Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/03/2018 às 05h23min - Atualizada em 12/03/2018 às 05h23min

Autoconhecimento

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Autocrítica! Essa é a palavra que resume nossa vida quando buscamos a perfeição. Sem dúvida, é importante avaliarmos as nossas atitudes de tempos em tempos, seja no aspecto pessoal ou profissional, pois é fundamental para o crescimento de qualquer ser humano.

O problema começa quando a autocrítica é excessiva e atrapalha muito esse desenvolvimento. É imprescindível que olhemos para nós mesmos e para a nossa trajetória com honestidade e isentos de julgamentos, cobranças e culpas excessivas. Só assim teremos uma visão mais próxima da realidade, daquilo que somos e não daquilo que gostaríamos de ser. Quando chegarmos a este ponto, teremos a oportunidade de identificar quais foram e são nossas reais conquistas, aquelas pelas quais merecemos nos valorizar, parabenizar; bem como quais são os nossos pontos fracos, que merecem atenção e cuidado.

A maior parte das pessoas atribui um significado único e individual ao conceito de “perfeição” e passa a vida tentando alcançá-la sem se dar conta de que somos todos imperfeitos, temos nosso bem e nosso mal. O desejo de ser perfeito nos impede de reconhecer e valorizar nossas próprias vitórias em detrimento às eventuais falhas e derrotas que aconteçam pelo caminho. Como resultado, permanecemos fadados a viver na frustração.

Por exemplo: conheço uma porção de gente que coleciona vitórias em todos os âmbitos da vida, mas, na hora de falar sobre si, prioriza as desilusões, os erros e as falhas. Conseguimos lutar contra o excesso de autocrítica a partir do autoconhecimento e do amor-próprio! Precisamos compreender que a única pessoa responsável por conquistar e valorizar as próprias conquistas, bem como por assumir e superar as falhas, somos nós mesmos. Por isso, é preciso voltar os olhos para si e percorrer o caminho da compreensão, da autovalorização e do perdão para conosco e em relação aos que nos cercam.

Boa semana!
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90