Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/12/2017 às 09h52min - Atualizada em 21/12/2017 às 09h52min

Rádio AM sofre a mais completa e triste agonia

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

É triste e bastante difícil reconhecer, mas o bom jornalismo no rádio AM de São Paulo, de tantas glórias e tradições, está reduzido a três emissoras: Jovem Pan, Bandeirantes e CBN. Felizmente, em se tratando delas, houve a preocupação de usar seus espaços na FM para facilitar a recepção de suas programações.

Ouvir AM, especialmente num carro em movimento, veio a se transformar num dos maiores desafios.

No Rio, a situação ainda é muito pior. Nem sombra ficou do que o rádio já foi e representou na primeira metade do século passado. Estado de empobrecimento que se alastrou para tantas outras capitais e cidades, sem qualquer caso de exceção.

O surgimento de outros meios contribuiu muito para isso, mas nada se compara ao descaso e escusos interesses das autoridades, que levaram o rádio, como um todo, assim como já acontece com parte da televisão, ser dominado pelas igrejas das mais diversas bandeiras. É cuidar para não piorar ainda mais.

 

TV TUDO

FILME DO PORCHAT

Começam agora em janeiro os trabalhos de “Mude de Vida, Pergunte-me Como”, com direção de Marcelo Antunez. No elenco, além do Fábio Porchat e Dani Calabresa, as participações de Antonio Tabet, Mia Mello e Paulo Vieira. Lançamento no segundo semestre do ano.

 

NINGUÉM MEXE

Em toda a grade do SBT, existem programas que são de única responsabilidade de Silvio Santos. Ninguém se atreve a mexer ou botar a mão neles. No momento, dois exemplos clássicos: “SBT Notícias”, jornal da madrugada, e o “Fofocalizando”.

 

POR ESCRITO

Em se tratando desses dois programas, tanto na parte da apresentação ou participação, como nos assuntos que devem ser tratados, as orientações sempre partem do dono Silvio Santos. E ele mesmo, em bilhetinhos costumeiramente distribuídos, mostra como tudo tem que funcionar.

 

APENAS PARA ESCLARECER

Não há nada combinado ou cogitado para Silvio Santos diminuir sua carga de trabalho no SBT a partir deste próximo ano. Ao contrário, com início das suas férias transferidas para o final de fevereiro, ele continuará gravando normalmente. E o seu programa permanecerá com as cinco horas de duração todos os domingos.

 

NOME FORTE

Emílio Dantas, com sequência de trabalhos das mais interessantes na Globo, especialmente o último, Rubinho em “A Força do Querer”, está confirmado na nova novela do João Emanuel Carneiro, “De Volta Para Casa”. Será um dos protagonistas. É hoje uma peça em ascensão no elenco da casa.

 

A PROPÓSITO

Notícias vindas de lá revelam que “A Força do Querer” já é um dos maiores sucessos da televisão portuguesa nos dias atuais. Trabalhos de Paolla Oliveira e Marco Pigossi são muito bem destacados.

 

OLHO DO DONO

De uns tempos para cá, todos os setores da Bandeirantes, em suas emissoras de rádio e TV, passaram a sentir presença do dono Johnny Saad mais de perto. Inclusive participando diretamente das muitas decisões que estão sendo tomadas.

 

NO FINALZINHO

Estão chegando ao fim as externas de “Se eu fechar os olhos agora”, série do Ricardo Linhares, iniciadas há um mês em Catas Altas, Minas Gerais. Elenco terá folga no Natal e Ano Novo, para reiniciar os trabalhos em estúdio nos primeiros dias de janeiro.

 

DATA MANTIDA

Por causa do incêndio que destruiu cenários de “Deus Salve o Rei”, a possibilidade de alterar a data de estreia da novela, num primeiro momento, chegou a ser cogitada. No entanto, todos os esforços da sua equipe, comandada por Fabrício Mamberti, fizeram com que 9 de janeiro fosse mantida. E assim será.

 

PONTINHOS DO NATAL

Quadro de maior sucesso do “Programa Silvio Santos”, o “Jogo dos Pontinhos” de domingo foi decorado no clima natalino, com os participantes vestidos para a ocasião. SS presenteou a todos com chocolates / Foto: Lourival Ribeiro

 

BATE-REBATE

- No seu planejamento para 2018, a Record irá manter os horários de reprises de novelas na faixa da tarde... Resta saber se haverá material suficiente para isso.

- “Orgulho e Paixão”, de Marcos Bernstein, na lista das próximas atrações da Globo, está com seu elenco praticamente fechado... Alguns pequenos papéis serão fechados através de resultados nos testes.

- O contrato de Maytê Piragibe com a Record se encerrou no final de novembro... Não houve interesses das partes em renovar.

- Produção de novelas ou séries sempre exigem bastante de suas equipes, tamanha a quantidade de detalhes... Poucas, no entanto, se igualam a “Ilha de Ferro”, série da Globo numa plataforma de petróleo... Chega a ser um desafio para todos que fazem parte dela.

- Paulo Calçade, da ESPN, é um dos convidados do “Cartão Verde”, hoje, 22 horas, na Cultura.

- A sexta edição do “The Voice Brasil” chega ao fim na noite de hoje... O programa conseguiu manter o mesmo interesse e qualidade das temporadas anteriores.

- Gominho não vai cobrir o Carnaval da Band. Embora convidado, desistiu de participar.

 

C'EST FINI

A quinta temporada de “Tá no Ar: a TV na TV”, com estreia em janeiro na Globo, promete o humor afiado e zapeadas ainda mais dinâmicas e múltiplas. Mas irá ampliar ainda mais o diálogo com o público que consome audiovisual, simulando navegação por uma smarTV, tablet ou smartphone. 

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

(*) Colaboração: José Carlos Nery

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90