Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/01/2018 às 05h33min - Atualizada em 14/01/2018 às 05h33min

Organizadora mostra como ajeitar mala em compactos

Aproveitando espaços, é possível abrigar bagagens e viajar com conforto

MARCO ANTÔNIO ROCHA | FOLHAPRESS
O dublador Alexandro Borba, com sua filha Melina; ele simulou a bagagem usada em uma viagem de cinco dias ao litoral com seu Volks Up! / Foto: Zé Guimarães/Folhapress

Especialista em dar fim a bagunças domésticas, a organizadora profissional Luciana Pinto aceitou o desafio de simular a arrumação da bagagem no carro compacto de uma família composta por dois adultos e uma criança. O destino seria o litoral, em uma viagem de cinco dias.

O veículo escolhido é um dos menores à venda no Brasil: o Volkswagen Up!. O modelo pertence ao dublador Alexandro Borba, de 35 anos, pai da Melina, de 4. O porta-malas de 280 litros teve de receber malas, mochilas e um patinete.

É difícil acreditar que tudo pode caber no veículo, mas Luciana dá conselhos sobre como aproveitar o espaço.

"Um bom lugar para acomodar objetos de uso pessoal, como nécessaires e bolsas térmicas, é sob os bancos dianteiros. O mesmo acontece com os calçados, que ocupam muito espaço nas malas", explica a especialista.

"Não se deve carregar sacolas no colo ou entre as pernas, que podem voar pela cabine em caso de acidente ou freada brusca, ferindo os ocupantes. A segurança está em primeiro lugar", diz Luciana.

O uso de malas de lona, maleáveis, ajuda a aproveitar melhor o espaço. Todos os objetos devem ficar abaixo do para-brisa traseiro, sem obstruir a visão do motorista.

SEDÃS

Famílias com dois filhos pequenos terão mais dificuldade em ajeitar as bagagens -só o carrinho de bebê ocupa a metade do porta-malas de um compacto. Nesse caso, vale investir em um sedã 1.0, que custa entre 5% e 10% a mais que hatches populares.

Dentre as opções, há o Chevrolet Prisma Joy, que sai a partir de R$ 47,5 mil. Equipado com ar-condicionado e direção com assistência elétrica, o sedã 1.0 tem porta-malas com 500 litros de capacidade. É maior até que o disponível no modelo médio Toyota Corolla (470 litros)

Já o Renault Logan 1.0, disponível a partir de R$ 44,7 mil, é um dos modelos mais espaçosos do mercado e um dos poucos capazes de acomodar cinco adultos. O ponto negativo é o acabamento simplório. O porta-malas tem capacidade para levar 510 litros de bagagens.
 

Organizadora mostra como arrumar as bagagens em carro compacto
 
ERRADO

Usar apenas uma mala grande para todos os membros da família limita a acomodação de outros itens levados na viagem e, em carros compactos, pode atrapalhar a visão do motorista / Foto: Zé Guimarães/Folhapress


Colocar bolsas em posição acima do limite estabelecido pelo topo do banco traseiro prejudica a visão e gera o risco de deslocamento em caso de colisão, atingindo os ocupantes 
/ Foto: Zé Guimarães/Folhapress

CERTO

Bolsas com artigos pessoais podem ser acomodadas sob os assentos dianteiros com o cuidado de não colocar objetos que possam rolar sob o banco do motorista e atrapalhar a condução / Foto: Zé Guimarães/Folhapress



Duas malas médias facilitam a arrumação, melhor ainda se forem maleáveis. Juntas, oferecem mais espaço do que a maior, além de mais opções na acomodação por não criarem espaços vazios / Foto: Zé Guimarães/Folhapress

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90