Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2018 às 09h06min - Atualizada em 23/08/2018 às 09h06min

5º FÓRUM DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Na última segunda-feira (20), a APP Uberlândia reuniu cerca de 250 profissionais e estudantes das áreas de comunicação e marketing para uma troca de ideias sobre as mudanças no mercado, que estão transformando a maneira como as empresas produzem, fazem negócios e se relacionam.
O tema do 5o Fórum de Criatividade e Marketing foi uma provocação: “Mudou tudo. Será?”. Durante quatro horas, a plateia pôde ouvir, fazer perguntas, refletir e debater temas relevantes para uma área que se renova a cada dia.
 
CASE HOSPITAL DE AMOR
O evento começou com a apresentação de Gustavo Cavinatto, da agência WMcCan, que atende o Hospital de Câncer de Barretos, que desde o ano passado teve sua marca alterada para Hospital de Amor. Ele apresentou o case completo desse processo de mudança. O trabalho, segundo Cavinatto, foi cuidadosamente produzido pela equipe, desde o surgimento da ideia inicial até o lançamento do filme, uma animação que fala sobre a doença e a forma como as pessoas reagem a ela.

Para o publicitário, houve um cuidado diferenciado com a ideia, que surgiu a partir de uma realidade muito vivida dentro do hospital. Cavinatto acredita que foi a força dessa história que trouxe autenticidade para a campanha e fez com que ela se espalhasse muito rapidamente nas redes sociais.

“Todas as etapas receberam atenção especial de nossa equipe. O desafio era grande e todos respeitamos o processo, do planejamento à criação, do lançamento à viralização em rede. É uma campanha que nos dá orgulho!”, disse.
O vídeo da campanha pode ser conferido no canal do hospital no YouTube, pelo link: www.youtube.com/hospitaldeamor.
 
A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR MARCAS FORTES
O publicitário José Luiz Petroski Júnior, Gerente de Planejamento de Marketing da Rede Globo em São Paulo, conduziu uma discussão sobre a importância das marcas no cenário atual. Para ele, a pressão pelos resultados de vendas tem feito com que muitos profissionais de marketing deixem de lado o trabalho de construção e fortalecimento das marcas.

Petroski apresentou dados de várias pesquisas e disse que o recomendado é que as empresas dividam sua verba de comunicação de maneira inteligente, com maior ênfase para o fortalecimento da marca corporativa. “Seria algo como 60% do investimento em ações de branding e 40% em vendas e varejo. O impacto na lucratividade acontecerá no longo prazo”, disse o publicitário.
 
NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

Mauro Segura, responsável pela área de comunicação da IBM, apresentou várias inovações que já fazem parte do dia a dia das empresas modernas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Trabalho Remoto, etc. Depois, começou a refletir o quanto essas mudanças vão transformar o trabalho e a forma como as pessoas se relacionam com as empresas.

Para ele, os comunicadores de amanhã precisam começar sua renovação hoje, uma vez que a atividade é profundamente transformada pela tecnologia. “A área hoje é composta por jornalistas, publicitários, designers que aprenderam a trabalhar em um mundo que daqui a pouco vai deixar de existir. Em breve, teremos um cenário totalmente novo e as universidades não preparam os profissionais para isso. Cada um de nós tem que correr atrás das informações e dessa nova maneira de enxergar a comunicação e o mercado”, disse Mauro Segura.
 
 
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90