17/05/2018 às 09h01min - Atualizada em 17/05/2018 às 09h01min

O cada vez mais aquecido mercado dos direitos esportivos

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
Ontem, matéria do Alex Sabino e Diego Garcia na Folha, colocou toda a questão do campeonato brasileiro, séries A e B, para 2019. Um painel completo da negociação do Grupo Globo e os clubes para transmissão em TV aberta e pay-per-view, além da concorrência da Turner na TV fechada, com as indefinições que ainda existem para o fechamento dos diversos pacotes agora em jogo.  

No dia de ontem, ainda, 9 da manhã, a FC Diez Media, joint-venture criada a partir da IMG e Perform para negociar as competições interclubes da Conmebol, abriu o leilão dos direitos da Copa Sul-Americana. A competição, ampliada em 2017,  assim como a vaga na “Libertadores”, passou a oferecer prêmios maiores a partir da disputa deste ano.

A única grande pendência, também com enorme expectativa, é o esperado anúncio de quem serão os detentores da próxima “Liga dos Campeões”, a partir da temporada 2018/2019. Se já há a quase certeza da Globo levar no sistema aberto, são fortes as emoções prometidas para a TV fechada. O Esporte Interativo foi o último grande vencedor, pagando por isso R$ 130 milhões à União Europeia de Futebol (UEFA).
 

TV TUDO

TIRO DA COPA 
Globo, SporTV e Fox Sports vão disparar a cobertura diária da seleção brasileira na próxima segunda-feira. É a data de apresentação dos jogadores convocados na Granja Comary, em Teresópolis.

SUBSTITUIÇÃO NA POLIANA (1) 
Só o SBT é suficientemente corajoso para encarar certas situações e se decidir pela mais absurda. O caso da atriz Milena Toscano, do conhecimento de todos, é a penúltima delas. Escalada para “Poliana”, ela começou a gravar a novela com certo atraso, por causa da lua de mel, só que no momento seguinte... descobriu que estava grávida.
 
SUBSTITUIÇÃO NA POLIANA (2) 
Aí, anunciado para breve o rasante da cegonha, foi criado o problema: o que fazer com a Milena? Depois de examinadas todas as possibilidades, a que prevaleceu, claro, foi a mais insensata. Milena vai continuar até certo momento e, depois, Thaís Melchior irá assumir a sua personagem, Luisa D'àvila, como se nada tivesse acontecido. Segue daí e pronto. Tá resolvido. Mas não é?

VIRADA DA TRAMA 
Em “Segundo Sol”, capítulo desta sexta, Luzia (Giovanna Antonelli) e Karola (Deborah Secco) tentam ajudar Beto (Emilio Dantas) após ser atacado por Edilei (Paulo Borges). Uma sequência que dará início a nova fase da trama, com a personagem de Antonelli sendo obrigada a fugir.
 
NÃO TEM EXPLICAÇÃO 
O que mais chama atenção na bobeada de “Segundo Sol”, um operador, possivelmente de som, deitado no barco na cena do Emílio Dantas com o menino é que ela aconteceu na estreia. Normalmente, todo e qualquer capítulo, da gravação à exibição, passa pelos olhos de zilhões de pessoas. Como ninguém percebeu? Ainda mais em se tratando do primeiro?

UM DRAMA 
Para os fãs da “Sessão da Tarde”, notícia importante. Devido à transmissão dos jogos da Copa, a programação da Globo sofrerá várias alterações e a sessão de filmes não será exibida entre 15 e 28 de junho, e nos dias 2, 3, 6, 10 e 11 de julho.

REGRESSIVA 
A autora Vivian de Oliveira encerrou trabalho no texto de “Apocalipse” e já entregou os últimos capítulos para a equipe de produção. Por sua vez, a Record também já definiu a data de encerramento das gravações: 31 de maio.
 
ASSUNTO DELICADO 
Foram várias e ainda são muitas as reuniões na Band para tomar a melhor decisão quanto aos seus programas de domingo. Uma coisa é certa: ficar como está não vai. O grande problema é como fazer as alterações, que são necessárias, sem ficar esquisito e não deixar ninguém insatisfeito. Quase um omelete sem quebrar ovos.
 
DATA AGORA
O que continua valendo para o final de semana é exatamente o mesmo do anterior. Nenhuma mudança foi decidida com relação ao próximo. Ressalva: até agora.
 
GRAVANDO 
Malu Falangola começa a gravar esta semana participação em “Onde Nascem os Fortes”, no papel de uma médica, Rosana. Ela foi destaque em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”.   
 
PRÉ-PRODUÇÃO 
A Netflix vai mesmo tocar a segunda temporada de “O Mecanismo”, agora explorando os desdobramentos do impeachment de Dilma Rousseff. Trabalhos em andamento e, uma vez mais, com Selton Mello e José Padilha à frente.

BATE-REBATE 

- O “Superpoderosas” da Band, nesta  quinta, recebe Gorete Milagres e a cantora Monica San Galo.

- Além de aparecer como convidado em alguns programas, não existe nada mais sério entre o Carioca, Márvio Lúcio, e a Band.

- Para o mercado publicitário, a Record vendeu o novo programa de Gugu Liberato como “All Together Now Brasil”... Porém, ontem à tarde, foi decidido um título em português para esse reality musical: “Canta Comigo”.

- A BandNews FM comemora 13 anos neste domingo com uma série de eventos e serviços à população na Casa das Rosas, na avenida Paulista, das 10h às 15h20... Apresentadores e colunistas da rádio também marcarão presença, como Eduardo Barão, Débora Alfano, Rosely Sayão, Jacqueline Dalabona, entre outros. 

- Léo Dias vai ser capa e recheio da próxima Vejinha – Rio... Não escondeu nada, falou tudo de tudo, especialmente dele... E vai sair de férias por três semanas, a partir da próxima segunda, para se dedicar ao livro da Anitta. 

C'EST FINI 
O Solar do Barão, em Curitiba, foi o local escolhido para receber o primeiro workshop da Escola Moretzsohn, nos fins de semana, com Ana Maria, Patrícia e Alexandre, além de Chico Pennafiel, ministrando aulas de roteiro e interpretação.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Relacionadas »
Comentários »