Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/05/2018 às 09h44min - Atualizada em 29/05/2018 às 09h44min

Mais do que nunca: o festival de besteiras continua assolando o país

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
  
Nesses últimos dias, com o país inteiro em meio a tantos problemas, devemos reconhecer a aplicação da imprensa, de uma forma geral, em cumprir o seu dever de bem informar e prestar serviço. Desde os jornais impressos aos portais sérios, emissoras de rádio e televisão, cada qual dentro das suas possibilidades, tem procurado atualizar seus leitores, ouvintes ou telespectadores sobre verdadeiro desenrolar dos acontecimentos. Até aí, normal. É o dever do ofício.

O que chama atenção, no entanto, é o elevado número de pessoas que, em vez de recorrer ao que existe de mais sério e confiável, estão procurando se informar pelas redes sociais. Que triste realidade. E não apenas acreditando naquilo que é colocado, mas também se encarregando de dar vazão para outras tantas, só fazendo crescer as mais diferentes ondas de boatos.

Deus sabe o que faz. É de se imaginar se Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, ainda aqui estivesse, todo trabalho que teria para atualizar o seu “Festival de Besteira que Assola o País”.
 

TV TUDO

ARBITRAGEM (1)
Durante as transmissões da Rússia, a Globo terá apenas Arnaldo Cézar Coelho como comentarista de arbitragem, nos jogos transmitidos pelo Galvão Bueno. Só ele vai viajar.
 
ARBITRAGEM (2) 
Em todas as outras partidas, com narração do Cléber Machado ou Luiz Roberto, além de todos os outros, as intervenções de Paulo César de Oliveira, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia serão feitas daqui. Todos eles direto do Rio de Janeiro.

A DIFERENÇA
Na Copa da Rússia, conforme detalhado pela Fifa, haverá o uso do árbitro de vídeo, o VAR - Video Assistant Referee, o que também irá determinar mudanças na participação dos comentarista de arbitragem. Eles serão chamados a intervir só nos momentos mais importantes.

NA PRAIA DELE 
Datena foi bem no domingo, alcançando o seu melhor resultado de audiência no domingo desde a estreia. Fechou com 5 de média e chegou a 7 de pico. Ficou o tempo todo em cima da greve dos caminhoneiros, inclusive, num determinado instante, colocando o governador de São Paulo, Márcio França, para conversar com o ministro Carlos Marun.

E ASSIM VAMOS 
Que Temer, que nada. Na noite de domingo, SBT e Rede TV! não deram nem tchuns para o pronunciamento do presidente sobre a questão dos caminhoneiros. Acharam mais importante continuar com Silvio Santos e as pegadinhas do “Encrenca”.

UM TERROR 
Aliás, para a Rede TV!, com falta de gasolina e muitos passando necessidade, foi mais um domingo normal. Durante a tarde inteira, como se nada estivesse acontecendo, nenhuma intervenção do seu jornalismo. No ar, só o programa do cavalinho sem pata.

DOCUMENTÁRIO 
Com direção-geral de Rodrigo Astiz e produção da Mixer, começaram as gravações de uma série documental para o canal Combate sobre a história da brasileira e campeã do UFC, Cris Cyborg. O projeto inclui passagens por vários países e ainda não tem data de exibição prevista.

COMO SE EXPLICA? 
“Segundo Sol”, capítulo de sexta-feira, Maura (Nanda Costa) desconfia do dinheiro que Rosa (Letícia Colin) dá a Nice (Kelzy Ecard). Durante a discussão, o colar muda de cor e a etiqueta da toalha também some. Depois de um homem deitado no barco e da imagem refletida de dois cinegrafistas, mais uma para a série de milagres da mesma novela.

EXPERIENTES 
A diretora Cininha de Paula escolheu a dedo 19 stand-ins, atores substitutos, para os trabalhos da nova temporada da “Escolinha” na Globo. Só profissionais com experiência em TV, teatro e cinema, que ocupam lugar no cenário, antes de os atores entrarem em cena, para testes de fotografia, iluminação, ensaio, entre outros. Um pessoal que está cada dia mais valorizado.

BOM EXEMPLO 
Ainda sobre a nova edição da “Escolinha” e o assunto colocado, André Lucas, filho adotivo de Chico Anysio, é quem faz o professor Raimundo nos ensaios do programa. Só depois, com tudo devidamente ajustado, o titular Bruno Mazzeo “inicia” as aulas.

BATE-REBATE 

- O comando da Globo acompanhou os primeiros episódios de “Ilha de Ferro”, com Cauã Reymond, Sophie Charlotte, Maria Casadevall, entre outros... Não foram poucos os elogios à qualidade da série, dirigida pelo cineasta Afonso Poyart. 

- Claudia Jimenez já fez prova de roupa e agora se prepara para gravar “Deus Salve o Rei” na Globo... Uma rápida participação como Tia Margô e cenas com Lucrécia (Tatá Werneck).

- Cinco casais do “Power Couple” disputam na noite desta terça-feira uma chance de voltar ao programa... O público em casa poderá ter participação no resultado... Paralelamente ao “Power Couple”, a Record já está tomando todas as providências necessárias para as gravações do “Canta Comigo”... A sua produção já está praticamente montada.

- Band gravou ontem o “Superpoderosas” para o feriado de quinta-feira, com participação da cantora Paula Lima.

- O ator mineiro Walter Nunes será uma das novidades de “Lia”, série bíblica da Record que entrará na sequência de “Apocalipse”.

- Depois de gravar participação como uma médica em “Onde Nascem os Fortes”, Malu Falangola fechou com a Globo para a próxima das sete, “O Tempo Não Para”.

- O fim de semana foi de Fernanda Abreu: apresentação especial no Miss Brasil 2018 e homenagem no “Show dos Famosos”, do Faustão. 

C'EST FINI

A segunda semana de “Segundo Sol” apresentou crescimento de audiência tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, de acordo com o Ibope. Na primeira praça, 33 pontos com 48% de participação, enquanto na outra, 35 pontos com 52% de share. Nas duas regiões, aumento de dois pontos em relação à média da semana anterior.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90