Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/01/2018 às 05h08min - Atualizada em 18/01/2018 às 05h08min

Chuvas em dezembro ficam abaixo de média histórica

Volume ficou 65 mm menor, mas pode ser recuperado até final de março

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Até o momento, Uberlândia registra chuvas dentro da média para janeiro / Foto: Vinícius Romario
 
O mês de dezembro terminou com déficit de mais de 60 milímetros no comparativo com a média histórica do período, de acordo com o laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A chuva abaixo dos registros médios, entretanto, pode ser compensada no restante do período chuvoso, que, em Uberlândia, vai até março. Se mantido o ritmo, o volume de precipitações em janeiro deve atingir os números esperados.

No último mês de 2017, a estação automática da UFU, no bairro Santa Mônica, na zona leste, mediu 245 milímetros de chuva, enquanto a média histórica gira em torno de 310 milímetros. O climatologista da universidade, Paulo César Mendes, explicou que apesar dos registros deficitários, não há grande preocupação por enquanto. De acordo com ele, o que deve ser levado em consideração é o acumulado de todo o período de chuvas na cidade, que fica entre 1,3 mil e 1,4 mil milímetros.

De outubro até janeiro, segundo dados da UFU, o volume de precipitações acumulado ficou acima de 800 milímetros. Só em janeiro, até nesta semana, choveu acima de 180 milímetros. A média para o mês também é perto de 300 milímetros, o que indica que neste início de ano o volume de precipitação está normal.

“Até aqui a chuva está perto da normal climática. Qualquer valor perto (deste volume histórico) é algo normal. Mas é claro que pode haver uma diferença, sendo um pouco mais ou um pouco menos”, disse Mendes.

ÚLTIMOS NÚMEROS

A última chuva registrada em Uberlândia foi na noite do último domingo (14), com um volume pouco acima de 4 milímetros. No sábado (13), houve ventos fortes, com rajadas de 86 Km/h e quase 20 milímetros de precipitação. Nos próximos dias não existe previsão de chuvas, mas o tempo deve permanecer nublado e com maior probabilidade de precipitação no domingo (21).
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90