Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2018 às 19h04min - Atualizada em 19/01/2018 às 19h04min

Alta demanda gera filas para recadastramento

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Em Uberlândia, 66% dos eleitores já fizeram o recadastramento biométrico / Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Filas no Cartório Eleitoral e dificuldade de agendamento resumiram os últimos dias para eleitores que deixaram para fazer o recadastramento biométrico nas últimas semanas em Uberlândia. Enquanto os atendimentos subiram mais de 60% entre dezembro em janeiro, o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) passou a apresentar instabilidade e a disponibilidade de vagas para agendamento ficou escassa. O atendimento no cartório segue neste fim de semana para tentar suprir a demanda. O prazo para o eleitor fazer o recadastramento termina no dia 9 de fevereiro.

De acordo com o levantamento feito pela reportagem do Diário de Uberlândia, as vagas de agendamento são disponibilizadas diariamente no site do TRE a partir das 13h, mas, como a demanda é grande, é preciso ser rápido para conseguir um horário. Contudo, é possível ir até a Justiça Eleitoral pessoalmente, e buscar encaixe entre os eleitores agendados. Entretanto, não é sempre possível garantir o atendimento, ainda que muitas pessoas acabem conseguindo. O tempo de espera, inclusive, é maior dentro da possibilidade do encaixe. Outra possibilidade de agendamento é pelo telefone 148, o Disque-Eleitor.

FILAS

Os cerca de 2 mil atendimentos dos últimos dias geraram filas que se estenderam para fora do cartório, divididas entre agendados e não agendados. Até o início dos trabalhos de hoje, cerca de 66% dos eleitores de Uberlândia tinham feito o recadastramento biométrico. Os primeiros atendimentos aconteceram ainda em 2015, mas apenas em 2017 o recadastramento foi obrigatório no Município.

Em Uberlândia, o serviço que ocorre no Cartório Eleitoral foi ampliado para sábado e domingo, além dos dias 27 e 28 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. Além do recadastramento biométrico, será possível fazer alistamento e transferência eleitoral, revisão, alteração de dados, certidões e segunda via do título.

O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico obrigatório até a data final terá o título cancelado. Para fazer o procedimento, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de endereço recente.
 
SERVIÇO

Atendimento em Uberlândia
Horário nos finais de semana: 9h às 13h – com agendamento prévio
Endereço: Av. Vasconcelos Costa, 1.646, Osvaldo Rezende
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90