27/02/2018 às 09h01min - Atualizada em 27/02/2018 às 09h01min

Programas da Band não poderão mostrar gols do Brasil na Copa

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Após a Band TV manifestar oficialmente, na semana passada, sua opção por não transmitir a Copa do Mundo da Rússia, a informação a seguir certamente irá causar um mal-estar maior ainda no seu departamento de esportes, especialmente nos programas submetidos a ele. Isso porque a TV Globo, a pedido da coluna, se manifesta sobre a questão da cessão de imagens do evento para grupos que não detêm os direitos de transmissão. 

“No caso dos jogos, serão cedidos 3% de sua duração total, aproximadamente 2 minutos e 45 segundos por partida. No caso das cerimônias, será cedido um minuto. As imagens só poderão ser exibidas em programas jornalísticos regulares”, destaca a assessoria.

E o detalhe: a Fifa é a titular exclusiva de todos os direitos relacionados às imagens e aos sons dos jogos e das cerimônias da Copa. Essa minutagem, portanto, é padrão, não se trata de algo estabelecido pela Globo. Mais uma notícia ruim, em meio a tantas outras.

Essa regra vale para todas as demais emissoras.


TV TUDO

QUESTÃO DIFERENTE 
A Band tem definido que irá mandar equipes para cobrir os dois últimos amistosos da seleção, agora em março, contra a Rússia, em Moscou, e Alemanha, em Berlim. Em relação à Copa, nada consta ainda se enviará alguém.

RECUERDO 
Por aqui, não faz muitos dias, se falou que a Joice Hasselman seria afastada das funções de âncora do programa “Os Pingos nos is”, um jornal de análise de tudo, transmitido pela Jovem Pan, das 18h às 19h30. A decisão foi tomada durante, mas colocada em prática na volta das férias dela.

POIS BEM 
Na noite de domingo, vendo-se obrigada a dar uma satisfação “aos meus milhões de seguidores”, Joice colocou um vídeo nas redes sociais, confirmando essa decisão e posicionando-se sobre o assunto. Diz que, sem consulta prévia, foi afastada mesmo, que vai continuar gravando comentários e, em reunião realizada, não aceitou proposta de novo programa, oferecida em reunião pelo dono da Jovem Pan, Tutinha de Carvalho.

E MAIS... 
Joice, que tem contrato até maio, disse admitir a ideia de um novo programa. “Brasil 2.019” é o título escolhido por ela. Mas sob condições: se a sua liberdade for assegurada, “sem ser biruta de aeroporto”, como também o apoio irrestrito à Lava Jato, à Polícia Federal e ao Ministério Público. Só a partir daí, segundo ela, pode começar uma conversa.

MUSA 
O clipe do novo single do rapper Projota, “Mulher Feita”, teve seu lançamento confirmado para esta quarta-feira, 7 da noite, no “TVZ”, do Multishow. Paolla Oliveira faz as vezes de musa inspiradora do artista para a música.
 
DESPEDIDA 
Sábado foi o último dia do Gustavo Villani como contratado do Fox Sports. A despedida, não no ar, foi num restaurante carioca. A partir de agora ele está liberado para assumir suas funções no Grupo Globo.

E ATENÇÃO 
“Jogo Sagrado” é o título do programa criado pelo Fox Sports, com apresentação do Benjamin Back, para concorrer com o “Bem, Amigos!”, “Linha de Passe” e “Baita Amigos”. Estreia na segunda que vem, dia 5.

INTERNACIONAL 
Érica Reis está de volta de Las Vegas, após gravar entrevista exclusiva com Elton John. Apenas ela e outros cinco jornalistas internacionais tiveram este privilégio. Uma conversa sobre a despedida da turnê internacional e da animação “Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim”, produzido em parceria, ele e o marido David Furnish, dando ainda a certeza que passará por aqui nesta Farewell Tour.
 
RECONHECIMENTO (1) 
Em muitos casos, a produção brasileira no campo da teledramaturgia não fica a dever nada a ninguém e isso é reconhecido inclusive por poderosos e respeitados grupos de entretenimento. A série “O Negócio”, com a estreia da sua quarta e última temporada em 18 de março, é só mais um desses exemplos.
 
RECONHECIMENTO (2) 
Ficou decidido que “O Negócio” terá exibição mundial simultânea, chegando a 50 países, para comemorar o maior sucesso da HBO Latin America.Trata-se de um feito histórico da produção brasileira. Criada e produzida pela Mixer Films, com direção-geral de Michel Tikhomiroff, a série acompanha a rotina de quatro garotas de programa de luxo, vividas por Rafaela Mandelli, Juliana Schalch, Michelle Batista e Aline Jones, com todo um marketing na execução do trabalho.

BATE-REBATE 

- Rádio Bandeirantes informa que José Silvério e Cláudio Zaidan não apareceram no institucional gravado porque estavam de férias.

- A Record-SP teve uma manhã bastante movimentada no dia de ontem, devido à gravação do piloto com Bruno Peruka para o novo jornal da manhã... O teste foi dirigido por Virgílio Abranches, Rafael Bolsinha e João Hélio e reuniu cerca de 20 profissionais... Novas gravações acontecerão nesta semana para deixar tudo certo até a estreia, em 5 de março. Peruka é uma grande aposta do departamento... Em tempo: o SBT, vice no horário, está acompanhando muito de perto os trabalhos deste novo projeto da Record para as manhãs.

- O Canal OFF comemora o Dia Internacional da Mulher na quinta-feira, dia 8, com uma grade especial... A partir das 18h, irá ao ar o “Dia da Mulher”, com três horas de uma programação “de pura adrenalina e versatilidade protagonizada por mulheres”. Entre os destaques, os inéditos “The Women and The Waves 2”, às 19h30, e “Woman’s Guide To The World: Surfing The South Island Of New Zealand”, às 20h15. 
  
- Tudo certo: Ronnie Von será a grande atração do “Mulheres”, da TV Gazeta, nesta quinta-feira e com direito a várias externas... No mesmo dia acontecerá a estreia do “Melhor da Tarde com Cátia Fonseca”, na Band. 

C'EST FINI 
A direção da Rede TV! deu todo o apoio aos funcionários que tiveram automóveis atingidos por um  helicóptero do jornalismo, no estacionamento da emissora, durante forte temporal no fim de janeiro. A aeronave estava desligada no heliponto e foi arrastada pelo vento. Ninguém se feriu.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Relacionadas »
Comentários »