament of Mayors é um órgão de governança instituído em 2016 que tem sede em Haia (Holanda) e que congrega líderes de todos os continentes. Na ocasião, temas como imigração e inclusão, segurança e saúde serão discutidos. A cidade de Uberlândia contará com a presença do prefeito Odelmo Leão.
 
PRODUÇÃO DE BIKE AUMENTA
 
Segundo os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus, aumentou 35,2% em agosto sobre igual mês do ano passado e 45% na comparação com julho, com um total de 97,7 mil unidades.
 
PASSAGEIRO MONITORADO
 
A 99, empresa de transporte por aplicativo, iniciou testes com câmeras de monitoramento em veículos do serviço na cidade de São Paulo. O objetivo é oferecer segurança aos usuários do app.
 
ENCERRAMENTO
 
A Nikon, fabricante japonesa de câmeras fotográficas, anunciou o encerramento de todas as suas atividades no Brasil. No fim de 2017, a empresa já havia informado que desativaria sua loja virtual no país.
 
DESTINO: PARAGUAI
 
A Forno de Minas acaba de dar início às exportações para o Paraguai. Este é o 16° País a receber os produtos da marca. Por enquanto, 10 toneladas da marca em itens como waffle, tortinhas, quiches, empadas, além dos tradicionais pães de queijo crus e assados foram enviadas. Em 2012, a indústria exportava apenas para três países: EUA, Portugal e Canadá.
 
INVESTIMENTO
 
Nos próximos cinco anos, a empresa controladora da rede de fast food Bob’s, Brazil Fast Food Corporation (BFFC), investirá em torno de R$ 1 bilhão em suas lojas no Brasil. O objetivo é expandir e modernizar as operações do Bob’s.
 
UMA FATIA DA ARGENTINA
 
Por R$ 100 milhões, a Alpargatas fechou acordo de venda de 22,5% da operação da Topper na Argentina para o grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins.
 
REVISTA TIME É VENDIDA

 O fundador e presidente executivo da empresa de tecnologia Salesforce, Marc Benioff, comprou a revista Time, uma das publicações mais tradicionais dos Estados Unidos, por US$ 190 milhões.

SERVIÇOS FINANCEIROS
A primeira loja de serviços financeiros do Grupo Zema acaba de ser inaugurada na cidade de Araxá, Minas Gerais. A estratégia do Grupo é ir além dos empréstimos concedidos dentro da rede de varejo tradicional.
 
CONSUMIDOR CHINÊS
 
A partir de outubro, a Calçados Bibi, fabricante de sapatos infantis, iniciará venda on-line de seus produtos para a China. Segundo a Abicalçados, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, a iniciativa é a primeira do tipo no setor calçadista.
 
 
 
 
 
 
Relacionadas »
Comentários »