Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2017 às 05h30min - Atualizada em 27/11/2017 às 05h30min

Comece bem a semana

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Sabemos que começar uma nova semana não é uma tarefa fácil para muita gente. Não se preocupe. Até mesmo um profissional sério, dedicado, compenetrado sofre dessa indisposição diante da nova semana.

Segundo a nossa consultora Eliana Alves Pereira, psicóloga, “Os motivos podem ser vários: não querer esquecer o bom sentimento de final de semana com todas as atividades de descontração, valorizar demais a preguiça de enfrentar a segunda-feira com todas as suas faces de ter que levantar cedo, ficar parado no engarrafamento, ter que usar transporte público lotado, conviver com o mau humor de outras pessoas, falta de vontade de retomar os assuntos deixados na semana anterior, etc, etc”.

Foi pensando nisso que a psicóloga deixa cinco dicas que, certamente, serão importantes para a nova semana.

1. No início do dia faça uma lista das atividades e compromissos que deverá atender durante a semana, incluindo aí as de caráter pessoal e as profissionais. É a chamada “to do” ou “shopping list”. Se possível indique por ordem de prioridade, de urgência. Essa lista te ajudará a planejar o seu tempo e a prevenir eventuais contratempos.

2. Parta para a ação. Inicie a semana e o dia mostrando-se mais amigável com as pessoas com quem se relacionar, seja no trânsito, na empresa, ao telefone. Lembre-se que sua aparência conta muito, além de sua roupa usual para o trabalho, acostume-se a manter o sorriso no rosto e use palavras gentis com todos como “bom dia”, “como vai?”, “muito obrigado”, “por gentileza”. Essas atitudes ajudarão a manter a harmonia em nos relacionamentos e derrubarão barreiras que estavam dificultando seu relacionamento com colegas de trabalho e pessoas externas.

3. Retome os assuntos deixados na última semana com entusiasmo. Você irá perceber que passados alguns dias do final de semana a sua visão sobre um determinado assunto poderá ter mudado, novas perspectivas surgirão e novas ideias ajudarão a retomar e resolver uma situação que parecia impossível.

4. Inicie novas atividades. Converse com pessoas novas, inicie aquela atividade que vinha planejando e dê um passo para um novo assunto que surgiu durante o final de semana ou que estava agendado.

5. Reavalie seus passos dados durante a nova semana. A cada dia atualize a lista inicial riscando aquilo que já foi atingido, aquilo que teve que ser adiado ou deixado para uma nova semana e o que foi excluído definitivamente. Essa atualização permitirá que você analise os porquês determinadas tarefas não foram iniciadas, concluídas ou adiadas assim como ajudará a avaliar a sua iniciativa por novas atividades que forem sendo acrescentadas durante a semana.

São dicas fáceis de serem levadas para a sua vida. Basta querer e partir para a ação, a cada nova semana. Eu mesma costumo fazer tudo isso que escrevi acima e tem dado certo e essa prática tem me ajudado a planejar meus passos e facilitado minha vida. Espero que você adote essa prática e assim tenho certeza de que conseguirá ótimos resultados para sua vida profissional e pessoal.

Boa semana!

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90