Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/08/2018 às 09h59min - Atualizada em 27/08/2018 às 09h59min

Dólar: Por que essa moeda “mexe” tanto com a vida dos países?

O Brasil é um país que possui um largo histórico de altas do dólar, tendo enfrentado intensas crises cambiais desde a criação de sua moeda mais recente

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA | ANALISTA DE NEGÓCIOS E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
 
“O dólar está em alta”. Se você tem convivido em sociedade nos últimos anos, é praticamente impossível que você não tenha lido ou ouvido essa frase pelo menos uma vez. Mas você já parou para refletir sobre seu significado? Em tempos de crise econômica, é necessário pensarmos sobre o poder desta moeda sobre a economia mundial e sua influência em nossas vidas – e, para isso, precisamos começar do básico. Afinal, o que é o dólar?

"Dólar" é a denominação da moeda de uso oficial nos Estados Unidos e em outros diversos países ao redor do globo. Atualmente, esta moeda se destaca por possuir o maior nível de circulação na economia mundial. Por este motivo, o dólar é utilizado para a acumulação de reservas em vários países, em substituição aos metais e pedras preciosas que eram utilizados nos primórdios do capitalismo e à libra esterlina, moeda em maior circulação quando a Inglaterra era considerada a maior economia do Globo.

O dólar começou a ganhar força com o fim da Primeira Guerra Mundial, com a Inglaterra atingindo o limite de seu crescimento econômico e os Estados Unidos adquirindo condições econômicas suficientes para sua participação ativa no comércio exterior. Mas a verdadeira guinada da moeda americana veio com o fim da Segunda Guerra Mundial, vencida pelos países Aliados com grande influência bélica e militar dos Estados Unidos. Além disso, a moeda Yankee participou financeiramente da reconstrução da Europa e do Japão no cenário pós-guerra.

Mesmo com a crise econômica que afetou de maneira sensível os Estados Unidos e boa parte das potências mundiais, o dólar parece não perder seu protagonismo, já que as reservas dos países estão nesta moeda e ela é, atualmente, utilizada em transações internacionais em todo o mundo. Além de oferecer mais garantia e menos incertezas, reduzir a influência do dólar no cenário das macroeconomias requereria um risco a ser tomado por todos os Estados. Alguns países e blocos econômicos, como o Mercosul e os BRICS, desenvolveram iniciativas para diminuir a influência norte-americana – os impactos, porém, foram limitados.

É claro que essa grande influência nos mercados vem com um preço alto para o governo estadunidense, que precisa lidar com muita cautela nas intervenções econômicas. Embora o Banco Central tenha o poder de aumentar os juros, qualquer alteração pode influenciar mercados parceiros, como a Europa, Ásia e a América Latina – esta última extremamente dependente das variações cambiais.

O Brasil é um país que possui um largo histórico de altas do dólar, tendo enfrentado intensas crises cambiais desde a criação de sua moeda mais recente – o Real. Desde então, diversas razões têm afetado a cotação do dólar: a constante fuga de dólares, a incerteza por parte dos investidores, o temor do mercado em relação aos governos da Era Petista... enfim, inúmeras situações complexas e multifacetadas. Atualmente, podemos associar a alta do dólar ao momento instável de nosso cenário político. Economistas relacionam a melhora no cenário econômico ao resultado das eleições e ao estabelecimento de um novo projeto de Brasil.

Pensando estrategicamente, fica cada vez mais claro que não podemos, enquanto Nação, continuarmos entregando nossa economia às margens dos mares da incerteza e das indecisões políticas. As constantes altas do dólar são mais um reflexo negativo do caos político e institucional no qual estamos inseridos, e as consequências disso são severas: a alta da inflação, o encarecimento de viagens ao exterior, a dificuldade em manter o real estabilizado e aumento de transações com o euro...

Com as variações constantes do dólar, muitos são os brasileiros que ficam confusos. A maioria das pessoas acha que esse é um lado da economia que sequer os afeta — com exceção do público que constantemente planeja viagens para o exterior. A grande realidade, porém, é que a alta do dólar traz consequências imediatas para nossas casas e nossas empresas. Não está passando a hora de nós, sociedade organizada, darmos um basta nesta ciranda econômica, elegendo candidatos cientes e comprometidos com a estabilidade da economia do Brasil? O povo já não suporta mais que o comportamento de uma moeda “mexa” tanto com a vida do país.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90