04/01/2018 às 19h37min - Atualizada em 04/01/2018 às 19h37min

Paratletas destaques internacionais

ALBERTO GOMIDE | COLUNISTA
Foto: Divulgação

 

O paradesporto de Uberlândia vem mostrando a cada ano a sua ascensão. Solicitei à Emilene Rosa Alves dos Santos, profissional em Educação Física da Futel, uma relação de paratletas uberlandenses que se destacaram em 2017 a nível internacional. Conhecedora profunda e bem organizada, não demorou e estava eu com a lista solicitada. O objetivo é levar ao conhecimento de todos, o crescimento desse esporte em Uberlândia, num trabalho desenvolvido por profissionais da área, cujos resultados atestam a importância das várias instituições, professores e atletas envolvidos. E, antes de relacionar os nomes, é bom que se esclareça que, vários são os outros competidores que fazem parte de todo esse trabalho e desempenho, com muitos títulos nacionais, também de grande importância. Por exemplo, a Bocha não participou de competições internacionais, mas teve seus destaques em vários eventos da modalidade aqui no Brasil. Os atletas do Halterofilismo são todos do CDDU. Da Natação, Ruiter Silva é do CDDU e os demais do Praia Clube. Já no Atletismo, Rodrigo Parreira é da APUV. Veja a lista:

 

HALTEROFILISMO

Jogos Parapanamericanos de Jovens: Mateus de Assis Silva, medalha de ouro; Vinicius de Freitas, prata.

Open da Hungria: Mateus de Assis Silva, ouro na categoria Júnior até 97kg; Amanda Aparecida Santos de Sousa, bronze na categoria até 73kg (medalha ganha esta semana, após suspensão por doping da atleta primeira colocada).

Campeonato Mundial: Mateus de Assis Silva, vice-campeão Mundial Júnior, na categoria até 107kg e recordista Mundial Júnior; Maria Rita Martins de Oliveira, vice-campeã Mundial Júnior, na categoria até 79kg. O uberlandense Mateus de Assis Silva (foto) foi ainda o destaque da competição.

 

NATAÇÃO

Campeonato Mundial: Ruiter Antônio Gonçalves Silva (classe S9), ouro no revezamento 4x100m nado livre 34 pontos, e prata nos 200n medley; Ruan Felipe Lima de Souza (classe SB9), ouro no revezamento 4x100m medley 34 pontos, e ouro nos 100m nado peito. Foi ainda o atleta destaque do campeonato.

Jogos Parapanamericanos de Jovens: resultados dos atletas praianos na natação – Laila Garcia (classe S6/SB5/SM6), ouro nos 50m, 100m, e 400m todos livre, e ouro também nos 100m peito, além de prata no revezamento 4x100m livre; Emyly Silva (classe S9/SB8/SM9), ouro nos 50m livre, ouro no revezamento 4x100m medley, prata nos 100m livre, nos 100m costas e no revezamento 4x100m livre, além de bronze nos 100m borboleta; Lucas Fernandes, prata nos 100m peito e no revezamento 4x100m livre.

 

ATLETISMO

Campeonato Mundial: Rodrigo Parreira da Silva foi prata no salto em distância, bronze nos 100m e nos 200m, e foi também o atleta destaque do Mundial 2017 no México.

Relacionadas »
Comentários »