Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/01/2018 às 05h30min - Atualizada em 08/01/2018 às 05h30min

Quatro dicas para fazer deste ano o melhor

KELLY BASTOS | COLUNISTA

É comum iniciar um ano com energias renovadas, a motivação em alta e uma lista de resoluções que queremos cumprir para mudar a nossa vida para melhor. Também é comum, passado um mês ou dois do ano novo, essas resoluções estarem esquecidas e fechadas numa gaveta porque eram demais, não tínhamos tempo, dinheiro, vontade, companhia… Este ano novo, esqueça literalmente a habitual lista de resoluções e concentre-se apenas em fazer deste, o seu melhor ano.

1 - Um objetivo. Uma das principais razões pelas quais nossas resoluções nunca deixam de ser isso é porque traçamos demasiados objetivos, a maioria vagos. Em vez de elaborar uma lista extensa, dedique-se apenas a um objetivo. Por que? Porque a verdade é que somos mais poderosos e capazes de concretizar o que quer que seja se estivermos focalizados apenas numa coisa de cada vez. Se tiver 10 objetivos perderá demasiado tempo a olhar para todos eles e a decidir em que direção deve partir, o que deve fazer primeiro… se tiver um único objetivo à sua frente, poderá canalizar sua atenção e energia para ele. E esse é um dos segredos do sucesso, seja em que área for. Neste novo ano, concentre sua atenção nesse objetivo e não só vai conseguir concretizar, como vai sentir-se bem por tê-lo conseguido.

2 - Crie um hábito novo. Os objetivos atingem-se por via dos hábitos, por isso, neste novo ano, pense naquele hábito que, diariamente, vai ajudar a conquistar aquele objetivo que estipulou. São os passos pequenos, mas contínuos, que permitem a concretização de objetivos vastos e importantes. Decidido qual o novo hábito que vai adotar – tendo em conta a conquista do objetivo geral para o novo ano – dedique-se durante um mês à consolidação desse hábito diário, registrando o seu progresso e procurando uma rede de suporte e apoio.

3 - Hora de agir. Fazer uma lista de resoluções e traçar objetivos é fácil – o difícil é concretizá-los, porque até os melhores planos se tornam obsoletos se não agir, se não arregaçar as mangas e começar a trabalhar. A ação é tudo e de forma a concretizar aquele objetivo que delineou para o novo ano, tem de começar a agir agora. Depois concretize outra ação. Aliás, deve realizar uma ação palpável, que o leve mais perto da concretização do seu objetivo, todos os dias. Trate disso logo pela manhã – pode ser algo como fazer dois telefonemas ou levantar-se 30 minutos mais cedo. Acima de tudo, deve considerar essa ação a mais importante do dia. Se o fizer, será impossível falhar a concretização do seu objetivo.

4 - Simplifique. Menos é mais e a simplicidade na vida é tudo. Se dedicar algum tempo a simplificar a sua vida de alguma forma terá um dos melhores anos. Quando temos os nossos dias cheios, correndo de um lado para outro, o mais certo é sentirmo-nos desgastadas e sem rumo – tornando-nos ineficazes, infelizes. Tornar a vida mais simples mantém-nos sãos e devolve-nos o poder, a eficácia e a motivação. Pare para refletir sobre as quatro coisas mais importantes na sua vida e depois simplifique seus compromissos, seus planos, objetivos e listas de afazeres para que estes se alinhem com essas prioridades.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90