Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/02/2018 às 09h58min - Atualizada em 14/02/2018 às 09h58min

Previsão do tempo na televisão não aceita mais ‘robôs’

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
Foi-se o tempo em que a previsão do tempo era considerada algo perto do enfadonho, robotizada, como coluna dos telejornais. Isso mudou a partir do instante em que passou a existir uma preocupação, isto na televisão daqui e de lá de fora, em transformar o serviço em algo interessante para quem está em casa.
 
O que antes estava limitado ao dedinho apontado para um mapa desbotado, veio a se transformar em uma atração, muito bem trabalhada graficamente e apresentada por jornalistas especialmente preparadas para a função. Uma participação, não mais engessada, mas acompanhada de várias outras informações, pequenas reportagens e até certa descontração na participação com os âncoras.
 
Um avanço que também por aí foi importante e deve ser destacado, na maioria dos casos feito na medida, com elegância e sem excessos, na altura daquilo que o telespectador, até com expectativa, quer receber em casa.
 

TV TUDO

OPERAÇÃO DE GUERRA (1)
A Record está montando uma megaoperação para divulgar o filme “Nada a Perder”, sobre a vida do Edir Macedo, com lançamento em 29 de março. O jornalismo já está escalado e terá que produzir uma série especial para o “Jornal da Record” e “Domingo Espetacular”.
 
OPERAÇÃO DE GUERRA (2)
E também como ordem serão colocados no ar 16 vetês diários até o dia lançamento. Além de uma equipe que será enviada ao exterior para colher depoimentos de atores famosos que já interpretaram personalidades marcantes em filmes biográficos. O mesmo será feito no Brasil.
 
NA CASA
Ao encontro do que a coluna havia antecipado, Celso Tavares está de volta à Bandeirantes. E passa a trabalhar diretamente com Guillermo Pendino nos assuntos da produção e programação. É do ramo.
 
ACERTANDO
O desejo da direção da Band é estrear o “Superpoderosas” em março, como parte da sua nova programação. Se tudo der certo, o anúncio do seu lançamento acontecerá durante o almoço que a emissora planeja oferecer ao mercado e imprensa no fim deste mês.
 
PORÉM...
Pelo que se apurou no piloto gravado, ainda serão necessários esforços e investimentos para colocar o programa de pé. O formato é interessante, funciona na internet, mas precisa ser transformado em programa de televisão.
 
FORA DESSA
Cauã Reymond vai atrasar um pouco mais sua volta às novelas da Globo. Cotado para protagonizar “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, já se trabalha com a certeza que não será possível contar com ele.
 
POR QUE NÃO?
A participação do Cauã na novela do Aguinaldo não será possível porque ele ainda está envolvido com a série “Ilha de Ferro” e não se tem uma data de até quando continuará a serviço dela. As gravações da primeira temporada continuam no Rio e já se trabalha com a certeza de uma segunda.
 
SMASH
O BandSports tem se especializado em apresentar algumas das mais importantes competições do tênis, masculino e feminino, em todo o mundo. Durante toda essa semana, desde segunda-feira, está em cartaz o ATP 500, direto de Roterdã. Se chegar ao título deste torneio, Roger Federer poderá vir a se tornar novamente o número 1 do mundo.
 
RETOMADA
Com tudo devidamente esclarecido na ANCINE, a produtora OSS, do empresário Níbio Salatino, retomou os trabalhos da série “Mamonas Assassinas”. O projeto será realizado em coprodução com a Total Filmes, e inclui também um longa-metragem. Sobre o assunto, a Record, consultada, não tem nada a declarar.
 
BATE-REBATE
 
- Nesta quarta-feira, às 18h, estreia o “Aparecida Interessa ao Brasil”, na TV Aparecida... Um jornal sobre notícias da igreja no país, com apresentação de Daniele Bittencourt.
 
- Hoje é a vez do Rio. A partir das 15h30, a Globo transmite a apuração dos desfiles das escolas de samba.
 
- São muitas as queixas contra a VTV, afiliada do SBT na região de Campinas... Em Americana, uma das cidades importantes, está fora do ar há quase dois meses... E o pior é que não tem com quem reclamar.
 
- Não há, por parte da direção da Band, a intenção de mexer ou até sumir com o “Café com Jornal”... Mas existe a necessidade de se fazer alguma coisa. Ficar no ar e não chegar a um ponto de audiência é jogar dinheiro fora... E o mais lamentável é se perceber a ausência de alguém diretamente responsável por ele.
 
- O “Todo Seu”, do Ronnie Von, nesta quarta, na Gazeta, vai receber a modelo e atriz Letícia Birkheuer... Além da jornalista Cristina Padiglione contando as últimas e comentando as principais novidades da TV.
 
C’EST FINI
É bom deixar esclarecido: nunca passou na cabeça de ninguém da Record lançar o “Cidade Alerta” manhã. O que se pretende fazer é lançar um projeto novo para o “Balanço Geral” e “São Paulo no Ar”. E ambos com apresentação do Bruno Peruca.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90