Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/07/2018 às 10h49min - Atualizada em 02/07/2018 às 10h49min

​Quem cozinha come melhor

DENISE AFONSO E ÉRIKA MESQUITA
DIVULGAÇÃO
A melhor comida é a da nossa casa! Comer em casa é algo que ficou distante na nossa rotina atribulada. Delegamos essa importante função para terceiros e o resultado não está sendo benéfico. O caminho que a nossa alimentação tomou nos últimos anos, não está dando certo.
Estamos na era da facilidade, da comida pronta, do macarrão instantâneo, do molho de tomate e temperos comprados prontos, dos congelados... As populações estão ficando obesas, doentes e desequilibradas.
Ao abrir um “pacote” de algo pronto, nós conseguimos calar a fome física, mas não a fome de cuidado, de carinho e de amor. O manifesto do momento é: Precisamos voltar para a cozinha urgente!
Cozinhar a sua própria comida é uma ferramenta poderosa para termos uma alimentação saudável. Precisamos criar esse hábito!
Todos nós temos a capacidade de preparar uma comida. Convidamos você para deixar de lado alguns paradigmas como: “eu não tenho jeito”, “eu não tenho tempo”, “cozinhar comida saudável é difícil e sem graça”, “tenho preguiça”, “não gosto de cozinha”. Tem muita gente ainda que tem a crença de que comer de maneira saudável é abrir mão das coisas boas da vida.
Acredite, quando você decidir se livrar de alguns vícios e crenças, você terá o dom de apreciar o verdadeiro sabor de cada alimento.
Pelo paladar temos a oportunidade de nos conectar com nós mesmos, com nosso corpo e com nossa consciência. Aqui estão algumas dicas para você cozinhar mais e nutrir seu amor próprio:
  • Se você nunca cozinhou nada, ou tem medo de cozinha, peça ajuda, oriente-se e comece por querer aprender algo que você adora comer.
  • Se você já cozinha, que tal testar novas receitas, novos ingredientes em versões mais nutritivas, inovar, use sua criatividade.
  • E se você cozinha raramente, que tal fazer um compromisso com você  mesmo  de cozinhar algumas noites a mais, ou separar um domingo, como esse, para planejar e preparar as refeições da semana.
  • Reúna um repertório de receitas fáceis, simples, com muito sabor para você que tem preguiça ou tem pouco tempo. Existem receitas que ficam prontas mais rápidas do que um pedido de pizza por telefone.
  • Tenha a casa sempre abastecida de frutas, verduras, vegetais, grãos e castanhas.
  • Comer bem é ter amor em cozinhar para as pessoas que você ama e para si mesmo, afinal amor é o melhor ingrediente que existe para alimentar nossa alma.
  • Cozinhar é declarar independência!

Precisamos atualizar a mentalidade sobre a gestão das tarefas domésticas. Há tempos atrás ir para a cozinha era obrigação da dona de casa ou da empregada doméstica.
A colaboração, o compartilhar, são atitudes nobres e essenciais para nossa vida.
Quer coisa melhor que a família e/ ou amigos participarem de todos os processos, desde a escolha e a preparação dos alimentos, até o comer, o  lavar a louça....Dessa forma não sobrecarrega para ninguém!


Refogado de cogumelos com alho poró

Ingredientes


5 unidades de shitake
1 xícara de shimeji
1 alho poro
½ xícara de cebolinha
3 colheres sopa de molho shoyo
1 colher de sopa de óleo de coco
1 pedaço pequeno de gengibre
Sal e pimenta á gosto

Modo de preparo:

Aqueça o óleo de coco, coloque o alho poró e refogue até murchar. Adicione os cogumelos. Coloque o molho shoyo e se preciso um pouquinho de água., o suficiente para não secar a panela. Finalize com cebolinha picada. Acrescente o gengibre ralado. Ajuste o sal com cuidado, lembrando que o shoyo já contem sal.
Use sua criatividade e use esse refogado  em várias versões. Com massas, com macarrão de pupunha ou de abobrinha...


Bom apetite!
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90